Fala galera, boa tarde a todos.
Final de semana chegou e já preparei aquela garrafa de licor “Peppermint”
Galera, é o seguinte…
Ontem fiz uma modificação no meu PC, removi o LM e o Ubuntu e fiquei com 3 sistemas ao todo que são o W11, Biglinux e o Peppermint em SSDs separados.
Ontem fiz a instalação do LM 22 e não me agradou pelo fato dele não acessar os meus SSDs e HDs então resolvi removê-lo. Os 3 sistemas foram instalados do zero e estão perfeitamente ótimos exceto em um detalhe… O peppermint.
Como vocês já viram anteriormente essa distro oferece suporte a 4 tipos de lojas de aplicativos diferentes que são “Snap Store, Gnome Store, Flathub/Flatpak e App image Hub” e acabei optando pelo flathub e o gnome store.
Agora eu queria perguntar, qual o wine devo instalar ?
Na loja o recomendado para ele é a versão 8 (na loja) e no site WineHQ é o 9
Lembrando também que as vezes instalar programas fora da loja pode causar danos ao sistema que é o caso da “steam” sem contar que no terminal “sudo apt update” entra em conflito com “gpg” da steam.
Quais vocês me recomendam, loja(antigo) ou site(versão atual) na instalação do wine ?
Outra coisa, não uso o lutris, somente o wine.
Iria responder isso, prefiro usar o wine sempre dentro de um container, steam em flatpak, bottles em flatpak, proton-qt-up se precisar de algo diferente e acabou
Recomendo usar as builds do wine preparados para jogos como :proton, protonGE, soda/caffe(via Bottles/lutris/heroic/steam) todos via flatpak assim não precisa enxer teu sistema com as libs 32bit do wine. Vai encontrar mais problemas para gerenciar o wine puro do que com estes apps…
Eu instalei o wine 8 em flatpak da loja no peppermint, resultado: não funcionou nenhum programa do windows, desinstalei e fui conhecer o bottles e resolvi instalar, resultado: não sei usar, parece simples mas não é. Fiz exatamente o que o rapaz daquele vídeo explicou mas não rodou meus emuladores, bom desinstalei.
Esse bottles para quem sabe usar é muito bom e eu que só uso emuladores infelizmente ou felizmente não serviu para mim pois eu não sei usá-lo. Instalei o wine 9 no site winehq e resolveu meu problema e até o momento não ocorreu nenhum problema no “sudo apt update” que foi instalado fora da loja.
Lutris, PlayOnLinux e o Bottles realmente são ferramentas poderosas mas ao mesmo tempo haja armazenamento pois ele instala várias dependencias separadas só para rodar uma aplicação que é o caso do bottles.
Obrigado mais uma vez a todos, valeu mesmo!!!
Fico no Wine mesmo, depois de instalado é só abrir seus programas windows e se divertir.
O Bottles por vezes pode ser meio chatinho de configurar. Mas, o bom é que cada garrafa é uma instalação do Wine separada. É extremamente útil, pois tem alguns programas que precisam de configurações bem específicas para fazer ele funcionar via Wine.
EDIT: Se você quiser depois dar uma chance ao Bottles, você pode ler a documentação dele aqui:
Tem bastante coisa que você pode configurar. E o melhor: Isolando as instalações do Wine.