Eu tenho o zonrin 18 e linux mint instalados em um ssd do meu notebook. Eu tentei instalat o affinity pelo wine no zorin e embora tenha conseguido não aparece a opção de vincular ao canva pro de forma a obter alguns recursos adicionais. Desta forma pretendo instalar o wibdows 11 pro que tenho em um segundo ssd desse notebook. Como já tenho intalados o zorin 18 e linux mint 22.2 terei problemas para acessar esse ou é possivel realizar dessa forma sem mais problemas?
Recomendo vc remover o SSD que esta o Zorin por desencargo, para que o Windows não estrague o boot do zorin. Após Windows instalado, ligue o ssd do Zorin e use o os-probe para colocar o boot do windows no grub
Ola Cassino
Obrigado pela ajuda!
Desculpe mas o que seria os-probe? Eu realmente não sei do se trata.
OS_Prober é um recurso que faz aparecer todos os sistemas operacionais instalados no menu do GRUB. No seu caso, vai mostrar o Zorn, o Mint e o Win11 que você instalar. Em algumas distribuições, como o Ubuntu, ele vem desabilitado; mas no Mint vem acionado. Não sei como é no Zorin.
(Saudade dos tempos em que eu tinha três ou mesmo quatro sistemas instalados em um só computador.)
Bom dia
Vou pesquisar então ou mesmo postar na comunidade do zorin.
Muito grato
Olá,
Minha ideia é fazer da seguinte maneira, já que tenho dois SSDs instalados:
-
Remover fisicamente o SSD onde o Zorin e o Mint estão instalados, por precaução.
-
Instalar o Windows no outro SSD.
-
Reconectar o SSD onde Zorin e Mint estão localizados.
-
Entrar no BIOS e definir o SSD onde o Zorin e o Mint estão instalados como a primeira opção de inicialização.
-
Usar
sudo update-grubpara atualizar o GRUB.Nota: abri o grub do zorin para leitura e identifiquei a seguinte linha:
#GRUB_DISABLE_OS_PROBER=false
Também vou remover o # para tornar esta instrução ativa
É isso mesmo!! ![]()
Boa noite
Resolvido. Windows instaldo
Mint, Zorin e Windows aparecem no boot para escolha.
Porém ainda estou com duas dúvidas
- Agora que o boot esta funcionando corretamente eu posso retornar a intrução GRUB_DISABLE_OS_PROBER=false ao estado original, ou seja comentada(#GRUB_DISABLE_OS_PROBER=false)?
- Vi em um artigo para usar o seguinte comando no linux timedatectl set-local-rtc 1 de forma a evitar problemas de divengência nos horários entre o windows e o linux. Alguém conhece este comando?
É isso mesmo, pode rodar sem problemas, quando ao GRUB_DISABLE_OS_PROBER=false não precisa mais colocar o #, pode deixar do jeito que está para quando ocorrer atualizações do Zorin ele achar o Windows e colocar no Grub.
Valeu
Muito grato. Além de resolver o problema apredi algo novo.
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.