Instalação do windows em um ssd espeifico

Eu tenho o zonrin 18 e linux mint instalados em um ssd do meu notebook. Eu tentei instalat o affinity pelo wine no zorin e embora tenha conseguido não aparece a opção de vincular ao canva pro de forma a obter alguns recursos adicionais. Desta forma pretendo instalar o wibdows 11 pro que tenho em um segundo ssd desse notebook. Como já tenho intalados o zorin 18 e linux mint 22.2 terei problemas para acessar esse ou é possivel realizar dessa forma sem mais problemas?

Recomendo vc remover o SSD que esta o Zorin por desencargo, para que o Windows não estrague o boot do zorin. Após Windows instalado, ligue o ssd do Zorin e use o os-probe para colocar o boot do windows no grub

1 curtida

Ola Cassino
Obrigado pela ajuda!
Desculpe mas o que seria os-probe? Eu realmente não sei do se trata.

OS_Prober é um recurso que faz aparecer todos os sistemas operacionais instalados no menu do GRUB. No seu caso, vai mostrar o Zorn, o Mint e o Win11 que você instalar. Em algumas distribuições, como o Ubuntu, ele vem desabilitado; mas no Mint vem acionado. Não sei como é no Zorin.

(Saudade dos tempos em que eu tinha três ou mesmo quatro sistemas instalados em um só computador.)

1 curtida

Bom dia
Vou pesquisar então ou mesmo postar na comunidade do zorin.
Muito grato

1 curtida

Olá,
Minha ideia é fazer da seguinte maneira, já que tenho dois SSDs instalados:

1. Remover fisicamente o SSD onde o Zorin e o Mint estão instalados, por precaução.

2. Instalar o Windows no outro SSD.

3. Reconectar o SSD onde Zorin e Mint estão localizados.

4. Entrar no BIOS e definir o SSD onde o Zorin e o Mint estão instalados como a primeira opção de inicialização.

5. Usar sudo update-grub para atualizar o GRUB.

Nota: abri o grub do zorin para leitura e identifiquei a seguinte linha:
    #GRUB_DISABLE_OS_PROBER=false
    Também vou remover o # para tornar esta instrução ativa

1 curtida

É isso mesmo!! :+1:

1 curtida

Boa noite
Resolvido. Windows instaldo
Mint, Zorin e Windows aparecem no boot para escolha.
Porém ainda estou com duas dúvidas

1. Agora que o boot esta funcionando corretamente eu posso retornar a intrução GRUB_DISABLE_OS_PROBER=false ao estado original, ou seja comentada(#GRUB_DISABLE_OS_PROBER=false)?
  2. Vi em um artigo para usar o seguinte comando no linux timedatectl set-local-rtc 1 de forma a evitar problemas de divengência nos horários entre o windows e o linux. Alguém conhece este comando?
1 curtida

É isso mesmo, pode rodar sem problemas, quando ao GRUB_DISABLE_OS_PROBER=false não precisa mais colocar o #, pode deixar do jeito que está para quando ocorrer atualizações do Zorin ele achar o Windows e colocar no Grub.

1 curtida

Valeu
Muito grato. Além de resolver o problema apredi algo novo.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.