Instalação do Ubuntu não cria shimx64 e nem mesmo grubx64.efi após desfazer dual boot com outra dist

Olá, pessoal.

Fui instalar o Ubuntu em dual boot com o Windows 10 ontem e como referência de particionamento utilizei um vídeo (https://www.youtube.com/watch?v=6D6L9Wml1oY) do Diolinux.

A instalação do Ubuntu foi feita em um HD SATA 2.5, e o Windows 10 está em um SSD M2.

Após terminar a instalação, reiniciei removendo a mídia como o Ubuntu solicita, e estranhamente bootou direto no Windows.

Fui ver a BIOS como estava, e não havia criado nenhuma opção de GRUB. Mudei a ordem pra esse HD do Ubuntu e bootou naquela tela falando que não tinha SO e era pra inserir um disco.

No Windows, testei o EasyUEFI pra analisar e:

  • O Ubuntu estava em última opção, com o status “hidden” (apesar de no print estar normal pela alteração) e o file path estava para o EFI/ubuntu/shimx64, mas quando fui editar e ver a pasta EFI, esse arquivo não estava lá.
  • Editei para o bootx64 como diz no print. Não sei do que é esse arquivo mas pra testar.
  • Mesmo assim, o boot ficava em loop. Tentava bootar e desligava.

Detalhe importante: Antes de fazer esse dual boot, eu havia desfeito outro dual boot que possuía o Kubuntu, e além de excluir as partições do Linux no Disk Manager excluí o grub via CMD (no diretório /EFI mesmo), então acho que foi isso.

Porém, como faço para recuperar, recriar ou por o shimx64 ou grubx64.efi lá?

Importante:

  • O Secure Boot está DESATIVADO (então poderia/deveria ser o grubx64.efi);
  • O Fast boot também está desativado;
  • Já tentei o Boot Repair do Ubuntu, mas ao rodar tudo ele exibe uma mensagem:

The current session is in bios-compatibility mode. Please reboot the computer, and use this software in an EFI session. This will activate the function. For example, use a live-USB of Boot-Repair-Disk-64bit, after making sure your BIOS is set up to boot USB in EFI mode.

Acontece que nas pesquisas que fiz todas as mensagens de erro do Boot Repair falam “current session is in LEGACY mode.”, quando aqui mostra em bios-compatibility, que nem sei o que é e não achei opção pra isso na Bios.

Captura de tela 2021-02-19 101224

Seja muito bem vindo ao forum, e, obrigado por fornecer tantos detalhes sobre o problema.

Aparentemente seu computador está em UEFI, deixe-me perguntar, por acaso o pendrive do ubuntu foi feito em Legacy? (modo de compatibilidade, dependendo do programa é MBR - BIOS, tipo no rufus).

Pelas informações, você instalou o ubuntu em Legacy por isso os problemas estão acontecendo, se for pelo rufus crie um pendrive GPT - UEFI que o problema vai ser resolvido.

Para facilitar pode ser pelo etcher.

Oi @RazarJP, agradeço pelas boas vindas.

Entendi, não havia pensado nesse detalhe pois o Etcher não mostrou a opção, mas bem vi o Dio usando o Rufus no vídeo.

Fiz o passado (Kubuntu) com o Etcher e o atual que deu erro também com ele. Será que ele mesmo já cria nesse modo UEFI? Na Bios tbm não achei nada do tipo hehe

Estranho, o etcher deveria criar em UEFI sem problemas, tente o rufus por precaução, na BIOS, se for notebook, creio que hj em dia nem exista mais o opção de Legacy.

Mas esse erro mostra que o o software está sendo executado em um sistema Legacy, bios-compatibility é quando você boota um sistema Legacy em UEFI.

E quando for bootar, tenha certeza de selecionar o pendrive em UEFI: Nome do pendrive

Solução simples: desabilite o CSM support na BIOS (é isso que habilita o computador a poder iniciar em modo legacy). Se não tem opção, provavelmente tem uma opção de “boot type” e selecione “UEFI only”.

Outro ponto é que não tem arquivos do grub no seu diretório EFI do windows. Isso quer dizer que 1) ou vc instalou o ubuntu em modo legacy, ou 2) vc criou outra partição efi, foi instalado o grub lá, mas sua BIOS tenha suporte para apenas uma partição efi por disco (não é o ideal, mas acontece).