Instalação do Linux Mint em uma maquina HP com licença de windows OEM

Ola, boa tarde! Gostaria de contar com o conhecimentos dos integrantes do fórum para me ajudar e resolver um problema que venho tendo em fazer o dual boot em minha maquina.

Tenho um notebook HP modelo “15-bs016dx”, que modifiquei e instalei um ssd de 240gb no qual esta instalado o Windows.

Por necessidade da faculdade onde estudo resolvi instalar uma distro linux pra deixar as coisas mais simples, e acabei me deparando com um erro de instalação.
Tentei instalar diversas distros! Ubuntu, Mint, Fedora e etc… e todos travam durante a instalação. Tentei mudar de pendrive, mudar o modo de gravação fazer uma instalação mais capada pra ver se nao travava e ele trava do mesmo jeito. O ponto em coomum de todas as distros foi, chega um momento que vem uma mensagem de “Memoria cheia” e o sistema após uns 5 segundos apenas trava e da a tela preta de terminal e milhares de linhas com erros saltando pela tela. Aparentemente de todos meus testes, nenhum deles a distribuição conseguiu se quer modificar o conteudo do HD/SSD, nem particionar, nem transformar a partiçao de “Não alocado” para “SDAlgumacoisa”.
Alguem tem alguma ideia doq eu possa fazer?
Desde já agradeço!

faça backup da licença do windows, formate o HD por completo usando o CMD, particione o disco e instale o windows novo, sem proteções que vem a maquina, depois instale o linux, de uma pesquisada se o computador vem com processões contra instalação do Linux, pode acontecer.
Realize um teste completo de estabilidade, começando pelo teste de memoria que acha no boot do linux mint, depois teste temperatura e estabilidade de vídeo.

Já tentou testar esse SSD em outra máquina, ou instalar o Windows novamente nele? Pq caso não funcione, talvez seja teu SSD que esteja com problema. E como estão as confs da tua Bios?, se tá em UEFI ou Legacy e se o secure boot tá ativo (que pode ser um dos vilões no caso).

Só uma pergunta, você tinha particionado e deixado essa parte não alocada do HD/SSD através do Windows, antes de tentar instalar qualquer uma das distribuições?

Saudações.