Instalação do Linux em um SSD com EXTENÇÃO de um HDD

Olá a todos.
A algum tempo atrás, eu possuia um notebook, o mesmo continha apenas um HDD onde instalei o Arch Linux, foi super de boa, sem problema algum, e isso por ele conter apenas um drive de armazenamento.
Agora, comprei um computador, e instalei um SSD M.2 para instalação do sistema, e um HDD para instalação de jogos, backups entre outras coisas. Quando eu usava Windows, minha ideia era a mesma, usar o M.2 para instalação do sistema, programas e outras coisa, e o HDD para meus jogos, que são enormes, porém, quando fui instalar o Arch (Acredito que todos os sistemas Linux sigam a mesma lógica de instalação) não sabia o que fazer.
Como posso instalar o Arch no SSD, e ao mesmo tempo usar esse drive para meus programas (pois a velocidade é incrível :laughing: ) e usar o outro drive como uma extenção da HOME ou até mesmo a própia HOME?

Recapitulando
Quero que meus progs e seus dados fiquem no SSD (motivos de velocidade) e o HDD, eu possa ser livre para instalar meus jogos ou qualquer coisa que eu queira?

Desculpe-me se me extendi, espero que possam me ajudar!

Faz assim. Cria uma partição / no ssd e a /home separada no ssd. E o disco monte dentro do /home/<>/drive (por exemplo, pode mudar o nome de drive pra o que você quiser).

Quando finalizar a instalação, altere a permissão do disco mecânico para o seu usuário e use a vontade. Eu faço assim no meu. Eu gosto de manter o /home/usuário dentro do ssd para manter as pastas e pastas ocultas de configuração do usuário dentro do ssd e ficar mais rápido de carregar.

1 Curtida

Fazendo assim, os programas e suas configs ficam no SSD certo? E quanto ao HDD, podemos dizer que está “solto” do sistema, onde realmente irá funcionar como um drive pessoal?
E quanto ao tamanho da / e /home? Meu drive possui 240 GB.

Desculpe a falta de informação.

Isso os programas e configs do usuários que ficam no /home do usuário ficam no ssd. E o HDD tu usa pra guardar suas coisas, da pra mapear ele para os jogos da steam por exemplo.

Você pode colocar 40gb no / e o resto no /home.