Instalação do Diet Pi - Coloque seu Raspberry de Dieta

Sobre o DietPi

Segundo os próprios desenvolvedores:

“DietPi é uma distribuição Linux baseada em Debian altamente otimizada e mínima. O DietPi é extremamente leve em sua essência e também extremamente fácil de instalar e usar.”

O uso de ram dessa distribuição é extremamente baixo, nos meus testes com o sistema recém instalado o consumo fica na faixa de 64 MB de Ram, além de ser baseado em Debian o que significa alta estabilidade, perfeito para utilizar nos seus projetos embarcados e homelab.

Como instalar no Raspberry?

Nesse mesmo texto ensinarei a instalação, mas como material de ajuda disponibilizo esse vídeo tutorial para auxiliar a instalação.

Link’s necessários:

• Raspberry Pi Imager
  • DietPi

Passo 1:

Baixe o Raspberry Pi Imager e instale, é o famoso next, next, next e finish.

Passo 2:

Baixe a imagem de acordo com o modelo do seu Raspberry Pi.
    No meu caso é o Raspberry Pi 3(Eu tenho o 5, mas estou sem a fonte de 5v e 5A)

Obs: Não necessariamente precisa utilizar esse sistema em uma placa dessa ou similares, existe a versão que é para a plataforma x86/x64

Passo 3:

Insira no computador o hardware(aquilo que você chuta quando tá com raiva) de armazenamento que utiliza no Raspberry para iniciar o sistema, no meu caso é o cartão de memória, mas da certo instalar em um SSD por exemplo e dar boot via USB.

Na aplicação do Imager, seleciona a opção do meio e depois a opção de imagem customizada para selecionar a imagem que você baixou, conforme as imagens abaixo:

Captura de tela 2024-12-23 192311
    Captura de tela 2024-12-23 192319
    Captura de tela 2024-12-23 192330

Agora selecione a ultima opção e seleciona o seu hardware de armazenamento depois é só apertar em next e tomar um cafézinho.

A hora que o filho chora e a mãe não vê.

Hora de fazer as primeiras configurações no seu Raspberry, e já adianto que se for o Raspberry 3, esses primeiros momentos são uma eternidade.

Aqui em casa eu deixei o raspberry com ip fixo através do roteador e dei um nome para ele com o servidor de DNS, é um passo totalmente opcional, mas que demanda uma pesquisa extra se você nunca fez isso.

Agora vamos acessar a nossa Framboesa Eletrônica através do ssh com o comando:

ssh root@(ip do seu raspberry)

A senha padrão é dietpi

Agora aguarde que irá começar uma série de atualizações.

O sistema irá perguntar se quer enviar dados, eu selecionei a terceira opção

Também te perguntará se quer trocar a senha, o que é altamente recomendado

Também te pergunta se quer desabilita o serial e uart, eu deixo habilitado já que eu utilizo para programar.

Daqui pra frente depende muito do que você fará com o sistema, no meu caso eu overclockei o raspberry e instalei o Java e o Docker já que utilizarei como ambiente de desenvolvimento.

Um print mostrando o sistema recém instalado somente com o Docker.

Qualquer dúvida deixa aí que eu tento te ajudar.