Instalaçao do debian ( galaxy book go)

rapaziada eu fui tentar instalar o debian 12 e ele tava entrando no ventoy , mais quando clicaava em install ele so reiniciava o pc e nao ia pra tela de instalamento alguem me ajuda

Esse é aquele notebook ARM da Samsung não é?

Se sim, tenha certeza de que baixou a iso arm64, e não x86_64 (arquitetura de desktop convencional)

eu peguei a arm e msm assim nao foi

Tenta usar outro criador de pendrive de boot, poder ser problema do Ventoy talvez.

Só que pelo que tava pesquisando aqui, o suporte do Linux desktop em ARM está avançando bem rápido porém ainda é algo bem básico. Provavelmente mesmo que você consiga instalar, alguns periféricos (Wi-Fi, Bluetooth…) podem não funcionar legal.

Eu recomendaria usar o Ubuntu em ARM, por ser mais atualizado ele deve ter melhor suporte. Mas não tenho certeza, nunca usei um desses :sweat_smile:

eu vi que o debian e melhor pq ele tem um suporte maior e o ubuntu e mais complicado pra configurar e eu ainda sou iniciante nesse mundo no caso do terminal e outros

Cara, o problema de reiniciar no ‘install’ pode ser o próprio gerenciador de boot do Ventoy entrando em conflito com o firmware do Snapdragon.

Tenta gravar o pendrive usando o BalenaEtcher (ou outro software) em vez do Ventoy. E, muito importante: dá uma olhada na BIOS e certifica que o Secure Boot está desativado. Às vezes, o sistema tenta subir, falha no reconhecimento de algum driver proprietário da Samsung e o notebook reseta automaticamente por segurança.

Sobre o que você falou do Debian ser ‘melhor’ por ser mais estável: ele é excelente, mas o Ubuntu ou Fedora costumam vir com versões mais novas do Kernel, o que ajuda muito a reconhecer o hardware desses processadores ARM que são um pouco chatos. Se o Debian não for, tenta um desses só pra ver se funciona.

@Alisson2 A propósito, por que você não usa o Debian 13? Qualquer atualização que traz uma correção pode fazer total diferença no seu caso.

Alisson2, baixa o Debian 13 versão arm64 e crie o pendrive bootável com o Balena Etcher. O ventoy dá muito erro com arm64. Outra opção para o seu caso em específico, seria baixar o Fedora para arm64, pois tb é uma ótima distribuição linux.

a versao arm dele e pior doq o 12

@Alisson2 Na verdade, é o contrário! Para processadores ARM (como o Snapdragon do seu Galaxy Book Go), quanto mais novo o sistema, melhor.

​O Debian 12 foi lançado com o Kernel 6.1, que é de 2022. Naquela época, o suporte para esses notebooks ARM da Samsung ainda estava engatinhando. O Debian 13 (Trixie) traz um Kernel muito mais recente, com várias correções de estabilidade, gerenciamento de energia e reconhecimento de componentes específicos que o 12 simplesmente não tem.

​O que o @Victor_Moraes falou ali em cima faz total sentido: o grande vilão aí provavelmente é o Ventoy, que se enrola todo com imagens arm64.

​Faz o teste: baixa a ISO do Debian 13 (Trixie) arm64, grava no pendrive usando o BalenaEtcher e desativa o Secure Boot na BIOS. Se mesmo assim ele chiar, vale a pena testar a ISO ARM do Fedora, que é excelente em trazer pacotes atualizados para esse hardware.

amanha vou tentar fzer ai de respondo o resultado blz?

e pode ser mais ainda quero testar o debian 12 ce eu tiver um problema eu vou pro 13 dboa

Cara, sem querer me meter, mas esquece o Debian 12, pelo amor dos Deuses! Está completamente desatualizado! Baixa logo o 13 arm64 e cria o pé drive com balena etcher, o Debian 13 não precisa desligar o Secure Boot. Seja feliz

Fiquei curioso, por que a obstinação em seguir com o Debian 12? É uma release que já tem mais de 3 anos, e eu não consigo enxergar nenhuma vantagem real em instalar uma versão mais antiga de um sistema tão conservador quanto o Debian. Não é impossível que o problema com o boot na sua máquina seja uma incompatibilidade do kernel antigo do Debian 12 com o seu Snapdragon 7cG2. O suporte do kernel Linux a esses SoCs ARM ainda é algo muito recente.

Acho que nesse teu caso, como os amigos disseram, é melhor um kernel mais moderno!