Instalação do Arch Linux via script

Estou tentando instalar o Arch Linux pela 6° vez no Boxes, porém sempre caio neste erro:

1 curtida

Bom dia Lucas!
Cara, fiz uma instalação a pouco tempo e também estava retornando erros. No meu caso era quando iniciava o download do KDE. Resolvi baixando a nova versão do script de instalação, talvez também resolva pra você.

Ela foi atualizada nos repositórios, mas não está atualizada na ISO.
Só rodar um “pacman -S archinstall” antes de iniciar a instalação.

1 curtida

Não consegui. Deu esse erro: warning database file for ‘core’ does not exist (use ‘-sy’ to download) e outro parecido. E usei esse comando que ele pediu porém também não deu certo.

Cara, então o erro é mais grave!
Apagou a instalação e começou do zero?

Porque é um simples download e instalação de pacote.

Sim, várias vezes. Estou com vontade de pegar uma ISO mais antiga para ver se dá certo.

Inclusive estou seguindo o passo a passo do curso de Arch Linux do canal do Dio.

O engraçado é que no vídeo do Curso, a opção que aparece para instalação é UEFI, e no meu aparece o BIOS.

Meu computador, obs: Utilizando o Boxes

Curso Arch Linux, Utilizando o Virtual Box

Então, no Boxes quando você apronta a ISO ele avisa que não reconhece o SO.
Mas, você consegue no campo abaixo selecionar Arch Linux e apontar UEFI.

Quando iniciar o sistema, faz toda a instalação com o archinstall e reiniciar.
Qual erro está tomando?

O pacman requer que seja sincronizado a database do repositório quando se executa ele pela primeira vez no sistema.

Eu não uso o Boxes, porém acredito que isso pode ser alterado nas configurações, mas na prática não altera muita coisa em se tratando de maquina virtual.

Voltando ao erro inicial, de vez enquanto acontece algum problema em um update do archinstall, o melhor a ser feito é tentar atualizar o archinstall pelo comando:
sudo pacman -Sy archinstall

Veja se trocando a mirror funciona

Seria aqui?

Acabou que deu esse erro:

Como que faz isso no terminal de instalação de uma VM?

Normalmente quando escolhe Arch Linux aparece logo abaixo a opção UEFI.
E tenta instalar sem a flag “y”: pacman -S archinstall

Outra coisa, esse boxes está utilizando a versão do próprio repositório da sua distro ou via flatpak?

A UEFI só estará disponível se tirar o modo de compatibilidade BIOS da UEFI.

reinicia e antes de digitar archinstall

pacman-key --init
pacman-key --populate archlinux
pacman -Sy archlinux-keyring

e nao use sudo pacman -Sy archinstall
somente archinstall

1 curtida

Senão me engando é snap

Também não deu certo. Mas muito obrigado. Acho que vou usar o Manjaro para continuar o curso de Arch. Já que o Manjaro é baseado nele

Só ativar o “Habilitar EFI” que altera de BIOS para UEFI.

Como você esta em um ambiente virtual, não altera nada na pratica, exceto se você for instalar outro sistema ao lado (exemplo de dual boot) ou for instalar manualmente o grub (os parâmetros são diferentes entre bios e uefi).

Você baixou a ISO deste mês do Arch? Instalei estes dias em uma maquina virtual e não tive este problema com o archinstall.

OBS: A alguns meses tinha saído uma ISO com problema do archinstall, mas não tenho relatos de acontecer isso depois.

Uma vez passei por isso, por algum motivo, se caso você usou o DD para gravar seu pendrive, isso acontece. Agora se usar o rufus (por algum Windows ai) ele funciona normalmente.