Instalação Debian 10.2

Olá, preciso de ajuda .
Meu SO sempre foi windows e nunca tive problemas sérios, até que essa semana me deparei com um loop na inicialização, tentei algumas dicas que não funcionam, mas ao procurar suporte da Microsoft me decepcione .
Já conhecia o mundo Linux desde o curso etc. e pelas postagem do canal em especial Diolinux, então como buscava algo estável para uso diário optei pelo Debian que foi sugerido em um dos vídeos do Dio, segui os passos pois sou iniciante no SO , mas Buguei agora .
O SO está sendo baixado pela 3x , desde cabo à Wi-Fi, só que apresenta uma lentidão que o loop do windows provocou , já se passou 28hs e nada ,opitei pela interface KDE e o procedimentos foi o mesmo do vídeo.
Jogo fora essa bde HD ou está tudo bem é só ter paciência? ??
Core i 7 4geração 2.3Ghz cerio eu não lembro o modelo do processador (taça salvo em um arquivo) 8gb RAM , bem é um Asus S451L vivobook com um WD Blue que já me serve à 6 anos e nunca foi formatado ou zuado , nem jogo no pc ou uso para edições, praticamente ainda tava zero bala mas miou .
O problema não é configurações da BIOS nem mesmo Hardware ou internet posso garantir, ele ficou assim LENTO desde o loop ( reparo automático ) .
Quero manter o Debian por um bom tempo , mas já tá me dando náusea essa demora do outro mundo , afianal o MINT foi rapidinho , o windows Server 2008 e algumas aplicações Linux servidores foi de boa no outro notebook, agora no meu de uso pessoal faz mais de 28hs, o que ouve ?
Desculpe o texto , estou frustrado ( putac
).
Desde já agradeço e um ótimo fim de ano a todos.

Faz download do DVD 1 e instala por ele.

https://cdimage.debian.org/debian-cd/current/amd64/iso-dvd/