Instalação de pacotes R no Debian

SO: Debian 10 buster (gnome)
Versão R: 3.6.3

Estou com um problema para instalar alguns pacotes diretamente pelo Rstudio. Eu tentei fazer a instalação de pacotes via Git e via CRAN e dá o mesmo problema em relação à compilação com o GCC.
Esse GCC no Debian é o 4.8.3 porém o problema é resolvido a partir da versão 4.9 do GCC, e aí queria saber se há alguma outra maneira de resolver, porque se instalar o 4.10 no Buster stable corre o risco de quebrar o sistema.
É uma boa usar o Debian Bullseye como sistema principal mesmo em alpha?
Não dá para usar Python porque os scripts foram desenvolvidos em R.
Desde já agradeço.

Não existe Rstudio empacotado em AppImage, Flatpak ou Snap? Caso sim, seria uma solução.

Por ser Debian Stable, acredito que não há o que fazer, a não ser forçar instalação de um GCC mais atual, mas esteja ciente que esta atitude colocaria a estabilidade do seu Debian em risco.

Embora ele ainda seja Testing, ele já se encontra nos estágios de congelamento, então acredito que você não sofrerá problemas críticos.

1 curtida

Cara vc tentou instalar direto pelo terminal, sem usar o RStudio?

sudo apt-get install r-cran-nome_pacote

Eu tive problemas com alguns pacotes que não instalavam pelo RStudio no Ubuntu e resolvi dessa maneira, mas não lembro se o problema foi com o GCC, eu sou bem noob nessa parte.

Pode usar o Testing sem medo de ser feliz. Ele é mais estável que qualquer Ubuntu da vida!

1 curtida

Então ele está em alpha 3 e na documentação eles explicam que não manutenção oficial de segurança somente quando for lançado.

São pacotes específicos como o STATSR até o cran-learnr está com esse problema de compilação.