Instalação de nova distro em dual boot com linux mint 20

Bom dia pessoal, tenho o linux mint 20 instalado, porém gostaria de ter uma experiencia com o Zorin OS 15 lite, pois meu notebook é fraquinho, quero tentar ver se melhora o desempenho. Porém não gostaria de formatar, queria manter os dois sistemas. Além disso gostaria de criar uma partição swap. Vocês podem ajudar? Já instalei o Gparted, mas não sei como devo proceder. Também já baixei a ISO do Zorin OS 15 lite.

Fala meu nobre. Vou te ajudar. Começa mandando o print aki do teu gparted para eu verificar como estão dispostas tuas partições.

1 curtida

Muito obrigado meu caro,

Entendi. A partição que vc vai precisar tirar espaço é a /dev/sda5 que tem 171GB livres. Mas não podemos fazer isso com o sistema ligado, pois a partição está montada. Comece criando o pendrive de boot do Zorin OS. Através dele vamos redimensionar essa partição. Quando criar o pendrive me avise aqui para darmos prosseguimento.

1 curtida

Já estou com a ISO e o unetbootin no pendrive meu caro

Vc já preparou o pendrive de boot pra instalar o Zorin OS?

Então amigo pra preparar o pen drive devo executar o unetbootin na ISO certo?

vc pode criar pelo etcher ou outra ferramenta que preferir. o importante é dar o boot no pendrive. Se for aconselhar eu prefiro que vc use o etcher para evitar qualquer problema.

estou tendo problemas, ja formatei meu PC para instalar o linux mint, porém estou apanhando aqui, o Unetbootin não abre. Não sei o que estou fazendo de errado

Pra sermos mais rápido vc tem alguma forma de contato: Skype, Telegram etc q possamos usar? Aí te ajudo e vc posta aki a solução dps. Porq por aqui vai ser meio demorado.

Não precisa se preocupar. O Processo de dualboot é bem simples, e te guiado não terá erros.

amigo vou fazer o pendrive bootavel no meu PC windows. Só peço uns mintutos, preciso parar pra almoçar

Pronto blz. No Windows vc pode usar o Rufus. Ao criar selecione gpt blz?