Instalação de Kontakt no Zorion OS 18

Atualmente estou utilizando o Windows 10.

Sou músico e necessito do uso do Kontakt.

Devido a limitação do meu hardware, vejo a necessidade de mudar para o linux.

Hardware:

I3-8130U

128gb NVME 2.0

12gb ram

1T HDD

Fiz o dual boot com o Zorion OS e tentei fazer a instalação do Kontakt nele. Executei vários processos, contei com ajuda de alguns tutoriais no Youtube e até ajuda do chat, mas não rolou.

Instalei todos os pacotes do Wine, mas após a instalação do Kontakt via Wine, ele não abria, não entendi o motivo, mesmo instalando normalmente, sem erros.

Fiz o mesmo processo com o Linux mint, mas também não deu certo.

Minha preferência é o Zorion, me identifiquei com ele.

A instalação do Zorion foi feita no HD e rodou muito bem, muito rápido, no NVME sei que será ainda melhor.

Sei que o problema está em mim, usuário iniciante kkkkk. Se alguém puder me ajudar, dedicando seu tempo fazendo um tutorial, agradeço.

1 curtida

Também sou iniciante, então não sei se vou poder te ajudar muito. Mas já utilizei o kontakt no Windows e me parece que o problema é o seguinte: os VSTs do Kontakt são ISOs, que precisam ser montados. Talvez seja necessário criar um link simbólico para a pasta do Linux em que as unidades removíveis são montadas.

Se ninguém mais responder, vou pesquisar mais um pouco sobre isso e tentar que funcione na minha máquina. Eu estou usando o fedora, atualmente, mas o processo não deve ser muito diferente.

Agora, uma pergunta… Você instalou o Native Instruments e tentou instalar o Kontakt por lá? Ou tentou instalar o Kontakt diretamente? O Native Instruments abriu? Vale tentar instalar tudo via o programa do Native Instruments.

Outra coisa, caso você tenha tentado instalar o Kontakt diretamente, o programa nem abriu? Ou o Kontakt abriu, mas não foi capaz de executar nenhum VST?

Obrigado pelo apoio!

O NI é o kontakt. Ele não conseguiu abrir.

Quando eu executava o código pelo terminal tentando forçar que ele fosse executado, dava um erro.

Executei um código pra verificar se a instalação do Wine estava correta, e não exibia erro, mostrava a versão instalada.

Eu não sei explicar o que acontecia.

Confesso que tentei esse processo várias vezes, entre formatar e reinstalar o sistema, mas em nenhuma das vezes deu certo.

O problema maior é eu não sabe qual caminho seguir. Não existe muitas soluções no Youtube para isso, nem tão pouco em fóruns. Por isso estou recorrendo a vocês.

o wine é um app que usa um protocolo muito específico, o UCeIOCeF. o nome é complicado mas significa “Uma Coisa é Instalar. Outra Coisa é Funcionar”.

O wine “genérico”, sem uma otimização para jogos - por exemplo - é pura perda de tempo.

os apps para windows que funcionam a contento contam-se nos dedos. e prum trabalho com mais de 20 anos, já deu pra mostrar que não se foi muito longe.

o correto seria um pacote padrão para quem quiser trabalhá-lo pra determinada função, como steam.

bem, onde você entra nisso?

provavelmente essa instalação não será útil para você e creio que dispensará muito tempo num app que não terá um desempenho crível.

você fala que seu hardware atual está obsoleto. acho melhor, se possível, comprar outro mais parrudo, que aguente o windows 11 + seu app.

poderia vendê-lo pra dar entrada num novo, amortecendo o falor final do produto.

enquanto isdo não acontece, melhor mantê-lo no windows 10, mesmo. até que tivesse a solução supra.

Obrigado pelas dicas!

1 curtida

Olá.

Olhando daqui, parece que seu computador é compatível com Windows 11.

Por que você diz que seu hardware é limitado?

i3 de oitava geração está listado como compatível: