Instalação de impressora Epson Arch Linux

Boas pessoal
Eu resolvi perder o medo e fui brincar no arch, valeu @Dio , vi teu video umas cinco vezes e nunca tinha me divertido tanto em uma instalação de sistema. Aproveitei que estava com o sistema super mínimo para testar várias DE que nunca tinha usado (XFCE, Deepin, KDE) para ter uma noção de como funcionam e como elas se comportam para o meu gosto. Ainda preferi o gnome, mas to com ele bem Vanilla agora e (não sei se é por estar com pouca coisa) mas o Gnome está voando no arch, como nunca esteve no Ubuntu que eu usava antes.
Maaaaaaaas nem tudo são flores.
Fui instalar minha impressora, uma Epson L396, que utiliza o driver epson-inkjet-printer-escpr, porém ele não está disponível no repositório oficial e o único disponível no AUR (Driver Epson L396 - AUR )está desatualizado e com o link quebrado.
No site da Epson eles apenas disponibilizam o driver em pacotes .deb e .rpm.
A pergunta que fica agora é… O que eu faço agora? AHAHAHAHAHA

Valeu pela ajuda

Você pode atualizar manualmente o pacote do AUR.

  1. Instale o CUPS e o Ghostscript antes (sudo pacman -S ghostscript cups system-config-printer)
  2. Abra um terminal.
  3. Copie o PKGBUILD e o patch com git clone https://aur.archlinux.org/epson-inkjet-printer-escpr.git
  4. No site da Epson, baixe o pacote .tar.gz e salve na pasta como epson.tar.gz.
  5. Apague a linha source=('https://download3.ebz.epson.net/dsc/f/03/00/09/33/79/927867e2774c98c0fdedb15fc7712f363fe16f41/epson-inkjet-printer-escpr-1.6.41-1lsb3.2.tar.gz' e escreva source=('epson.tar.gz'
  6. Na linha pkgver=1.6.41, troque o número para versão atual, que até o fechamento desse post era pkgver=1.7.0, além disso, troque pkgrel=2 por pkgrel=1
  7. Troque sha512sums=('8792f4e38587af6dec431c8ea5928d2a64d5b7ab31eaa1b3a8e8ffd3c53f4493574007d1df6cf5e3f0622af71a493e79970f3bd66cde24ba4d307513c0b74c84' por sha512sums=('SKIP'
  8. Salve a edição e rode makepkg -i. Instale o pacote.
4 curtidas

Meu amigo obrigadão mesmo, funcionou legal :smiley:
Para fins de conhecimento o que é o pkgrel? as outras alterações eu tinha feito por conta até, mas não mudei esse parâmetro e daí deu erro.
Até um app para ler o sha512sums do arquivo eu baixei para colocar o novo ahahahahahaha, não sabia que dava para dar um skip maroto.

Edit: Achei a informação na wiki (claro né) é o número de compilações consecutivas da mesma versão. Como é uma versão nova deve-se voltar para 1. Fica aqui para os curiosos que chegarem :smiley:

2 curtidas

Atualizei o pacote no AUR e me tornei mantenedor do mesmo :smiley:
Agora todos amigos arch-based podem usar o pacote do repositório normalmente e evitar esse estresse todo que passei ahahaha

3 curtidas