Boa tarde meu nome é antonio gostaria de saber se tem como instalar o windows 10 em um hd e linux em outro hd, sendo assim se tornando um dualboot
Olá @agadiley seja bem-vindo
Sim é possível e muito mais seguro e melhor. Só não tenho certeza na hora do boot, se você vai precisar fazer uma intervenção manual do tipo, “F12 para selecionar o Disco” algo do gênero. No modo dualboot no mesmo disco, aparece a opção no bootloader mais ou menos, “distro Linux” ou “Windows 10”… Isso que não tenho certeza se vai se comportar deste jeito em discos separados. Mas repetindo é bem melhor os Sistemas Operacionais separados em discos diferentes.
Então… Essa é uma pergunta extremamente genérica e a resposta deveria ser um livro para ser completa. Eu acho que o ideal é você começar esse processo assistindo vídeos de pessoas realizando a instalação em dual boot e ir consolidando as dúvidas e procurando informações sobre os pontos.
Os principais deles que vc precisa saber:
- Vc vai manter o tipo de boot atual? Ou trocá-lo?
- Qual o tipo de boot atual? Legacy ou UEFI?
- Já há sistema instalado? Vc quer preservá-lo?
- Você quer escolher o sistema que vai dar boot pelo menu da sua placa mãe/notebook? Ou vai querer que o linux gerencie a inicialização dos sistemas?
- Qual sistema escolherá para instalar? Sabia que há diferentes distribuições e que tem diferentes tipos de bootloader?
Uma das perguntas mais difícieis que é “como arranjar espaço para instalar o linux” já está respondida pois você tem um disco inteiro pra ele. Porém vc deve ter certeza na hora da instalação para selecionar o disco correto. Na dúvida desconecte o HD que tem o windows e faça a instalação padrão. Certamente funcionará. Quando você religar o disco do windows, poderá selecionar qual sistema iniciar (ou o disco que vai iniciar o computador) na firmware da placa mae (conhecida também como BIOS). Descubra o modelo da placa mae/notebook e baixe o manual dela, vc vai precisar para alterar o tipo de boot ou a ordem de boot.
Pois bem, não se apresse pra instalar o sistema. Veja os outros fazendo, anote as duvidas, procure informação, pergunte pra gente. Quando tiver uma ideia do que precisa ser feito e se sentir preparado, faça a instalação.