Instalação de driver Nvídia Optimus V-440.82 (placa híbrida Intel/Nvídia)

Pessoal, estou migrando de win para linux em um notebook Asus com a seguinte configuração:

Fiz a instalação seguindo vários tutoriais onde instalei o driver na mão, pelo repositório, instalei baixando do site nvídia, atualizei o grub, fiz de várias formas, mas todos são muito similares e se referem a versões do driver onde a nvídia ainda não havia disponibilizado o recurso Optimus como nativo. O principal tutorial que segui foi este aqui:
https://www.if-not-true-then-false.com/2015/fedora-nvidia-guide/

A minha dificuldade está em jogar Euro Truck Simulator 2, via steam (flatpak) onde a renderização ocorre pela placa Intel e não pela Nvídia.

Abaixo envio alguns prints tirados antes da instalação do driver:


Este print é após a instalação do driver de vídeo da nvídia, apenas instalando o SO, atualizando e fazendo a instalação via gnome-software através do repositório Fusion.


Se alguém puder me ajudar e me dar um apoio em como resolver este assunto, fico grato.

Apenas lembro que, segundo esta documentação, o driver nvídia já faz todas as alterações necessárias no SO para que ele possa funcionar.

É realmente estranho que você não tenha conseguido jogar utilizando a placa dedicada.

Seu GNOME está em qual versão? Se não me engano na 3.36 há uma opção de abrir programas usando especificamente a placa dedicada, talvez rodando a Steam assim possa forçar o sistema a utilizar a placa dedicada para o jogo.

O fedora 31 usa o gnome 3.34. Ele ainda não tem essa opção.
Como pode ser observado no penúltimo print apesar do driver estar carregado no render OpenGL ele ainda marca o driver mesa, que é da Intel. Acredito que o problema esteja por aí, mas não sei como forçar isso.

Solução do problema foi simples. Bastou fazer a instalação direta do driver, pelo gnome-software e após instalar o jogo pela steam inserir o código abaixo na opção de inicialização:
__NV_PRIME_RENDER_OFFLOAD=1 __VK_LAYER_NV_optimus=NVIDIA_only __GLX_VENDOR_LIBRARY_NAME=nvidia %command%

1 curtida