Instalação de Distro Linux em Dualboot com SSD e HD

Tenho o Windows 10 instalado em um SSD e um HD totalmente livre, pretendo fazer a instalação da Distro Zorin OS em dualboot com o windows, sei que para melhorar o desempenho do sistema eu preciso deixar o sistema e o boot no SSD, como posso organizar as partições do Zorin na instalação de forma que o sistema e o boot(grub) fique no ssd, e os arquivos e programas fiquem no HD?

1 Curtida

Qual o tamanho do SSD e quanto tem de espaço livre nele?

1 Curtida

Se o Windows estiver ocupando todo o SSD, você vai primeiro diminuir a partição e deixar ao menos uns 15 GB pro linux (pode mudar de acordo com a distro).

Quando eu tinha o W10 eu usava o EaseUS ele faz um trabalho legal, mas se quiser usar outro, sinta-se a vontade. Após isso é só instalar normalmente o Linux.

1 Curtida

O SSD tem 512GB e está com 260GB livres.

1 Curtida

Usa esse espaço livre pra instalar o Zorin, sem nenhum tipo de particionamento avançado, usa o / e o /home no SSD mesmo, daí quando tiver arquivos grandes pra salvar, põe no HD, você pode até linkar pastas do HD no SSD, é muito mais funcional do que usar qualquer tipo de particionamento.

1 Curtida

Nesse caso, é só vc fazer a instalação normal e da forma que você preferir. Se não souber instalar tem esse tutorial de como instalar o Mint mas é quase a mesma coisa no Zorin

1 Curtida

Caso eu deixe o / no ssd e o /home no hd, quantos Gbs eu devo deixar no /?

1 Curtida

Isso é relativo, quem tem que saber é você, com base nos programas que pretende instalar.

Mas eu não recomendo essa separação, porque você vai perder desempenho usando dessa forma.

Deixa o HD só pra arquivos realmente grandes.

1 Curtida