Instalação de DE por netinstall vs Spin

É muito mais vantajoso usar uma spin (como um Lubuntu, Ubuntu Mate e afins) ou instalar por netinstall (Unity no Ubuntu 19.04)? No quesito desempenho e fluidez do sistema (caso queiram pontuar outras vantagens e desvantagens sintam-se livres). Além disso, caso não tenha uma spin, usar uma DE por netinstall ou usar a que já vem no SO (Ubuntu Gnome 19.04 vs Ubuntu Unity 19.04)?

A diferença da versão Net Install para a versão ISO, é que na versão Net Install você tem infinitas combinações de instalação , por exemplo a forma de instalar a interface XFCE, você pode instalar o Xubuntu (que seria a mesma coisa de instalar da versão ISO) e o Xubuntu Minimal (que como o próprio nome diz é a versão minima do XFCE), pessoalmente gosto mais do Xubuntu Minimal por que vem mais clean em tudo, a versão NetInstall é perfeita para colocar em CDs pequeno, ou naqueles Pendrive pequenos de 512MB, e instalar o sistema em qualquer PC

Sim, mas o assunto em questão é sobre o polimento final do SO. Afinal se fosse simplesmente um encaixe de interface não haveria tanto trabalho por parte da Canonical em cima do Gnome

Em questão de polimento não tem diferença entre instalar o Ubuntu Gnome, com a versão netinstall ou Ubuntu pela iso normal, por que ambos viriam do mesmo jeito, exceção se instalar a versão minimal, a única diferença que talvez tenha sejam as atualizações que na versão net install já puxa tudo da última versão enquanto da iso, só se ativasse a opção de instalar as atualizações na hora de instalar

Ñ uso Ubuntu, no Fedora, há várias opções de spins, q eu usava, mas desisti da ideia há alguns anos, instalo a versão padrão e instalo minha DE depois.

Há pouca diferença no meu caso, q instalo pacotes de várias DE’s e até instalo essas várias DE’s depois.

Mas se usasse apenas pacotes de uma DE específica, provavelmente optaria por uma das opções de spin, só acho q podem ser vantajosas pra esse caso, algo mais focado, pra quem ñ tem muito espaço, por exemplo, ou quem gosta de ter tudo atualizado e ñ quer ter muita coisa a atualizar.

1 curtida