Instalação de DE por netinstall vs Spin

ubuntu

É muito mais vantajoso usar uma spin (como um Lubuntu, Ubuntu Mate e afins) ou instalar por netinstall (Unity no Ubuntu 19.04)? No quesito desempenho e fluidez do sistema (caso queiram pontuar outras vantagens e desvantagens sintam-se livres). Além disso, caso não tenha uma spin, usar uma DE por netinstall ou usar a que já vem no SO (Ubuntu Gnome 19.04 vs Ubuntu Unity 19.04)?

0 Likes

A diferença da versão Net Install para a versão ISO, é que na versão Net Install você tem infinitas combinações de instalação , por exemplo a forma de instalar a interface XFCE, você pode instalar o Xubuntu (que seria a mesma coisa de instalar da versão ISO) e o Xubuntu Minimal (que como o próprio nome diz é a versão minima do XFCE), pessoalmente gosto mais do Xubuntu Minimal por que vem mais clean em tudo, a versão NetInstall é perfeita para colocar em CDs pequeno, ou naqueles Pendrive pequenos de 512MB, e instalar o sistema em qualquer PC

0 Likes

Sim, mas o assunto em questão é sobre o polimento final do SO. Afinal se fosse simplesmente um encaixe de interface não haveria tanto trabalho por parte da Canonical em cima do Gnome

0 Likes

Em questão de polimento não tem diferença entre instalar o Ubuntu Gnome, com a versão netinstall ou Ubuntu pela iso normal, por que ambos viriam do mesmo jeito, exceção se instalar a versão minimal, a única diferença que talvez tenha sejam as atualizações que na versão net install já puxa tudo da última versão enquanto da iso, só se ativasse a opção de instalar as atualizações na hora de instalar

0 Likes

Ñ uso Ubuntu, no Fedora, há várias opções de spins, q eu usava, mas desisti da ideia há alguns anos, instalo a versão padrão e instalo minha DE depois.

Há pouca diferença no meu caso, q instalo pacotes de várias DE’s e até instalo essas várias DE’s depois.

Mas se usasse apenas pacotes de uma DE específica, provavelmente optaria por uma das opções de spin, só acho q podem ser vantajosas pra esse caso, algo mais focado, pra quem ñ tem muito espaço, por exemplo, ou quem gosta de ter tudo atualizado e ñ quer ter muita coisa a atualizar.

1 Like