Instalação com UEFI, ou não?

Eu devo instalar uma distribuição Linux através do UEFI, ou não? É melhor?

0 Likes

Evite, dá muita dor de cabeça.

1 Like

O UEFI já existe há muitos anos, porque ele dá tanta dor de cabeça??? Ainda uso Legacy meu Core2Duo.

1 Like

Particularmente acho melhor instalar via UEFI, pois o Boot é bem mais rápido.

4 Likes

@RamonVSBR, veja o caso da sua placa mãe, se ela der suporte ao UEFI, indico instalar em modo UEFI por que você terá ganho na velocidade de inicialização do sistema - Principalmente se tiver um SSD. Agora se quiser continuar usando o modo Legacy você pode, mas eu particularmente acho que a melhor escolha é optar pelo modo UEFI principalmente quando a placa da suporte.

Atualmente, você só usa o modo Legacy se a placa não der suporte ao UEFI.

Sobre a instalação, é rápido você só terá que ficar atento a alguns detalhes. Talvez a maior dificuldade seja em instalar alguns componentes proprietários que as empresas fazer para rodar ao lado do UEFI(Minha opinião, dá para sobreviver sem esses aplicativos).

Basicamente ficaria desse jeito o particionamento:
“/boot” “Fat32” “Sistemas de EFI” “512MB”
“/” “Ext4” para o seu raiz
“/home” “Ext4” para o seu arquivos pessoais
“SWAP” “SWAP” opcional, você pode optar pelo “SWAPFile”.

6 Likes

Não há nenhum problema em instalar em modo UEFI. Pelo contrario, é o ideal, por conta de ser mais moderno e rápido principalmente com SSD’s. Caso você tenha um Dual Boot com windows, verifique antes se o windows esta rodando em Legacy ou UEFI (Me pergunte se houver duvidas)

1 Like

Teria um passo a passo para instalar no modo UEFI?

0 Likes

Se for utilizar Dual Boot (Windows+Linux) verifique no SETUP (Quando reiniciar) se o seu sistema esta atualmente em Legacy ou UEFI. Se estiver em Legacy e você criar o pendrive com o programa Etcher (UEFI) o novo sistema sera criado e não encontrara o boot do windows, porque ele estara ainda em Legacy. Se for o caso, pra usar o dual boot crie o pendrive com o Rufus no formato MBR (Legacy)

Mas se seu setup já estiver em UEFI, mãos a obra!

Segue o passo-a-passo
1 - Baixe a ISO (Imagem) Linux de sua preferencia
2 - Crie um Pendrive Bootavel com o Balena Etcher (Tem pra windows, Linux e Mac e ja cria o pendrive UEFI) e deixe o pendrive na porta USB

3 - Reinicie sua maquina

Descubra qual tecla lhe da acesso a BIOS (No meu caso DELL é a tecla F2/ No ACER F12 assim que o nome ACER aparece)

4 - Entre no SETUP
5 - Desabilite o Secure Boot
6 - Confirme se o modo de sistema esta em UEFI ou Legacy. Coloque em UEFI
7 - Escolha dar o boot pelo pendrive que voce criou. (Tambem é bom procurar no setup um lugar onde possa habilitar uma tecla para escolher por dar boot. Isso é interessante quando por exemplo colocar um pendrive bootavel. No meu caso DELL é a tecla F12, no Acer é a F9, geralmente essa opção fica na primeira pagina do SETUP)
7 - Salve e saia (Clique F10 e depois Enter, o sistema ira reiniciar)
8 - Se habilitou a tecla para escolher o boot pressione ela ou espere o sistema dar o boot pelo pendrive
9 - No Ubuntu e distribuições que se baseiam nele (Mint, Deepin) escolha a forma de instalação "Ao lado do Windows)
10 - Siga o instalador, aguarde terminar e ao final o instalador mandara voce reiniciar. Quando o computador reiniciar retire o pendrive.

A partir de entao, ao ligar a maquina, o computador lhe dara a opção de entrar pelo Linux ou windows (Voce escolhe usando as teclas do teclado e pressionando enter)

Duvidas me pergunte.

3 Likes

Tenho algumas dúvidas sobre o UEFI e Secure Boot no meu Notebook.
Vou tirar fotos da BIOS e depois posto-as aqui também.

0 Likes

se tem suporte suporte a UEFI e bom instala-lo, nunca tive dor de cabeça com ele não entendo porque do pessoal não gostar é uma tecnologia nova que substitui o BIOS/MBR.

1 Like

Eu tenho instalado linux desda época que a gente usava o LILO como boot loader… demorou pra eu aceitar o UEFI, já que tem que ter disco com partições gpt e não msdos, e deixar umas partição fat32 separada pro /boot/efi. Para o legacy BIOS, bastava uma partição pro / e feito.

POREM tenho usado ele no ultimo ano, e realmente a performance é melhor! Como disseram, se vc tem um ssd e uma placa-mãe com support: mergulhe de cabeça! Vale a pena.

0 Likes

Quando surge uma tecnologia para substituir outra e sempre bom adota-la pq não esta ali atoa. Se vc tem suporte e claro.

0 Likes

Melhor video sobre o assunto 4fasters

0 Likes

Modo UEFI e mais moderno do que o modo Bios,alem de bootar mais rápido,só vejo vantagens então o modo UEFI e melhor,segue o link com explicação muito melhor:

https://www.youtube.com/watch?v=N6sj1o-Gy60

0 Likes