Olá pessoal, no que acabou o ano migrei definitivamente para o Linux, usei um pouco nas férias e essa é a primeira semana de trabalho.
Bom, fui usar o Inkscape, software bem recomendado. Adivinhem? Passei algumas espécies de raiva. Ainda bem que migrei definitivamente e não coloquei dual boot, hoje teria aberto o Windows.
Algumas dificuldades… algumas ferramentas não são intuitivas e lógicas, por exemplo, acertar um simples tamanho de página é necessário ir em Arquivo > Propriedades do Desenho… pra produtividade é péssimo já que é necessário caçar menu. Também senti falta das páginas extras. O Software lida com apenas uma página por padrão. Mais uma vez, pra produtividade é bem ruim isso.
Sombras. Ah, meus queridos, que terror. No monitor, no PNG exportado e na impressão saem coisas diferentes. Isso realmente não pode acontecer. Lamentável. O arquivo então exige adaptações para cada finalidade. E aí, onde poderia ser útil uma página extra pra cada finalidade… não há. Foi preciso criar 3 arquivos (vetor, imagem, impressão). Produtividade… alguém viu por aqui?
Transparências. Aqui foi um show a parte. Novamente, foi necessário fechar um arquivo para cada saída de mídia, além de testes exaustivos para igualar a aparência. Onde pelo menos as páginas ajudariam fui obrigado a criar meia dúzia de arquivos para cada saída. E a cada modificação lidar com todos os arquivos novamente. Isso beirou o absurdo pra mim.
A questão da transparência em si está bem complicada também. O caso mais grave… usei opacidade de um fundo… ao exportar PNG o fundo ficava mais escuro do que original - what? Ou seja, aplicava transparência, na tela ficava bom, ao exportar ficava super escuro… no entanto… a thumb ficava correta na visualização. Não consegui entender o motivo. Isso me tapeou, observando as thumbs fui vendo tudo certo e ao imprimir tive maravilhosos desenhos super escuros onde transparências foram aplicadas.
Resolvi salvando o arquivo, abrindo pelo GIMP e de lá exportando os arquivos.
Resolução. Os PNGs exportados, por mais que eu configurasse as resoluções corretamente, ao enviar no Whatsapp ou publicar em alguma mídia digital ficaram com aspecto esquisito. Como se houvesse excesso de compactação - o que não havia.
Comparando então o resultado final da marca num PNG padrão de 720x720 os realizados ano passado pelo Illustrator estão com a qualidade superior ao resultado de hoje.
Não vou entregar os arquivos assim. Vou agora a noite finalizar direito em casa no computador da patroa.
Onde estou errando? Alguém tem alguma dica? Peço atenção aos detalhes, as coisas aconteceram tão simples e problemáticas quanto descrito. De resto é adaptação aos atalhos e as limitações do software, sei que preciso aprender mais. Agradeço quem puder me orientar, dica, sugestão, software alternativo…
Obs: Compreendo que muitas pessoas fazem coisas simples, sem muita demanda, sem precisar fechar arquivos pra diversas mídias e tipos diferentes de saída mas fiquei um pouco assustado. Li tanto sobre esses softwares e sem chance de serem produtivos a contento.
Talvez a comunidade devesse se preocupar um pouquinho mais em passar a realidade ao invés de vender a ideia (sei que nem todos fazem isso), quem realmente usa os softwares opinarem (leiam como construtivo por gentileza). De repente pessoas que não sabem lidar com o software ou utilizam eventualmente opinam, fazem vídeos e isso torna tudo mais difícil.