Initramfs toda vez que o Windows atualiza?

Bom dia, boa tarde, boa noite a todos.

Curioso o título que coloquei, não é mesmo?

O por que dele?

Venho usando o sistema de linux e windows em dual boot já a 2 anos.
Comecei utilizando o Mint, depois uma breve passada no Debian com KDE, uma rápida passada no Neon e atualmente estou no Kubuntu 18.04, desde o final do ano passado.

O Mint estava bem e depois de um certo tempo, de vez em quando o sistema não “subia”, travava na maldita initramfs.
Para resolver utilizava o comando: fsck -fy /dev/sd??.

Em certo momento o comando não resolvia mais, então para solucionar uso um pendrive com o Boot Repair Disk, que é uma distro com LXDE.

Esse foi um dos motivos para procurar outra distro para usar, porém como disse anteriormente, o problema ocorre em todas as distros. inclusive aconteceu semana passada.
Alguém sabe por quê?

Uma coisa que reparei recentemente, foi: nas últimas vezes que ocorreu o problema, foi após o windows instalar alguma de suas atualizações.

Coincidência? Alguma instalação no sistema de inicialização que o windows instala e mexe no linux?
Não faz sentido, já que mais do que partições separadas, são discos diferentes. O Windows está no SDA e o Linux no SDB.

Alguém mais percebeu isso, ou é só impressão minha?
Convenhamos, é muita coincidência.

Será que alguém tem uma resposta? Mas nada de teoria da conspiração doida hein.

Abraços a todos.

O procedimento correto é, quando acontecer esse evento, verificar o log de inicialização para saber exatamente o que causou a falha.

Eu não consigo visualizar alguma forma que uma atualização de rotina do windows cause tal distúrbio no linux. Acho mais provável que alguma falha aleatória de disco pode ter acontecido no próprio linux.

O disco do Windows está definido pra montar automaticamente no Linux? Se estiver é uma possibilidade

Tive esse problema também a algum tempo.
Testou o HD para ver se ele está com defeito?
O meu estava acontecendo isso e também resolvi algumas vezes da mesma maneira. Descobri que havia badblocks nele quando troquei o hd e instalei o mesmo sistema parou… Uso Debian.

Link de um tutorial do Diolinux para verificar badblocks

Atualmente o boot está para o Kubuntu. Na época do Mint o boot estava para iniciar o Windows.

Então…

a coincidência ocorreu novamente.

Tive que me valer do comando fsck -fy /dev/sdb2 e depois sdb8 para resolver o problema e acessar o Kubuntu.

Aí a primeira coisa que fiz (depois de instalar as atualizações) foi usar o comando “sudo badblocks -o BadBlock.txt -sv -c 10240 /dev/sdbx”, porém nada foi encontrado (talvez porque o fsck já tivesse marcado/corrigido algum problema).

Vou continuar verificando após cada atualização do windows, se a coincidência continuará acontecendo.

Hoje liguei o computador. Acessei o Kubuntu; baixei atualizações; mexi um pouco e saí para usar o Windows.
Agora o Windows está informando que baixou uma atualização e precisa reiniciar.

Será que irá dar problema na inicialização do Linux?

Quando terminar o que estou fazendo, serei forçado a conferir e voltar aqui.
Até mais.

Muito bem… reiniciei e estou de volta no Windows.

Agora vou reiniciar e acessar o Kubuntu.

Voltei :slight_smile:

E aconteceu novamente. O Kubuntu não entrou. Parou na tela de “initramfs”.

Então realizei o meu procedimento de praxe e aqui estou, digitando este texto de dento do meu Kubuntu 18.04.

As atualizações do windows devem fazer alguma verificação/alteração no disco, que fica ferrando com a inicialização do meu Linux.

Mas enfim, enquanto estiver conseguindo acessá-lo, menos mal. :smiley:

Bom… vamos lá!

Esta será a última postagem a respeito da atualização Windows.

Ele baixou mais uma atualização. Vou reiniciar o sistema e depois ver se afetou o carregamento do Linux.

Pois bem… aconteceu novamente.

Inicio e… initramfs.

Minha conclusão é:
quando realizo o comando fsck, ele marca ou repara os badblocks que impedem o carregamento do sistema.
Até aí tudo bem, pois depois disto ele funciona sem problemas por sei lá quanto tempo.

O problema é que de alguma forma, quando o Windows atualiza, ele apaga esta informação, fazendo com que eu tenha que ficar repetindo o procedimento para poder utilizar o sistema.

Eu fico querendo saber o que as atualizações do windows fazem no disco, mais especificamente numa partição que não é da conta dele, já que, teoricamente ele não reconhece partição ext4 (talvez reconheça, só não nos deixa saber disso :smiley: ).

Bom, já confirmei que o problema ocorre, já sei a solução, então vou continuar com a minha vida.

Abraços a todos que por aqui passarem.

Qual era o sistema de arquivos dessa partição que agora é linux?

Qual é o tipo de partição que está marcada na tabela de particionamento do disco?

No windows, a partição linux aparece como “desconhecida” ou ele reconhece alguma coisa maluca?

Pergunto isso porque eu já vi acontecer de pessoas reformatarem a partição, mas deixarem o tipo de partição como antiga. Daí o sistema primeiro pensa que é um tipo, mas depois detecta que é outro. Na maioria das vezes não dá problema, mas talvez o windows esteja tentando alterar algo devido a essa informação errada na tabela de partição e acaba corrompendo dados na partição linux.

Então Deleterium.

Abri o gerenciamento de discos do Windows para ver (não tive a curiosidade de ver antes).

Lá as partições “/” e “/home” aparecem iguais com:
Layout: simples
Tipo: básico
Sistema de Arquivos: em branco, sem informação
Status: íntegro(partição primária)
% Livre: 100% livre

Esse é um HD Seagate de 1T que era dividido em 5 partições NTFS (audio, video, jogos, arquivos e o C: do Windows).
Já tinha um Windows no 1º HD, então instalei o Linux nesse 2º HD na partição do C:, onde dividi com 40GB para o / e 60GB para a home

Olhando agora, reparei que aquela primeira partição do Windows de 99MB continua lá, apesar de mostrar que está totalmente livre e sem sistema de arquivos (99MB sendo desperdiçados :slightly_smiling_face:).

Bom, será possível chegar a alguma conclusão com essas informações?

Confira o tipo de cada partição na tabela de particionamento:

caso gpt:
sudo fdisk -l -o Device,Size,Type,Type-UUID,Name /dev/sdb
caso dos:
sudo fdisk -l -o Device,Size,Type,Id /dev/sdb

Para as partições linux, deve estar “Linux sistema de arquivos” ou “linux filesystem”, enquanto as do windows “Microsoft dados básico”.

Se a sua partição linux estiver como tipo “microsoft”, talvez esteja causando problemas.

Isso porque quando se particiona o disco, coloca-se um indicador do que estará lá. Depois, durante a formatação será preparado o sistema de arquivos. Porém, é possível indicar que será um tipo de sistemas de arquivos e depois formatar como outro tipo. Isso não gera erro na formatação mas pode dificultar alguns programas a funcionarem corretamente.

A partição é gpt.

Ele diz que as partições são “Linux sistema de arquivos”.
E a partição de 99M que disse que estava à toa, na verdade é a swap.

Opa! Então não era o que eu imaginava…