Iniciar Windows após instalar Fedora 30 (dual boot)

Boa noite!
Em função do trabalho eu tenho instalado no meu HD o Windows 10 para atender algumas demandas, mas 90% do tempo utilizo linux. Eu estava utilizando o Ubuntu 19.04 em dual boot, mas resolvi testar o Fedora 30 e achei que conseguiria deixar no mesmo formato, ou seja, em dual boot com o Windows, mas acho que não deu muito certo (rs).
A instalação do Fedora foi feita normalmente e inclusive estou nele, também consigo visualizar a partição que está instalado o Windows, mas ao ligar o notebook não tenho a opção do dual boot para escolher qual sistema utilizar, o Fedora inicia automaticamente. Instalei o Grub Customizer, mas como não entendo muito acabou não ajudando.
Gostaria de ajuda para conseguir fazer esse dual boot, pois sou apenas um usuário comum que gosta de linux e não possuo muito conhecimento técnico.
Desde já eu agradeço.

Tenta atualizar o grub, talvez ele não tenha encontrado tua instalação do Windows.
Roda o comando: sudo update-grub e veja se resolve…

1 curtida

Tem q troca a inicialização do boot

1 curtida

update-grub não existe no fedora pois é somente um alias para o comando real, grub2-mkconfig, cuidado com as receitas prontas e veja se o comando é válido para todas distros antes de indicar.

Para que alguém possa ajudar, se possível poste como está particionado seu HD, e também se a instalação foi gpt/EFI ou bios/mbr.
Também cole a saída do comando

efibootmgr

Para saber se a entrada do Windows está lá.

Eu estava num dualboot com essa mesma configuração. Só sai do Fedora 30 pq eu não estava conseguindo limpar os kernels instalados e a minha Grub estava ficando poluída demais. Até chequei algumas discussões para remover via dnf mas eu sempre escorregava no acesso ao gedit (o terminal me dava erro ou não possível o acesso). Enfim, aqui ele dava o dualboot normalmente e com o W10 no fim da lista, porém é algo de segundos e as vezes eu não conseguia acessar devido essa enorme quantidade de kernel instalado…

Eu fiz da seguinte maneira a instalação:
No Windows eu criei uma partição no Gerenciador de discos e a deixei como não alocada. Me certifiquei que estava usando um particionamento MBR. Usei o Fedora Write no próprio Windows para gerar o Fedora Live no usb.
Certo de que a partição era MBR e não GPT dei o boot pelo pen-drive e instalei o Fedora 30 sem problemas.

Eu amei a interface gráfica dele (amo Gnome hauahauahaua)… Mas essa treta do Grub me deixou “p da cara” e acabei migrando pro Deepin para testes e me surpreendi por sua elegância.

Se alguém souber como fazer com o Grub do Fedora fique com apenas um ou dois kernel(s) ficaria grato pela ajuda.

Um abraço

https://dnf.readthedocs.io/en/latest/conf_ref.html
Normalmente bastaria mudar a opção installonly_limit=n (aonde n é a quantidade de pacotes a serem instalados, isto afetaria o kernel pois ele nunca é atualizado e sim instalado) no /etc/dnf/dnf.conf, mantenha pelo menos 2 entradas no mínimo para evitar dor de cabeça.

Captura%20de%20tela%20de%202019-06-11%2007-15-05

2 curtidas

Meu HD está particionado da seguinte maneira:

Para o comando indiciado apareceu o seguinte:

[henrique@henrique ~]$ efibootmgr
BootCurrent: 0001
Timeout: 0 seconds
BootOrder: 0000,0002,0001,0006,0007,0003,0004,0005
Boot0000* ubuntu
Boot0001* Fedora
Boot0002* USB
Boot0003* Removable Drive
Boot0004* CD/DVD Drive
Boot0005* PCMCIA Device
Boot0006* Onboard NIC (IPV4)
Boot0007* Onboard NIC (IPV6)

Só não entendi o porque está aparecendo o “Ubunutu” se ele não está mais instalado.

Obrigado!

Sua partição de boot do windows está lá, porém por algum motivo a entrada não aparece listada pelo efibootmgr, tenta o seguinte só para ver se ele reconhece.

grub2-mkconfig -o /boot/efi/EFI/fedora/grub.cfg

Pode ter acontecido algum erro durante a instalação, quanto ao ubuntu estar lá sinceramente não sei, mas se você já tinha uma partição /boot/efi e não a formatou a entrada continua aparecendo mas isso é fácil de resolver, mas no momento tente resolver seu dual boot, outra coisa, você fez alguma alteração no Setup da máquina? o Windows tem umas fresconites referentes ao Secure Boot.

Edit, esquece não sei o que voce fez, mas você está utilizando particionamento mbr talvez o problema de reconhecimento seja esse, infelizmente não tenho windows para fazer experimentos.

Só utra coisa tira um print com a partição 1 do hd selecionada para ver as informações, se estiver tudo em mbr, você deve instalar o grub no mbr ao invés da partição.

Como não entendo muito (quase nada, rs) fiquei meio perdido, mas executei o comando que você sugeriu e o resultado foi esse:

[henrique@henrique ~]$ sudo grub2-mkconfig -o /boot/efi/EFI/fedora/grub.cfg
[sudo] senha para henrique:
Generating grub configuration file …
Adding boot menu entry for EFI firmware configuration
done

Abaixo o print com a 1ª partição:

E agora, o que eu devo fazer?

Valeu pela ajuda!

Execute
grub2-install /dev/sda
creio que seja o suficiente assim ele usará o mbr e talvez reconheça o windows, na pior das hipoteses você teria que reinstalar o fedora utilizando mbr ao invés de utilizar a partição /boot/efi já que em um particionamento MBR essa partição seria inútil.

1 curtida

Entendi, mas eu executei o comando e apareceu a seguinte mensagem:

[henrique@henrique ~]$ sudo grub2-install /dev/sda
[sudo] senha para henrique:
grub2-install: erro: /usr/lib/grub/x86_64-efi/modinfo.sh doesn’t exist. Please specify --target or --directory.

Atualmente a minha máquina está particionada com MBR e como comentei anteriormente, pelo gerenciador de discos do W10 eu criei uma partição e não formatei, deixei ela como espaço não alocado.

Criei meu pendrive bootável pelo proóprio Fedora e iniciei o boot da maquina. No momento em que o Fedora me pergunta onde desejo instalar meu sistema, eu escolho avançado, seto para meu particionamento vazio que criei no W10 e marco como partição primária e o boot em /. Mantenho como instalação padrão e ele faz tudo sozinho.

Inclusive, se desejo trocar a distro apenas entro no W10 e excluo a partição com o sistema instalado e instalo um novo ou devolvo o espaço pro W10.

Atualmente estou com o Ubuntu 19.04 e foi instalado dessa mesma forma citada acima…

2 curtidas

Xterminator e rkdss,

Tive um imprevisto com um cliente e precisei acessar o Windows com urgência, então formatei novamente só que dessa vez instalei o Ubuntu novamente. O dual boot está funcionando perfeitamente dessa vez.

Mas de qualquer forma eu agradeço muito as dicas de vocês, assim que as coisas acalmarem tentarei instalar o Fedora novamente e, se o problema persistir, volto a falar com vocês.

Abraços.

3 curtidas

Olá pessoal!

Resolvi retomar esse post, pois estou decidido a deixar de usar o Ubuntu e começar a utilizar completamente o Fedora, mas ainda necessito do dual boot por questões profissionais.

No momento estou no Ubuntu, mas possuo o dual boot com o Windows 10.

@anon58028541 você conseguiria me ajudar desde o início para que eu consiga utilizar o Fedora nesse mesmo formato? Caso você ache necessário, posso enviar imagem da minha bios, do grub, do particionamento, ou o que mais for necessário para que você me de esse suporte (rs).

Desde já eu agradeço.

Abraços.

Este tópico foi fechado automaticamente 365 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.