Iniciar Windows após instalar Fedora 30 (dual boot)

Boa noite!
Em função do trabalho eu tenho instalado no meu HD o Windows 10 para atender algumas demandas, mas 90% do tempo utilizo linux. Eu estava utilizando o Ubuntu 19.04 em dual boot, mas resolvi testar o Fedora 30 e achei que conseguiria deixar no mesmo formato, ou seja, em dual boot com o Windows, mas acho que não deu muito certo (rs).
A instalação do Fedora foi feita normalmente e inclusive estou nele, também consigo visualizar a partição que está instalado o Windows, mas ao ligar o notebook não tenho a opção do dual boot para escolher qual sistema utilizar, o Fedora inicia automaticamente. Instalei o Grub Customizer, mas como não entendo muito acabou não ajudando.
Gostaria de ajuda para conseguir fazer esse dual boot, pois sou apenas um usuário comum que gosta de linux e não possuo muito conhecimento técnico.
Desde já eu agradeço.

Tenta atualizar o grub, talvez ele não tenha encontrado tua instalação do Windows.
Roda o comando: sudo update-grub e veja se resolve…

1 Like

Tem q troca a inicialização do boot

1 Like

update-grub não existe no fedora pois é somente um alias para o comando real, grub2-mkconfig, cuidado com as receitas prontas e veja se o comando é válido para todas distros antes de indicar.

Para que alguém possa ajudar, se possível poste como está particionado seu HD, e também se a instalação foi gpt/EFI ou bios/mbr.
Também cole a saída do comando

efibootmgr

Para saber se a entrada do Windows está lá.

Eu estava num dualboot com essa mesma configuração. Só sai do Fedora 30 pq eu não estava conseguindo limpar os kernels instalados e a minha Grub estava ficando poluída demais. Até chequei algumas discussões para remover via dnf mas eu sempre escorregava no acesso ao gedit (o terminal me dava erro ou não possível o acesso). Enfim, aqui ele dava o dualboot normalmente e com o W10 no fim da lista, porém é algo de segundos e as vezes eu não conseguia acessar devido essa enorme quantidade de kernel instalado…

Eu fiz da seguinte maneira a instalação:
No Windows eu criei uma partição no Gerenciador de discos e a deixei como não alocada. Me certifiquei que estava usando um particionamento MBR. Usei o Fedora Write no próprio Windows para gerar o Fedora Live no usb.
Certo de que a partição era MBR e não GPT dei o boot pelo pen-drive e instalei o Fedora 30 sem problemas.

Eu amei a interface gráfica dele (amo Gnome hauahauahaua)… Mas essa treta do Grub me deixou “p da cara” e acabei migrando pro Deepin para testes e me surpreendi por sua elegância.

Se alguém souber como fazer com o Grub do Fedora fique com apenas um ou dois kernel(s) ficaria grato pela ajuda.

Um abraço

https://dnf.readthedocs.io/en/latest/conf_ref.html
Normalmente bastaria mudar a opção installonly_limit=n (aonde n é a quantidade de pacotes a serem instalados, isto afetaria o kernel pois ele nunca é atualizado e sim instalado) no /etc/dnf/dnf.conf, mantenha pelo menos 2 entradas no mínimo para evitar dor de cabeça.

Captura%20de%20tela%20de%202019-06-11%2007-15-05

1 Like

Meu HD está particionado da seguinte maneira:

Para o comando indiciado apareceu o seguinte:

[henrique@henrique ~]$ efibootmgr
BootCurrent: 0001
Timeout: 0 seconds
BootOrder: 0000,0002,0001,0006,0007,0003,0004,0005
Boot0000* ubuntu
Boot0001* Fedora
Boot0002* USB
Boot0003* Removable Drive
Boot0004* CD/DVD Drive
Boot0005* PCMCIA Device
Boot0006* Onboard NIC (IPV4)
Boot0007* Onboard NIC (IPV6)

Só não entendi o porque está aparecendo o “Ubunutu” se ele não está mais instalado.

Obrigado!

Sua partição de boot do windows está lá, porém por algum motivo a entrada não aparece listada pelo efibootmgr, tenta o seguinte só para ver se ele reconhece.

grub2-mkconfig -o /boot/efi/EFI/fedora/grub.cfg

Pode ter acontecido algum erro durante a instalação, quanto ao ubuntu estar lá sinceramente não sei, mas se você já tinha uma partição /boot/efi e não a formatou a entrada continua aparecendo mas isso é fácil de resolver, mas no momento tente resolver seu dual boot, outra coisa, você fez alguma alteração no Setup da máquina? o Windows tem umas fresconites referentes ao Secure Boot.

Edit, esquece não sei o que voce fez, mas você está utilizando particionamento mbr talvez o problema de reconhecimento seja esse, infelizmente não tenho windows para fazer experimentos.

Só utra coisa tira um print com a partição 1 do hd selecionada para ver as informações, se estiver tudo em mbr, você deve instalar o grub no mbr ao invés da partição.

Como não entendo muito (quase nada, rs) fiquei meio perdido, mas executei o comando que você sugeriu e o resultado foi esse:

[henrique@henrique ~]$ sudo grub2-mkconfig -o /boot/efi/EFI/fedora/grub.cfg
[sudo] senha para henrique:
Generating grub configuration file …
Adding boot menu entry for EFI firmware configuration
done

Abaixo o print com a 1ª partição:

E agora, o que eu devo fazer?

Valeu pela ajuda!

Execute
grub2-install /dev/sda
creio que seja o suficiente assim ele usará o mbr e talvez reconheça o windows, na pior das hipoteses você teria que reinstalar o fedora utilizando mbr ao invés de utilizar a partição /boot/efi já que em um particionamento MBR essa partição seria inútil.

1 Like

Entendi, mas eu executei o comando e apareceu a seguinte mensagem:

[henrique@henrique ~]$ sudo grub2-install /dev/sda
[sudo] senha para henrique:
grub2-install: erro: /usr/lib/grub/x86_64-efi/modinfo.sh doesn’t exist. Please specify --target or --directory.

Atualmente a minha máquina está particionada com MBR e como comentei anteriormente, pelo gerenciador de discos do W10 eu criei uma partição e não formatei, deixei ela como espaço não alocado.

Criei meu pendrive bootável pelo proóprio Fedora e iniciei o boot da maquina. No momento em que o Fedora me pergunta onde desejo instalar meu sistema, eu escolho avançado, seto para meu particionamento vazio que criei no W10 e marco como partição primária e o boot em /. Mantenho como instalação padrão e ele faz tudo sozinho.

Inclusive, se desejo trocar a distro apenas entro no W10 e excluo a partição com o sistema instalado e instalo um novo ou devolvo o espaço pro W10.

Atualmente estou com o Ubuntu 19.04 e foi instalado dessa mesma forma citada acima…

2 Likes

Xterminator e rkdss,

Tive um imprevisto com um cliente e precisei acessar o Windows com urgência, então formatei novamente só que dessa vez instalei o Ubuntu novamente. O dual boot está funcionando perfeitamente dessa vez.

Mas de qualquer forma eu agradeço muito as dicas de vocês, assim que as coisas acalmarem tentarei instalar o Fedora novamente e, se o problema persistir, volto a falar com vocês.

Abraços.

3 Likes