Iniciantes: Como devolver utilidade a hardware antigo com Linux e processamento remoto: o PosiDell™

Como devolver utilidade a hardware antigo com Linux e processamento remoto: o PosiDell™
Um Positivo com Atom de 2010, um Dell moderno em outra rede e um dia inteiro de trabalho via RustDesk
“Nenhum artefato antigo foi maltratado durante o processo.”
Antes de começar: não inventei o thin client, não descobri o acesso remoto e não estou apresentando nenhuma novidade tecnológica. Este é apenas um relato real, pensado principalmente para iniciantes e para quem talvez tenha um computador antigo encostado e ainda não tenha ligado esses pontos.
Como essa história começou
Este Positivo chegou às minhas mãos anos atrás, vindo de um ex-namorado que já não o usava mais. A avaliação técnica dele foi curta e definitiva: “quer? Toma, ele nem abre nada mais”. O namorado virou ex; o Positivo, entretanto, permaneceu. Com o tempo ganhou upgrade, Linux, utilidade e até nome próprio - o que, convenhamos, é uma trajetória afetiva bem mais estável.
Quando voltei a mexer nele, a intenção inicial não era transformá-lo em estação de trabalho remota. Eu só queria descobrir até onde aquele hardware ainda poderia ir com software leve, alguns ajustes e expectativas realistas.
O paciente
• Processador: Intel Atom D525, dois núcleos a 1,80 GHz, lançado em 2010.
• Memória: 2 GB DDR2 originalmente; substituí o módulo por um de 4 GB que já tinha em casa.
• Armazenamento: HD mecânico de 320 GB.
• Tela: 1366 × 768 pixels.
• Rede: Wi-Fi de 2,4 GHz; a placa interna não oferece 5 GHz.
Primeiro, tentei fazê-lo trabalhar sozinho
Instalei o Bodhi Linux com o ambiente Moksha, uma combinação realmente leve. O sistema iniciou bem e o computador voltou a ser funcional. Navegação básica era possível; com o navegador e o codec adequados, o YouTube chegou a rodar em 360p com tranquilidade e, em alguns testes, 480p. Também experimentei navegadores diferentes, bloqueio de codecs mais pesados, uma sessão live do Puppy Linux e até o espelhamento de um tablet por scrcpy em resolução reduzida.
Ou seja: ele não estava morto. Mas a web moderna cobra caro de um Atom de 2010. Sites cheios de JavaScript, várias abas, vídeo e aplicativos web rapidamente o levavam ao limite. Cada ajuste melhorava alguma coisa, mas nenhum transformaria aquele processador em uma máquina atual. A tela, o teclado, a rede e o sistema continuavam úteis; o gargalo era o processamento local.
A pergunta que criou o PosiDell™
Foi daí que surgiu a ideia: se o Positivo ainda conseguia exibir vídeo e receber comandos, será que ele daria conta de decodificar o fluxo de uma área de trabalho remota enquanto outra máquina fazia o trabalho pesado?
Em termos simples, eu tentaria usá-lo como um thin client - ou, no português informal, um ‘terminal nao inteligente’. O Positivo cuidaria da tela, do teclado, do mouse e da conexão; o navegador, as planilhas, os scripts e todo o processamento seriam executados no meu Dell G3. Para isso, escolhi o RustDesk, uma solução de acesso remoto de código aberto disponível para Linux e outras plataformas.
A configuração do híbrido
Cliente - o Positivo de 2010:
• Sistema: Bodhi Linux com Moksha.
• Hardware: Atom D525, 4 GB DDR2 e HD mecânico.
• Conexão: Wi-Fi de 2,4 GHz no escritório.
Host - o Dell que faz o trabalho pesado:
• Hardware: Intel Core i7-10750H, 16 GB de RAM, RTX 2070 e SSD NVMe.
• Sistema: Linux Mint 22.3 Cinnamon.
• Conexão: Wi-Fi de 5 GHz do roteador da Vivo no teste de trabalho; o cabo de rede foi usado apenas em um teste preliminar.
Configurei o Dell para permanecer ligado e não suspender ao fechar a tampa. Em um teste preliminar, cheguei a conectá-lo por cabo e a resposta ficou ainda mais rápida. No teste que realmente importava, porém, ele permaneceu no meu quarto, em seu local habitual, conectado ao Wi-Fi de 5 GHz do roteador da Vivo. Os dois computadores estavam em redes e locais diferentes: o Dell ficou em casa e o Positivo foi comigo para o escritório. Portanto, não era apenas um teste dentro da mesma rede local.
Instalação sem transformar o post em peça de museu
Evitei deixar aqui um comando preso a uma versão específica do RustDesk. Isso envelhece rápido e pode induzir alguém a baixar um pacote antigo. O caminho mais seguro é consultar a página oficial ou a página de releases, baixar o pacote .deb x86_64 atual e instalar esse arquivo.

1. Baixe o pacote atual: use os links oficiais no fim do post.
  2. Instale no Bodhi: dê dois cliques no .deb e use o instalador gráfico; ou abra o terminal na pasta Downloads.
    sudo apt install ./nome-exato-do-arquivo.deb
  3. Instale também no host: no meu caso, o Dell com Linux Mint.
  4. Configure o acesso não supervisionado: use uma senha forte, mantenha os clientes atualizados e permita apenas os recursos de que você precisa.
    O nome exato do arquivo muda a cada versão. No terminal, uma forma simples de evitar erro de digitação é escrever o começo do nome e pressionar Tab para completar.
    O teste real: um dia no escritório
    Deixei o Dell em casa, no meu quarto e em seu local habitual, conectado à energia e ao Wi-Fi de 5 GHz do roteador da Vivo, com a tampa fechada e sem suspensão automática. Fui ao escritório levando apenas o Positivo. Lá, conectado ao Wi-Fi de 2,4 GHz, abri o RustDesk e acessei o Dell imediatamente.
    Trabalhei das 9h às 18h usando o ‘PosiDell’. Naveguei pela web, usei ferramentas de IA, abri planilhas e executei tarefas comuns do escritório. Mesmo com o host no Wi-Fi, não tive quedas, engasgos nem travamentos durante o expediente. A sensação era curiosa: eu continuava diante da carcaça simples de 2010, mas a sessão respondia como o Dell que estava em casa.
    A área de trabalho Full HD do host foi adaptada à tela 1366 × 768 do Positivo. Para texto, navegação, escritório e administração remota, a fluidez foi plenamente suficiente. Não ficou magicamente idêntico a sentar diante do Dell, mas deixou de existir qualquer limitação operacional relevante para aquele tipo de uso.
    O que funcionou melhor do que eu esperava
    • Responsividade: cliques, digitação, troca de janelas e navegação responderam bem durante o uso geral.
    • Estabilidade: a conexão permaneceu ativa durante todo o expediente.
    • Aproveitamento do hardware: tela, teclado, touchpad e Wi-Fi voltaram a formar um terminal realmente útil.
    • Custo: o upgrade para 4 GB foi feito com uma memória que eu já possuía; não comprei hardware para o teste.
    • Portabilidade: não precisei transportar o Dell gamer, sua fonte e o risco adicional de levá-lo de um lado para outro.
    Limitações observadas
  5. Áudio com buffer: ao pausar ou retomar uma música, o som levava cerca de dois segundos para acompanhar o comando. O comportamento parece ser de buffer do áudio; não consegui atribuí-lo com segurança a um issue específico.
  6. Não é solução para jogos competitivos: área de trabalho remota sempre acrescenta latência e compressão. Meu objetivo era produtividade, não FPS ou corrida online.
  7. A rede importa: estabilidade, latência, jitter e upload do host pesam mais do que simplesmente contratar uma velocidade nominal enorme.
  8. O host precisa continuar disponível: se o Dell desligar, suspender ou perder a conexão, o PosiDell perde os ‘superpoderes’.
  9. Não há economia automática de energia: o Positivo consome pouco, mas o Dell permanece ligado e processando. A vantagem real foi mobilidade, reaproveitamento e conveniência.
    O que isso é - e o que não é
    O Positivo não passou a ‘rodar uma RTX 2070’ localmente, por mais divertida que seja a propaganda do PosiDell™ by Obossoi Cloud Computing. Ele virou a interface de uma máquina mais potente. Isso é computação e acesso remotos; não é virtualização e não transforma o Atom em um processador moderno.
    Mesmo assim, a consequência prática é muito parecida com um upgrade visto da cadeira do usuário: aplicações que seriam inviáveis localmente tornam-se utilizáveis porque são executadas no host e transmitidas como imagem, áudio e comandos. É literalmente processamento remoto - com uma dose saudável de licença poética na parte da ‘nuvem’.
    Conclusão
    O ponto deste relato não é dizer que todo computador antigo deve ser mantido para sempre, nem que desktop remoto resolve qualquer cenário. É apenas mostrar uma possibilidade simples: antes de descartar uma máquina cuja tela, teclado e rede ainda funcionam, talvez valha testá-la como terminal de outra máquina.
    No meu caso, um Positivo recebido como ‘sucata’ deixou de ser apenas curiosidade e virou ferramenta de trabalho por um dia inteiro. O ex-namorado virou ex, mas o PosiDell™ virou o atual - e agora sabe muito bem o que é: um terminal remoto modesto, funcional e absolutamente querido.
    Se você tiver um Atom, Celeron, Core 2 Duo ou outro equipamento antigo parado, a experiência pode variar conforme o codec, a rede, a resolução e o próprio hardware. Ainda assim, o teste custa pouco e pode devolver utilidade a algo que parecia encerrado. Se alguém tentar uma configuração semelhante, gostaria muito de conhecer os resultados.
    Abraços a todos!
    Links úteis
    Documentação do RustDesk para Linux - instalação e limitações no Linux.
    Releases oficiais do RustDesk - use uma versão estável atual, não um número fixo copiado de um post antigo.
    Requisitos oficiais do Bodhi Linux - referência para máquinas de especificação mínima.

Uma atualizacao: Apos testar com diversos Hosts e Thin Clients, a qualidade da rede, obvio, influencia muito na experiencia e a estabilidade da rede conta mais do que as velocidades de down/up.

E outra variavel que ficou muito clara: a qualidade do computador Host conta MUITO. Se ele tiver uma otima configuracao, o Thin Client pode ser o mais simples e antigo possivel que vai funcionar muito bem,