Boa tarde pessoal. Comprei um thinkpad T14, ele tem um i5 de 10° geração, com 16GB de RAM. Qual a melhor distro que eu posso instalar nele?
Eu recomendo o Linux Mint 22.3. é um sistema extremamente estável e fácil de usar.
Não existe melhor distro, é muito mais sobre gosto pessoal e afinidade do que outra coisa. Tirando isso, existem algumas opções mais comuns e boas, por exemplo o Ubuntu com várias de suas opções de interfaces gráficas (Ubuntu Gnome, Kubuntu, Xubuntu, Lubuntu…), Mint, Fedora (Gnome e KDE), Debian etc. Basicamente as outras distros são baseadas nessas com algumas mudanças de estética e funcionalidades.
Recomendo você a experimentar as distros por live cd para ver qual gosta mais.
As que eu utilizo são: Ubuntu 26.04 LTS, Fedora KDE, Kubuntu e ZorinOS.
Boa máquina, qualquer distro vai rodar bem nela. Teste o máximo que puder antes de escolher a sua, lembrando que a melhor pessoa para fazer essa escolha é você mesmo. ![]()
Muitas distros têm live CD, o que facilita bastante sua experiência.
Também sou iniciante no Linux. Há 6 meses me fiz essa mesma pergunta e experimentei várias distros no modo live. Estabeleci uma pequena rotina de 4 ou 5 tarefas pra fazer em cada distro (checar o básico do gerenciador de arquivos, conexão com Internet, simplicidade no acesso às configurações do sistema etc). Assisti um bocado de vídeo e acho que escolhi um pouquinho por simpatia tb.
Acho super aconselhável testar antes, e se você já tem contato com máquina virtual (só conheço/recomendo o Virtual Box) acho que vale muito a pena. Inclusive porque pode testar a instalação também.
Escolhi o Linux Mint XFCE e estou gostando mto da experiência. Muitos vídeos de instalação e pós instalação (no Diolinux tem um passo a passo especialmente bom; acho q a thumb faz referência à recuperação de computadores antigos), uma comunidade gigante (documentação farta pra vc ou pra IA ler), um sistema de atualização muito fácil, enfim praticamente uma estrada de asfalto lisa e bem sinalizada. Devem existir outras opções tão boas quanto (acho q ficar na base Ubuntu faz sentido) mas me parece que essa é uma das melhores pedidas.
MS.W11PRO
![]()
Sinceramente, vai de Linux Mint que é sucesso.
A melhor dica é: “Baixar e testar”, assim você terá a melhor conclusão.
16 GB de RAM e i5 10th geração. Sobra desempenho para qualquer distro. Fica a vontade, o menu é bem extenso. Recomendo essa leitura, abriu minha mente: DistroWatch.com: Put the fun back into computing. Use Linux, BSD..
Vai testando, mas honestamente, Linux Mint vai muito bem, distro fácil de usar e bem organizada.
Estou usando o Ubuntu 26.04 LTS e sem dores de cabeça.