Iniciante em C só que no MacOS: por que tão difícil fazer as coisas no MacOS?

Boa noite a todos!

Eu estou iniciando um curso de Ciência da Computação e sou semi-leigo em programação, digamos assim. Preciso utilizar C por conta do curso, porém pretendo aprender um pouco além do que o curso está oferecendo sobre C (tenho interesse em masterizar a linguagem em si). Porém minha ferramenta de trabalho é um MacBook Air 2017 e aqui começam os problemas.

No começo eu apanhei para conseguir descobrir o tortuoso caminho para conseguir um mero compilador de C e baixar a ferramenta de desenvolvimento da Apple manualmente depois do XCode não ter baixado por ele mesmo. Tudo isso tomou muito tempo desnecessário. Enfim eu consigo hoje rodar C hoje no XCode.

Só que eu queria aprender Linux também para um uso contínuo. Meu SSD tem apenas 128GB e eu queria me livrar do XCode que ocupa mais de 30 GB (seja lá porque não me permite baixar menos recursos).

Eu queria saber o que fazer. Eu queria mesmo era fazer um DualBoot - que no fim vai levar o mesmo espaço que o XCode sozinho - mas eu vi que é complicado feito o diabo para alguém que não manja direito sobre o que está fazendo (que nem eu). Tem que particionar um monte de coisa, uma para o SO da distro Linux, outra para swap, outro para sei lá o que, tem que instalar um negócio para seleção do SO quando inicializa em determinado lugar e eu fico perdido. Fico com medo de acabar detonando meu SSD e apagando tudo (e até dar um problema sério e ter que mandar arrumar o que eu fiz). Tentei rodar no pendrive, mas não consegui fazer um pendrive persistente, no máximo um bootável que está funcionando atualmente. Apesar dos tutoriais no YT, não achei nenhum que eu consiga entender todos os passos até chegar no persistente, sempre tem um “salto” em que eu acabo me perdendo.

Queria saber o que vocês recomendam, o que vocês acham. Usa o XCode mesmo ou faz uma partição Linux? Insiste no pendrive? Usa uma VM?