Iniciante criando home server com samba no debian 32bits

olá, segui esse tutorial do bard para criar um server de arquivos na minha pequena sucata sendo que o único diferencial é que não fiz o particionamento do sistema, está em uma partição tudo, gostaria de saber qual é o ip correto para acessar o server, eu tentei todos os endereços que encontrei no comando ip a e nenhum deu certo se eu tivesse que chutar onde está o erro eu chutaria em "[public] path = /path/to/your/files available = yes valid users = @everyone" estaria correto o path de arquivos nomeado assim?, segue o tutorial:

Para criar um servidor de arquivos com um netbook de arquitetura 32 bits, você precisará seguir estas etapas:

Instale um sistema operacional Linux no netbook. Você pode usar qualquer distribuição Linux que seja compatível com arquitetura 32 bits. Algumas boas opções incluem Ubuntu, Debian e Fedora.

Crie uma partição para o armazenamento de arquivos. Você pode usar o utilitário de gerenciamento de partições do seu sistema operacional para criar uma partição separada para o armazenamento de arquivos.

Instale um servidor de arquivos. Existem muitos servidores de arquivos disponíveis para Linux. Algumas opções populares incluem Samba, OwnCloud e Nextcloud.

Configure o servidor de arquivos. Você precisará configurar o servidor de arquivos para permitir que outros dispositivos na rede acessem os arquivos.

Aqui estão as instruções detalhadas para cada etapa:

Instalando um sistema operacional Linux

Baixe a imagem ISO do sistema operacional Linux que você deseja instalar.

Grave a imagem ISO em um pendrive usando um software de gravação de imagens.

Insira o pendrive no netbook e inicialize a partir dele.

Siga as instruções na tela para instalar o sistema operacional Linux.

Criando uma partição para o armazenamento de arquivos

Inicie o sistema operacional Linux no netbook.

Abra o utilitário de gerenciamento de partições.

Crie uma nova partição para o armazenamento de arquivos.

Formate a nova partição como ext4 ou outro sistema de arquivos de sua preferência.

Instalando um servidor de arquivos

Inicie o sistema operacional Linux no netbook.

Abra um terminal.

Execute o seguinte comando para instalar o Samba:

sudo apt install samba

Execute o seguinte comando para configurar o Samba:

sudo nano /etc/samba/smb.conf

Adicione as seguintes linhas ao arquivo smb.conf:

[public] path = /path/to/your/files available = yes valid users = @everyone

Salve o arquivo smb.conf e feche-o.

Configurando o servidor de arquivos

Inicie o serviço Samba:

sudo systemctl start smbd

Habilite o serviço Samba para iniciar automaticamente na inicialização:

sudo systemctl enable smbd

Abra um navegador da web em um dispositivo na rede.

Navegue até o endereço IP do netbook.

Você deve ver uma lista dos arquivos compartilhados.

Para acessar os arquivos compartilhados do servidor de arquivos, você precisará fornecer um nome de usuário e senha. Você pode definir um nome de usuário e senha para cada usuário ou pode usar um nome de usuário e senha padrão para todos os usuários.

Para definir um nome de usuário e senha para cada usuário, você precisará editar o arquivo smb.conf e adicionar as seguintes linhas para cada usuário:

[username] path = /path/to/your/files available = yes valid users = username

Para usar um nome de usuário e senha padrão para todos os usuários, você precisará editar o arquivo smb.conf e adicionar as seguintes linhas:

[public] path = /path/to/your/files available = yes valid users = @everyone

Após configurar o servidor de arquivos, você poderá acessar os arquivos compartilhados de qualquer dispositivo na rede.

Se vc não configurou o ip fixo durante a instalação, pode fazer isso agora e assim saberá o IP. Atualmente o IP deve ter sido atribuído pelo seu roteador, usando o DHCP, ou Dynamic Host Configuration Protocol ou Protocolo de configuração dinâmica dos dispositivos.

1 curtida

Eu joguei no bard como configurar o ip fixo e segui o tutorial, mesmo assim eu não sei qual dos ips é o correto eu testei com todos que aparecem no comando ip a e nenhum deu certo

As portas do firewall do servidor correspondente a conexão tem que estar aberta tanto para entrada quanto para a saída.
Se não estiver as portas a qual você quer conectar não estiver aberta para entrada e saída você não vai conseguir.
Roteadores também tem firewall.

1 curtida

descobri qual dos ips é o certo, mas não tenho conhecimento de linux então larguei o samba, me recomendaram o openmediavault pois disseram que e mais facil de mexer, vou tentar com ele, obrigado a todos

Todos os que vc for usar você terá que abrir porta no firewall.

Parece que meu debian veio sem firewall, pelo menos o comando que o gpt me passou não deu em nada pra ver se tava instalado agora eu fiz um downgrade pro 11 e veio menos coisa ainda, to por tentativa e erro tentando tudo que vejo na net KKKKK

O netinstall ele instala um sistema operacional mínimo do Debian, muita coisa você terá que instalar posteriormente a instalação pq não tem na instalação do netinstall. Provavelmente ate o firewall você terá que correr atrás de instalar.

Tem a outra versão que não é a netinstall que vem mais coisa instalada. Uma versão mais completa.

ajuda um iniciante: qual a diferença entre definir o ip fixo no roteador vs definir no próprio debian (/etc/network/interfaces)? obrigado

sudo ufw allow Samba

Dois jeitos de conseguir o mesmo resultado. Só que editando a configuração do computador vc consegue definir outras coisas (como servidor DNS) personalizadas para aquela máquina. A configuração do roteador fica sendo a mesma para todas as máquinas (falando de roteadores domésticos).

1 curtida