Inicialização do Linux Mint 19

Meu Linux Mint 19 parou de inicializar do nada (provavelmente após alguma atualização). Depois de aparecer o logo, que demora bastante até sumir, a tela fica toda preta e mais nada acontece. Não sei o que poderia fazer. Preciso de ajudar. Não tenho backup do sistema.

Eu utilizo um notebook Lenovo ideapad 320.

Tente ver as mensagens de inicialização do sistema pra pegar mais informações do que pode estar dando de errado. Remova a opções do kernel “quiet” e “splash”, no GRUB.

Fiz esse procedimento e não aparece nenhuma mensagem. Já vai para a tela toda preta e depois de muito tempo (4 ou 5 minutos) aparece essa mensagem de login, porém eu não faço ideia de qual é o usuário. Se eu der enter e digitar a senha em seguida aparece mensagem de incorreto/erro!

Não sei se poderia estar no modo texto (sem gráfico) e depois de longa espera a tela bloquear e aparecer agora digitar as credenciais…por isso aparece depois de um tempo…

16014902779493923678738970993905|375x500

É estranho não aparecer nada. Me parece que foi retirado apenas a opção “splash”.

A foto que vc mandou agora indica que não carregou a interface gráfica. Se vc conseguir logar por ali, pode tentar ver quais os serviços que tem erro com o comando:

sudo systemctl list-units --failed

Refiz o processo e apareceu as mensagens. Apareceu falha no carregamento do kernel e falha o sistema de login.

Tenta iniciar a interface gráfica com o comando

startx

Não consigo. Fica aparecendo essa mensagem inúmeras vezes.

Tô quase instalando o novo Mint 20 por cima desse, só não quero perder os arquivos.

É, parece que o problema é complexo. Precisa investigar os logs pra poder dar um diagnóstico.

Se vc estiver sem paciência, faça backup do seu diretório /home e já instala o 20.

2 curtidas

O que eu consegui fazer por último foi executar o startx. Tive acesso a interface, mas completamente “quebrada”.