Informções sobre Linux

Hj li uma chamado no sempre update, que diz que tem uma empresa que tá processando o Linux por ter copiado os sistemas Unix, e tá cobrando isso até da IBM e da RedHat. Não sei, mais parece que as coisas podem começar a ficar problemáticas para o sistema do pinguim, e o pior é que uns dias atrás o Stallman um radical e quer forçar todos a irem de acordo com os pensamentos dele, voltou a Free Software Foundation, também uns dias atrás vários servidores linux foram invadidos, e isso tudo após o retorno do Stallman a FSF, não sei se isso é coincidência ou não, mas me indago, será que tudo isso dos últimos dias pode indicar a queda do sistema do pinguim? (Eu realmente estou preocupado, e até pensando em voltar para o sistema da Microsoft)

5 curtidas

Não tem oq se preocupar com isso, Linux e comunitário praticamente não necessariamente pode ser extinguido
Outra coisa a Xinuos ta pra ir a falencia e logo agora que não tem nenhuma prova ta tentando indiciar algo…
Então continue em paz e fique longe do SempreUpdate

3 curtidas

ok, eu vou ficar longe do Sempre Update

1 curtida

Provavelmente você caiu em uma pegadinha de 1o de Abril.

:vulcan_salute:

3 curtidas

É real mesmo, tá aqui a alegação: https://regmedia.co.uk/2021/03/31/xinuos_complaint.pdf

Mas eles estão processando a Red Hat, porque não a Linux Foundation ou mesmo o Linus? :thinking:

Já perderam várias vezes e com certeza perderiam novamente, já que o Linux não tem nada a ver com o Unix, só foi inspirado.

E mais, eu diria que a Microsoft hoje em dia estaria do lado contrário, já que ela é a maior interessada no kernel Linux, bem como Google e outras gigantes.

Fora que o código já está tão difundido, que seria impossível a Xinous forçar todo mundo a pagar copyright caso vencesse.

Enfim, fique tranquilo @valadao.daniel85, isso é o que chamamos de patent troll, vez ou outro aparece uma empresa querendo processar algum projeto open source. Em 2019 queriam processar o Gnome e perderam.

6 curtidas

Linux acabar? Fiz uma reflexão sobre o assunto nesse vídeo:

2 curtidas

Tem grupos no Telegram que proíbem qualquer coisa q seja desse blog.

1 curtida

Seria porque a IBM teria usado/“copiado mas não feito igual” código do AIX (um sistema deles derivado diretamente do Unix, e não só “revertido”/inspirado) no Linux para dar vantagens competitivas ilegais às distros Linux para servidores IBM e ao RHEL.

Se eu me lembro bem, no processo original de 2003, foi concluído que, mesmo se isso tivesse acontecido, eles nem têm direito no Unix, e que quem tem é a Novell, uma empresa que hoje é “colega” da SuSE no conglomerado Micro Focus International.

4 curtidas

Se chama troll de patentes já atacaram o GNOME inclusive, Apple (uma gigante que batia de frente com a IBM) fez a mesma coisa com a MS que estava engatinhando e não deu em nada

Na verdade, de maneira geral, a única função da FSF é dizer o que é software livre e o que não é software livre, ela é responsável por eventos de pregação no deserto como a FLISol e só, ela não é responsável por nada relacionado ao Linux

Isso acontece diariamente no geral essas falhas acontecem por intermédio de algum software mal configurado como PHP, APACHE, DJANGO… não tem a ver com o Linux em si, mas com quem tá usando

Relaxa, primeiro que como observado os outros eventos não afetam o Linux em si, e segundo, como o @Capezotte disse quem tinha (e pode) reclamar é a Novell e pra ela tá de boas e por fim, quem tá sendo processada é a RHEL, a “empresa” responsável pelo Linux é a Linux Foundation

1 curtida

“Queda do Sistema do Pinguim”.
Grandiloquente, hein?

2 curtidas

Sempre tem os hipócritas… Será que estes tipos de empresas sozinhas conseguiriam abranger o Mundo e até fora dele, no universo, multiversos, alavancando a tecnologia a ponto de nós usuários comuns podermos usar computadores, satelites, consumo de midia, hospitais mais inteligentes, saúde, ensino, união a distancia e muitas vezes grátis como Bill Gates, Steve Jobs e Linus Torvalds fizeram?

Edited: Senão fossem por estes 3 Nomes, tudo que temos hoje seria apenas para um grupo muito estreito de pessoas, cientistas e pesquisadores… Então podemos ficar tranquilos que o Linux continuara entre nós por muito tempo, ouso dizer para sempre, enquanto existir a raça humana ou até depois dela. Edited/

1 curtida

Se vc leu toda a materia deve ter visto que isso aí é só uma ação que já foi tentada num passado distante e acabou não dando em nada. Então, respondendo sua pergunta sobre a “queda” do pinguim, não vai dar em nada isso aí. Famosa ação “pura perca de tempo”.

Anos atrás a IBM teve um arranca-cauda com a SCO. Esta processou aquela, alegando cópia ilegal de código do unix para fazer o linux. Ela perdeu a parada na justiça e agora o fantasma retornou.

Depois descobriu-se que a Microsoft usou a SCO para atacar o linux, naquela época quando nosso querido isfenicídio ainda era considerado inimigo das janelas. O que importa é que o processo deu em nada, até que…

A Xinuos - empresa que comprou os produtos Unix e a propriedade intelectual dos mesmos da SCO, tá levando a IBM e a Red Hat aos tribunais, com as mesmas queixas.

O pano de fundo agora seria a “concorrência desleal” por parte da IBM e Red Hat, pegando parte do mercado que a empresa possuía. Então haverá muito pano pra manga.

Mas se vale a pena ou não acompanhar, cada um que decida.

FONTE: SCO Linux FUD returns from the dead | ZDNET

Spoiler: vai resultar em nada.

2 curtidas

Exatamente. É o famoso “só pra inglês ver” kk

Peço ao moderador para remover essa minha postagem, acho que não deveria ter postado, me perdoa…

Relaxa q vc não é e nem será o primeiro q lerá 1 FUD e irá correndo compartilhar nos grupos de Linux. Uso Linux desde 2006 e direto aparece 1 assim.

3 curtidas

Não acho q vc deva remover. Vc postou algo e estamos opinando sobre. No meu caso como já conheço essa história sei q esse processo não vai a frente. Um caso parecido é a disputa da Oracle vs Google sobre uso de apis do Java.

O Richard Stallman e Free Software não tem nada a ver com o Linux a não ser quando alguém os coloca juntos

Código que nasce em GPL morre em GPL :penguin: :cold_face: