Informações sobre o próximo Linux Mint versão 20

Alguém tem informações sobre o Linux Mint 20, baseado na nova versão do Ubuntu?

Não. O pessoal do Mint não é de lançar ISOs diárias e também não comentam muito sobre o andamento do desenvolvimento do sistema em, dando mais destaque para os projetos do próprio Mint. Provavelmente na semana que vem devem postar mais um relatório mensal no blog deles, que provavelmente vai conter alguma coisa, mas as ISOs de testes só devem ser lançadas por meados de Junho, baseando-se nos outros lançamentos “.0”.

3 curtidas

Comunicação infelizmente é o calcanhar de aquiles do Mint, o que é uma pena para o que a distro representa. Como o colega citou acima, eles lançam o informativo mensal sempre no último dia do mês ou primeiro dia, então entre Quinta e Sexta devem falar alguma coisa.

Espero até que já saia uma versão Beta com esse comunicado. Eles seguem enviando commits no GitHub deles todos os dias.

Uma informação que pode não dar em nada, ou pode ser o início de algo extremamente promissor, foi esse fork que o Clem (líder e criador do Mint) fez:

O Ice é o aplicativo que a distro Peppermint utiliza para criar atalhos dos aplicativos webs os fazem rodarem como se fossem aplicativos nativos do sistema. Igual ao que o Chrome/Chromium permite fazer, mas de dentro do próprio sistema e inclusive usando o Firefox(!!!). Com o capricho que o pessoal do Mint tem com essas ferramentas, se isso se tornar uma ferramenta nativa do Mint será algo incrível! Bons exemplos são as ferramentas de Firewall e de Backup integrados ao sistema, o atualizador e gerenciador de pacotes com várias opções que não existem no Ubuntu, …

Esse fork me deixou bem animado!

1 curtida

Não são bons em marketing, muito menos em design (UI).
Fora isso o Mint é uma excelente distro!

Se vcs quiserem ficar por dentro e tals, tem o blog do projeto https://blog.linuxmint.com/, mas é meio parado mesmo, infelizmente.

Parece que querem reinventar a roda.

Não creio que seja “reiventar”, e mais uma boa lapidação.

Usando como exemplos os programas que citei: existem vários programas de Backup, mas aposto que nenhum é tão bem integrado do jeito que MintBackup é ao Mint. Mesma coisa do Firewall, o qual é possível ativar com praticamente um clique. São justamente por causa desses detalhes que o Mint é tão popular.

É claro que dá pra fazer isso no Chrome, mas o Chrome não é o padrão do Ubuntu/Mint - e nem está nos repositórios oficiais - e muita gente não sabe que essa função existe. Permitir fazer isso de forma nativa com o Firefox, que já vem pré-instalado, de um modo fácil e direto pelo sistema, é completamente outro nível.

Até entendo mas acho que a Mozilla tinha que fazer algo nesse sentido também. Chromium está nos repositórios e dá para fazer com ele. O que me desperta curiosidade e que daria para recriar o Chrome OS com ele fazendo com que a maioria dos apps seja webapps.