Informações sobre HD ssd

Comprei um SSD 480GB para colocar no notebook, irei instalar o KDE NEON que é o que eu uso, tem alguma configuração ou cuidado especial ou é igual ao HD tradicional.

Obrigado pela ajuda

Não, Ubuntu e derivados tem o TRIM ativo por padrão.

1 curtida

Valeu pela ajuda,
Obrigado

1 curtida

Dependendo da distribuição vai ter que ativar o trim mas como o @anon48453804 comentou distros baseadas no Ubuntu já ativa por padrão depois da instalação

2 curtidas

Vocês sabem se é necessário ativar o TRIM no openSUSE tumbleweed ?

1 curtida

Recomendo usar o sistema de arquivo f2fs, utilizo aqui com SSD Samsung e tive uma melhora considerável pelos testes de disco que efetuei comparando com ext4 e btrfs, claro que isso pode variar de máquina mas vale a pena vc testar. O único ponto negativo é se for utilizar o grub terá que criar o /boot com um sistema de arquivo compatível ou utilizar outro bootloader como eu faço. Em relação ao TRIM recomendo ativar o Periodic TRIM em vez do Continuous TRIM assim como a Red Hat recomenda, pode ler mais sobre o trim no site da mesma.

2 curtidas

Sim é só criar um script para rodar diariamente (ou semanalmente se preferir) pelo cron como mostra nesses artigos:

https://commitlinux.com.br/index.php/2016/06/20/o-que-e-trim-e-como-ativar-no-linux-para-sua-unidade-ssd/

2 curtidas

Muito obrigado pelo tutorial, estou planejando comprar um SSD agora em agosto para instalar meu openSUSE de volta (estou afastado de distros de linux que não rodam exclusivamente em live desde 2014 quando meu segundo HD queimou e eu desisti de mexer na estrutura de arquivos das partições que já tenho no windows) e essa será a minha primeira experiência com linux em SSDs.

1 curtida

Se você utilizar o Btrfs não, mas se utilizar EXT4 será necessário.

2 curtidas

Como eu Sei que o TRIM está ativo no meu sistema linux ?

Este tópico foi fechado automaticamente 365 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.