To testando o Elementary OS e me deparo com o problema de que os indicadores de aplicativos como o OBS Studio e SimpleScreenRecorder não aparecem no painel. Pode ser que outros também não apareçam, mas não testei. Tem um tutorial no blog Diolinux mesmo, que diz que para corrigir o problema bastava instalar uns pacotes e reiniciar a sessão, fiz isso mas não resolveu. Se alguem tiver a resolução do problema, por favor.
@NooFace da uma olhada nessa dica do Diolinux, comigo funcionou:
No meu caso alguns ícones ficaram duplicados, então segui a dica abaixo e também resolveu:
Link da imagem da dica: Indicadores wireless duplicados na tray do elementary OS "Hera" 5.1 - elementary Brasil
Espero que te ajude!
O elementary OS 5.0 Juno infelizmente não trouxe suporte aos aplicativos que rodam um ícone indicador na bandeja. Provavelmente isso foi feito para que não houvessem ícones que desarmonizassem com o tema de ícones do sistema.
Então, se você precisa trazer essa funcionalidade de volta por causa de algum app que usa e tem ícone indicador na bandeja, faça o seguinte, abra o terminal e copie, cole e rode cada linha de comando abaixo uma a uma
mkdir -p ~/.config/autostart
cp /etc/xdg/autostart/indicator-application.desktop ~/.config/autostart/
sed -i 's/^OnlyShowIn.*/OnlyShowIn=Unity;GNOME;Pantheon;/' ~/.config/autostart/indicator-application.desktop
wget http://ppa.launchpad.net/elementary-os/stable/ubuntu/pool/main/w/wingpanel-indicator-ayatana/wingpanel-indicator-ayatana_2.0.3+r27+pkg17~ubuntu0.4.1.1_amd64.deb
sudo dpkg -i wingpanel-indicator-ayatana_2.0.3+r27+pkg17~ubuntu0.4.1.1_amd64.deb
Obs. Mas tem um bug ao fazer isso, o ícone do bluetooth da bandeja (caso você tenha bluetooth em sua máquina) não aparece mais (o espaço fica lá e os controles ao clicar também, mas o ícone não apareceu mais). Se quiser desfazer isso, basta renomear ou apagar o arquivo que foi criado “indicator-application.desktop”. No exemplo abaixo vou renomeá-lo usando o terminal adicionando um “.old” no final, isso deve resolver.
cd .config/autostart
mv /indicator-application.desktop indicator-application.desktop.old