Indicadores Diolinux Plus - outubro 2019

Dando continuidade ao tópico Top 10 Membros mais participativos do fórum! em conversa com o Dio, ficou combinado de mensalmente mostrarmos alguns números dos bastidores, visando mostrar o quão estamos crescendo, como comunidade, e ajudando cada vez mais aqueles que precisam.

Começando pelo top 20 usuários mais ativos, o @Lissandro continua imbatível :laughing::

Observem que em 20 pessoas, apenas 2 possuem autenticação de dois fatores (para habilitar, basta acessar as preferências de seu perfil e seguir os passos)

image

Tópicos com mais cliques:

Número de novas páginas visitadas por pessoas não logadas

Novas inscrições nos últimos 30 dias

Número de novas páginas visitadas por pessoas logadas

Likes dados

Tópicos criados por dia

Páginas visualizadas - total

6 Curtidas

:joy: :joy: :joy:
Eu gostaria de ser mais ativo aqui no fórum

6 Curtidas

Gente, ativem a autenticação em dois fatores em todos os serviços possíveis que utilizarem, pelamordedeus

3 Curtidas

eu nem sabia que tinha 2FA aqui no site. já estou ativando, valeu a dica!

3 Curtidas

Gostei de ver os dados.

Não sou tão ativo como gostaria, mas em breve estarei ajudando mais a comunidade diolinux tanto como a comunidade linux

3 Curtidas

eu achei que eu tava ativo demais… tem uma galera hard core d+ por ai

4 Curtidas

Não sei o que estou fazendo aí :joy::joy:. Quero começar a ajudar mais o povo aqui, pena que eu não sei muito.

Curiosidade: acredito que esse anon seja o DrakoFrost, já era um dos personagens recorrentes no fórum.

3 Curtidas

Interessante ver as estatísticas do mês, é como monitorar a saúde do forum!

Porém, na minha opinião, não faz sentido no monitoramento mensal mostrar números acumulados desde o início do forum, como os itens Tópicos com mais cliques e os Top 10 Membros mais participativos do fórum! Eventos de meses anteriores influenciam em muito esses números, fazendo-os perder o sentido. Vejam por exemplo o nosso colega que pediu para ser apagado do forum dois meses atras, ainda consta como top 10!

Também achei de grande coragem de vocês a divulgação desses números, principalmente com um tópico especial para os usuários mais participativos. Rankings como esse estimulam a competição e pode gerar descontentamento de diversos usuários. Sabe como é a mente humana e o ego: cada um acredita que é o melhor e o ranking mostra quem é o melhor dentro de métricas estabelecidas, podendo gerar insatisfação e ações de defesa do usuário.

1 Curtida

Os dados do tópico com mais cliques são realmente referente ao mês, pegam um intervalo de 30~31 dias, dependendo do mês, não está acumulado, são cliques reais mensais:

Quanto aos participantes, realmente não há como mensurar por mês (limitação da plataforma), deixando visível que ex membros faziam bastante acessos.

O nosso intuito é sermos o mais transparente possível, visando mostrar as participação de cada um e, de certa forma, incentivar para que a cada dia possamos crescer mais.

Lembro que no tópico que o Dio crio eu não apareci no ranking, não fiquei chateado, apenas procurei buscar mais informações e ajudar mais pessoas :smile: espero que todos vejam dessa forma (assim como o Lissandro, Grimpop e o RamonVSBR mostraram interesse acima).

4 Curtidas

Quanto mais segurança, melhor (mesmo que perca um pouco de praticidade) :slight_smile: :v:

1 Curtida

Salve pessoal, tudo beleza?

Já participei de diversas comunidades e divulgar esse tipo de informação sempre vai gerar controvérsia porque uma parcela do público vai pensar “nossa… nunca vou alcançar fulano” e isso pode gerar todo tipo de comportamento não muito positivo.

Por outro lado, divulgar esse tipo de conteúdo também tem o poder de fazer com que algumas pessoas pensem “nossa… como eu posso melhorar?”. Competitividade faz parte do código fonte do ser humano e como uma comunidade é bastante importante que cada um aprenda a lidar com isso.

Este fórum é de longe a comunidade mais equilibrada que eu tive contato desde que aprendi a acessar a internet e dada a forma como vejo as coisas se encaminhando, acredito que vai continuar assim mesmo com o crescimento acelerado que vem apresentando.

P.s.: estou de olho em você @Lissandro :laughing:

P.s.2: tinha marcado o Lavrudinho, mas queria marcar o Lissando :stuck_out_tongue:

:vulcan_salute:

3 Curtidas

:joy: :joy: :joy:

Sobre essa lista dos usuários: Sempre levo na brincadeira, já que o importante é ajudar as pessoas :slight_smile: :v:

3 Curtidas

To ali igual ao Vasco, meio de tabela haushahusaa.

1 Curtida

Autenticação em dois fatores é extremamente importante.

PORÉÉÉÉÉM, usem sempre dois métodos de autenticação e não cometam o mesmo erro que eu. Todas as minhas autenticações em dois fatores estavam vinculadas ao meu número de telefone, esses dias meu celular foi furtado, o chip foi junto, perdi acesso a tudo. Se, além do número de telefone, eu tivesse usado outro método de autenticação como um dispositivo de confiança ou códigos de recuperação, nada disso teria acontecido. FICA A DICA.

3 Curtidas

Saber muito não é o principal. Você sempre vai saber algo que alguém não sabe.

Mas ao invés de esperar alguém aparecer com uma dúvida pq vc não escreve um tutorial sobre algo que você sabe? Seria muito bom e com certeza ajudaria alguém

2 Curtidas

Eu recomendo usar o 1Password, ou Authy, ou algum serviço do tipo, pq aí utilizando a extensão fica bem prático.

A parte mais complicada foi configurar e alterar as senhas, pq é um trabalho bem manual, mas depois é tranquilinho :wink:

1 Curtida

Não tivemos aderência, ao menos para as pessoas que mais usam, no próximo relatório estará da mesma forma.

:pensive:

Acredito que possa ser por não saberem que essa senha só é solicitada em um novo login. Digamos que você vai utilizar uma máquina diferente ou trocou de celular e deseja logar no site, para esse caso solicita (pois deseja confirmar se é realmente você). Eu pensava que me solicitaria essa segunda senha todos os dias, mas não é o que acontece.

2 Curtidas

Ativar a autenticação em dois fatores não custa nada. É como diz o ditado: “É melhor prevenir do que remediar” :slight_smile: