Indicação de distro user-friendly Para Novatos em Informatica(Literalmente)

Sei que eu ja postei um comentario parecido com esse,mas nesse caso Estou pedindo Uma Sugestão de Alguma Distribuição Para “Novatos em Informatica”

Alvo:Idosos e pessoas que não sabem Utilizar uma maquina normalmente(duvidas,complicações e dificuldade de usar uma maquina normalmente)

Escrevi Este topico por conta de alguns eventos que eu ja Presenciei com alguns familiares:

  1. Um novo computador para a minha avó Na Famosa Casas V****(Family-Friendly),eu avia escolhido um Dell Inspiron 15(e o vendedor querendo vender outro positivo -_-)

Especificações:Intel Core i3-6006U(Skylake),4GB de memoria RAM DDR4, HD de 1 Terabyte 5400RPM e uma licença do Windows 10 Home

(Comparado ao antigo Positivo dela com Celeron 430 e 1gb de ram que chorava pra rodar windows XP, isso era uma maravilha)

não sei se a minha escolha foi terrivel ou todos os recursos que tavam ja pre-instalados naquele computador o deixou lento
(Mais meia hora pra so ir para tela de login em um computador novo?!)

  1. Um desktop meio instavel(quando diziam que o windows 10 dava alguns problemas em maquinas antigas eu não estava achando que era ao ponto de ter chance de nem inicializar o sistema)Era um Hp Compaq 6000 Pro Microtower
    Especificações: Intel core 2 duo e8400, 4GB de ram ddr3 com um HD de 320 GB 5400RPM
    raramente isso acontecia mas quando acontece perde tudo do windows,simplesmente o sistema morre quando atualizo o mesmo

Sem sombra de dúvidas vai no Linux mint

1 curtida

o Famoso Linux Menta tá ai pra isso

1 - Deepin
2 - Mint

Sem dúvidas, são os mais indicados.

1 curtida

Máquinas datada é de Xfce para menos. O que seria um novato em informática. :thinking:

Mint é muito bom, mas o Zorin também é interessante.

Não tenho dúvidas que o Mint seja o mais indicado, porém antes pergunto: elas estão acostumadas já ao Windows, ou nem isso?

Qual o uso dela? O endless os full foi feito pensando nesses casos, no entanto a dependência do flatpak pode tornar inviável o uso dele

Eu vi muita gente recomendar o Endless OS para esse tipo de caso. Linux Mint serve para quem é novato em Linux mas conhece um pouco o Windows. Agora para novatos em informática em geral, eu recomendo o Endless OS. Ele é extremamente simples e deve ser um ponto de partida para quem não sabe nada de informática e provavelmente deve boiar quando disser “Faz Control Cê e Control Vê”

4 curtidas

Considere também o Solus Budgie!

2 curtidas

o mint como já falaram…

se for para uso diário não terá terá problema …

e normalmente a atualização não precisa de intervenção do usuário

“pq segundo a filosofia do arch você pode montar um sistema para cada usuário e blablabla”

HAHAHAHHAHA

1 curtida

mais ou menos
parece que o calcanhar de aquiles desses computadores são o HD 100%

O jeito “To bem To Zen”(instalador zen) tbm serviria,mas como é uma distro meio complexa
pensei mesmo numa Baseada no Ubuntu/Debian

1 curtida

minha avo utiliza pelo que eu vi no maximo um jogo de paciencia,ver email,utiliza o office e pesquisa algumas coisas na internet

ja a minha mãe seria mais pra impressão(varias impressoras),maquinas de bordado(embird e wilcom) e Armazenamento de Matrizes,resumindo Um Atelier

foi mal, já recomendei o mentakkkkk

Como o colega @swatquest citou acima, a opção de atualização automática, sem intervenção do usuário, é um recurso interessante para quem tem pouca experiencia e tempo com informatica, que o Linux Mint possui desde a versão 19.2 Cinnamon.

Computador bem datado que era da minha irmã e agora minha mãe utiliza e o netbook da minha irmã, estão rodando o Linux Mint 19.2, habilitei as atualizações automáticas e deixei com a cara do Windows 10, nenhuma das duas nunca me procuraram com dúvida referente ao sistema e mexem no mesmo diariamente…

Estou pensando em atualizar o Mint delas para o 19.3, quem sabe esse final de semana…

1 curtida

Aff… tava copiando o link prá postar! :joy: :joy:
Recomendo o Endless também.

1 curtida

:joy: :joy: :joy:

Quando li o título do tópico, lembrei imediatamente desse vídeo :slight_smile: