Olá estou precisando de uma distro focada em produção de áudio e vídeo. Recentemente abandonei minha Rádio Web da qual necessitava 100% do Windows, hoje não necessito dele, e apesar de conhecer muito bem o mundo linux, como terminal e outras coisas, preciso focar em reaprender a fazer as coisas. Como sou locutor, e também produtor de conteúdo para YouTube e meu blog, precisarei de algumas coisas que são fundamentais e essenciais para começar.
A primeira delas é um bom editor de áudio com suporte a plugns e uma edição rápida e satisfatória, conheço o Audacity.
A segunda é um bom editor de vídeo que aguente uma GPU fraca como uma GeForce 210 1GB. Minha edição pode ser intermediária sem muitos efeitos, mas com rapidez na renderizar um vídeo. Meu editor de vídeo era o Vegas, já conheço o Kdenlive, já até comprei curso aqui inclusive, mas aceito outras sugestões que se parecem ou possuem algumas semelhanças.
Edição de imagem não precisa ser a mais top que exista, só para fazer baners, capa de vídeo, e imagens para o Facebook.
Minha configuração é um i3 3220 com 4GB de ram, e uma Geforce 210 de 1GB e duas placas CMI8736.
Aceito qualquer sugestão, já conheço o ubuntu stúdio mas não curtir a interface usada, então qualquer sugestão será valida!
Praticamente qualquer distro te serve - o importante é isso que o Daigo mencionou, o uso de um kernel otimizado, um low latency/real time ou mesmo o Xanmod (que tem me atendido bem na renderização de vídeos via Kdenlive, num lap mais fraco que o teu).
Pra imagens, o de sempre: Gimp e Inkscape; pra áudio, Audacity; pra vídeos, pode testar o DaVinci pra ver se com essa GPU ele se dá bem
Grato a todos!! Sobre a edição de áudio conheço o audacity, quais plugins vocês recomendam? Visto que o Sound Forge que é o programa que utilizo, usa os plugins da waves, e não sei se é compatível com o audacity, pelo menos nunca testei, pois são plugins vst. Não sei se há compatibilidade com ele. Mas com relação acho que seria util. estou baixando a iso pra testar.
Olha, atualmente eu não uso mais VST, mas há opções mais profissionais que usam esse tipo de plugin sim, como Ardour e LMMS. Vale a fuçada no fórum e nos buscadores!
Desculpe coloquei o chipset errado é CMI8738, acredito que possa ter sim suporte, obrigado a todos pelas dicas. Deixo aberto para dicas de softwares caso alguém se lembre de algum.
Opa, então acredito que o problema seja pq tava em ide e não ahci e estava em efi. Por isso não deu, estou reinstalando pra ver se vai funcionar. Se não volto aqui.
Estou tentando instalar, ele finaliza a instalação, mas dá erro no grub, o pendrive está em gpt, a bios é efi, em AhCi e nada de instalar o tiger os. Não sei mais o que fazer.