Indicação de distro para micro modesto

Ola eu estou atualmente utilizando o windows 10 home single language x86 , meu hardware e : placa mae . asus p5k se/epu , processador . Intel core 2 duo e7400 , 4Gbs 2x 2Gbs Markvision ddr2 800Mhz , placa de video . Xfx Radeon hd 4770 , 2x Hdd samdung 160Gbs , bom o principal e isto , eu estou utilizando sistema em arquitetura 32bits pois a bios da minha placa mae esta desatualizado e so vou atualiazar ela assimq chegar o meu processador q eu comprei um core 2 quad q9400 , ai irei instalar o sistema com arquitetura 64bits , bom estou aqui pelo motivo a qual quero para sde usar o windows e migrar para o linux mas como nao conheço muito sobre o linux peço a ajuda de voces para me indicarem uma versão aqual eu poderia começar a usar eu vi um pouco sobre o ubunto 19.10 e gostei , mas nao sei tambem se meu hardware roda ele de forma legal , meu tipo de uso e gamer , mas como podem ver pelo meu hardware eu so jogo jogos velhos ate ali de 2013 dependendo se rodar alguns de 2014 , e mecher com programação quero muito aprender a programar , e como eu estou tendo alguns problemas com o windows principalmente com o windows defender e tambem nao gosto muito de windows queria migrar para uma plataforma mais funcional e que seje boa para minha ultilição , entao quero migra para o linux . Agradeço se puderem me auxiliar nesta duvida . caso tiver versao diferente que seje melhor para programar ou jogar melhor ainda tenho 2 Hds para sistemas operacionais entao instalo em cada um deles e ate melhor para mim . agradeço o auxilio de voces

Bem vindo ao fórum @D4N13L!

Essa é uma pergunta que não há uma resposta exata e é bem corriqueira por aqui, existem indicações, porem terá que testar para saber quais mais te agradam.

Recomendo dar uma olhada nos tópicos abaixo (está notebook mas também se aplicam aos desktops):

link de pesquisa: Micro antigos ou Note antigos

Deixo também uma sugestão de outro tópico:

Para não gerar respostas duplicadas, esse tópico está sendo fechado.

3 Curtidas