Indicação de distro linux

Pessoal to tentando mudar para o linux sempre usei windows e já pedi indicação de distros me indicaram o mint o deeping e o zorin, o mint tem 3 versões não sei a diferença, não curti muito não, não consegui usar a saída frontal do pc quando ligo a caixa de som no painel frontal o headphone para de funcionar ai para funcionar de novo tenho que desplugar a caixa, não posso escolher qual dos dispositivos eu uso através de um painel, queria usar um emulador de controle de 360 e não consegui me indicaram o SC Controller mas não funcionou, o controle não foi reconhecido em questão do áudio me indicarão o PavuControl e o PyAudio Selector e nao funcionaram, sera que poderiam me ajudar com essas questões, gostei do linux por causa da fluides eu abri um jogo e mexi no navegador normalmente e não travava já no windows se eu fizer isso trava tudo, queria indicação de outras distros e também solução para os problemas acima e a diferença entre as distro do mint que eu não entendo, já ia me ajudar muito, obrigado desde já.

Ubuntu. A distro normal do site ubuntu.com.
Pega a versão 19.10.
Seja feliz.

2 curtidas

Também recomendo testar o Pop! OS 19.10 jogo no Steam com um controle de Xbox 360 wireless nele sem problemas.

1 curtida

Vai de Big Linux, melhor opção.

Seguinte, vamos tentar endereçar os problemas individuais, afinal é possível que vários deles continuem independente de distribuição.

Reconheço que parece confuso. Eu mesmo também não sabia a diferença entre Cinnamon, XFCE e MATE. Mas caso queira insistir com o Linux Mint, o diferencial dele é justamente o Cinnamon. É o que mais parece o Windows 7 embora seja um pouco pesado em PCs mais antigos. O XFCE é um pouco mais leve porém tem uma usabilidade levemente diferente, já que o Mint tentar aproximar os três para ter uma usabilidade só. O XFCE sem ser o do Mint é drasticamente diferente. O MATE é um caso parecido ao do XFCE mas explicando de forma fácil, ele só é um motor diferente para fazer basicamente a mesma coisa.

As principais distribuições Linux usam o PulseAudio para gerenciar as saídas de áudio. Como você mesmo comentou, é recomendado usar o PulseAudio Volume Control, mais conhecido como Pavucontrol. Só que também é necessário selecionar a saída de áudio da mesma forma como é feito no Windows. Se for HDMI, precisa trocar o perfil na aba configurações do Pavucontrol. Caso seja trocar entre saída frontal e traseira, a aba de saída tem uma opção lá para selecionar entre Headphones e Line Out, como é o meu caso.

Mas o Pavucontrol pode não vir instalado em algumas distribuições. Não sei se é o caso do Linux Mint.

Caso você já tenha um controle original de Xbox 360, é só conectar o seu adaptador e a Steam instala drivers necessários para isso. É a melhor forma de instalar drivers Xinput que posso recomendar. Agora se for um outro controle, a Steam faz essa simulação para jogos na Steam. Para jogos fora da Steam, vai depender muito do jogo em sí dar suporte para outras APIs fora Xinput. Mas também é possível usar a própria Steam para mapear os botões do controle para teclas do teclado para esses jogos que não dão suporte. Funciona muito bem e é o que eu recomendo.

Em questão de drivers, o Linux Mint, Pop!_OS e Manjaro são alguns que recomendo. A inteface de desktop pode mudar bastante, afinal esses também oferecem interfaces variadas. O Linux Mint tem o Cinnamon que é muito parecido com o Windows 7. O Manjaro também dá a opção de Cinnamon. Já o Pop!_OS só oferece outra interface que se chama GNOME. Essa é muito diferente do Windows e pode levar algum tempo para se acostumar. Mas existem outras bem bacanas, como o Regata OS que é feita por Brasileiros e também parece o Windows 10 por usar outra interface de desktop chamada Plasma. Esse tem uma loja bem convidativa e já tem uma camada de compatibilidade windows chamada Wine pré-instalada. Aliás, o Regata OS replica o Windows até na hora da instalação. Uso o Regata OS aqui no meu Laptop e recomendo bastante para iniciantes.

1 curtida

Tem várias distros legais, vai muito de gosto, o ideal seria testar algumas. Além das citadas seria interessante testar o Deepin, Manjaro e OpenSuse.

Muito obrigado, vou testar essa regata OS, em questão do áudio fiz o que você disse para selecionar o audio mas ta a mesma coisa só funciona se desconectar uma das entradas, e em questão do controle eu queria saber se existe algum programa externo para para simular o controle de 360 como o x360ce faz, mas se não tiver não tem problema eu faço um dual boot com windows para só jogar alguns jogos nele.

Mudar de sistema operacional tem esse problema da curva de aprendizado. Ninguém nasceu sabendo operar o windows ou o android, mas é importante ter paciência e aprender como é feito. A maior causa de falha de adaptação é quando a pessoa quer fazer aquilo que fazia no outro sistema da mesma forma no novo sistema.

No Linux há muito do “dilema da escolha”, foi até assunto de um vídeo do Dio. Tem tanta coisa diferente que você pode escolher, que há estafa cerebral só de pensar em escolher tantas coisas diferentes. As principais distribuições recomendadas para os iniciantes já diminuem bastante esse leque e costumam oferecer poucas opções. No mint, essas três opções são apenas opções de ambiente gráfico. Enquanto no Windows o ambiente gráfico muda apenas de versão para versão (win 7 diferente do Vista, que é diferente do 8, diferente do 10), no Linux há muitas opções, inclusive não usar! A minha preferida é o KDE plasma com diversos recursos e possiblidade de customização, e depois XFCE com a simplicidade.

O Pulseaudio é uma ferramenta extremamente poderosa, dá para fazer o impensável com ela! Dá para tocar num computador e ouvir no outro, dá pra tocar em dois computadores ao mesmo tempo sincronizado, em duas placas de som juntas, ou ainda dividir as saídas e escolher qual sair nas caixas de som e qual no fone de ouvido. Porém eu também já tive problema com a parte “inteligente” dele e a dica é sempre usar o pavucontrol e paprefs.

1 curtida

Cara, agora eu fiquei encucado. Como é esse seu setup exatamente? O Perfil na aba Configurações do Pavucontrol está mostrando o quê? Quais são as outras opções? Quais são as portas disponíveis na aba de saídas?

Cara não querendo ser ignorante, mas todo mundo sempre fala isso em questão do áudio que da para fazer isso e aquilo mas ngm explica como que faz.

vou te mandar uns prints

Assim, o que precisa ser feito para trocar de saída pode variar de acordo com o hardware. A forma que eu fizer no meu hardware pode ser bem diferente do que para você, então recomendo dar uma olhada na parte de perfis do áudio interno. Ali provavelmente não vai trocar entre frontal e traseira se for minimamente parecido com o meu mas somente se for para trocar de P2 para HDMI e tals. Mas talvez seja o caso então dê uma olhada nos perfis

já mexi ali e não funciona

Uma vez que você instalou o paprefs, fica bem fácil. Veja o tutorial para tocar o som em outro computador:

Este tópico foi fechado automaticamente 365 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.