Tenho um notebook com processador Intel i3, 4GB de memória RAM e um HDD de 1TB. Parece que posso adicionar um SSD e mais um pente de memória nesse notebook e é o que pretendo fazer no futuro, um SSD que melhorará substancialmente o desempenho e um pente de 4GB de RAM extra para quando eu quiser fazer algo que exija mais desse recurso.
Bom, existem certos programas que fazem mais uso do processador do que da memória RAM. Infelizmente não dá para trocar o processador.
Sei que o incremento de mais memória RAM e um SSD não vão transformar meu i3 unm i5, mas, por exemplo, um programa que normalmente gasta 25% do meu processador, se eu colocar mais memória RAM e um SSD nesse computador, o gasto do processador pode diminuir um pouco, por exemplo, esse mesmo programa passaria a usar somente 20%?
1 curtida
Sobre o SSD, não é que o processador ficará mais rápido ou que vai processar menos, mas os dados podem chegar mais rápido nele. Isso pode sim reduzir o tempo total de algumas tarefas, especialmente aquelas que leem ou escrevem muita coisa em disco. Por exemplo, converter um vídeo e compilar e/ou instalar um programa grande são tarefas que exigem muito do disco, e que podem ser feitas mais rapidamente se o disco for mais rápido.
É o famoso “Bottleneck”, ou seja, não adianta o processador processar muita coisa se o disco não consegue ler/escrever na mesma velocidade, e também não adianta ter um disco super veloz se o processador não for tão rápido. Mas no geral, eu apostaria que haveria uma redução do tempo de várias tarefas e principalmente nas coisas do dia-a-dia, como abrir programas, carregar o sistema, …
Já a RAM é mais complicado. Aumentar a quantidade memória não significa necessariamente aumentar a velocidade da mesma, a não ser que tenha aquelas configurações de multi canais, que melhoram um pouco o desempenho. O que vai melhorar, e muito, é a capacidade de coisas que você vai conseguir fazer ao mesmo tempo sem que o sistema trave e passe a usar o Swap. Se o sistema está utilizando o swap constantemente, isso vai melhorar muito a sua vida.
Perceba que nos dois casos o processador pode passar a ser usado ainda mais, porque os dados podem chegar mais rápido. Mas isso é bom.
3 curtidas
Obrigado pela resposta.
Falando nisso, quando eu transfiro qualquer coisa, especialmente muitos dados, o computador praticamente trava e só fica usável depois que tudo for transferido.
Tenho um notebook de literalmente 10 anos atrás e nunca vi isso nele.
Sério? Isso é contra-intuitivo, mas OK.
@rasolar e ainda tem uma outra questão. Notebooks, pelo menos a grande maioria dos intermediários ou básicos/de entrada, vem sem placa de vídeo dedicada. Logo, parte do consumo do processador pode ser por causa de vídeo também. Em desktop isso é bem mais fácil de ver. Se você tiver um processador de entrada e não tiver placa de vídeo offboard, quando você coloca uma placa boa, é bem nítido a aliviada que dá no processador em alguns casos.
Na prática, vejo isso que citei acima, no meu notebook (que tem um i3 e vídeo onboard intel). Quando vejo vídeo de alta resolução no youtube, o processador dá uma boa trabalhada a mais.
No mais, o Bruno já explicou bem a questão. Mas, se for para fazer alguma alteração, eu ficaria com o SSD. A diferença no uso do pc, nas mais variadas tarefas, será bem visível. Memória ram, se você realmente não tem necessidade de mais, eu não mexeria com isso não. Tendencialmente, memórias de notebook são um tanto mais caras.
2 curtidas
Obrigado pela explicação!
Sei que você também terá menos consumo da carga de bateria.
1 curtida
Sim, o processador está lá para ser usado mesmo. O problema é quando é utilizado sem necessidade, por bugs, …
1 curtida
Quando o sistema está escrevendo ou lendo algo do disco, ele dedica um “thread” para essa tarefa. Se você tem núcleos “sobrando” um deles vai ficar ali naquela tarefa esperando o disco gravar pra ele mandar mais informação. No monitor de recursos, isso vai ser mostrado como se o núcleo estivesse sendo usado (alguns monitores usam até uma cor diferente para isso, no plasma é descrito como “Espera E/S” ou espera de entrada ou saída)
Se tiver outras tarefas, o kernel vai ter que ficar gerenciando toda essa manobra por interrupções, o que diminui a eficiência do processamento.
Resumindo a resposta: Se o programa não usar o disco, o desempenho será o mesmo. Mas se houver uso intensivo do disco, você sentirá uma pequena melhora no desempenho da aplicação em termos de processamento de CPU.
2 curtidas