Incompatibilidade entre Ryzen 3 2200g e Linux Mint ou Ubuntu

Prezados,

sou usuário novo no mundo Linux. Estou querendo montar um desktop para rodar Linux Mint ou Ubuntu com SSD. Procurando por um processador com um bom custo/benefício cheguei ao Ryzen 3 2200G ou 3200G. Ambos vêm com placa de vídeo Vega 8 integrada.
Entretanto, no site da AMD só aparece a opção de drivers compatíveis com o Windows 10. Isto despertou minha dúvida se há alguma incompatibilidade entre Ryzen 3 2200G ou 3200G com distribuições Linux, principalmente Linux Mint ou Ubuntu, que são aquelas com as quais pretendo trabalhar. Em alguns fóruns citaram a existência desta incompatibilidade, mas não ficou muito claro se o problema seria com a Vega 8 integrada ou mesmo se este problema já teria sido resolvido.

Conto com a ajuda de vocês.
Abraços,

Tem distros em que funcionam out-the-box.

Olá, @tigcs! Bem vindo ao fórum!

Os drivers AMD já vem junto com os repositórios dessas distros, mas dá pra instalar os drivers disponibilizados pelo site da AMD também, caso precisar (https://www.amd.com/en/support/kb/release-notes/rn-prorad-lin-18-20).

Eu não tenho um PC com AMD, mas pelo o que eu leio os HWs da AMD tem ótima compatibilidade com o Linux, tendo muito mais suporte do que os da NVidia em muitos casos.
Por exemplo, a opção padrão dos PCs vendidos pela System76, empresa que desenvolve o PopOS, é justamente o Ryzen 3 (https://system76.com/desktops/thelio-r1/configure).

Recomendo esse post no site do Diolinux para mais informações sobre os drivers da AMD:

1 curtida

Amigo tenho o ryzen 3 2200g e ja utilizei o mint e não tive problema nenhum, geralmente so tem problemas quem usa um kernel antigo, não é o caso da versão mais recente do mint.

1 curtida

Mas da pra usar driver mesa? Amigo meu tem um ryzen 5 2500u com Vega 8, uma vez ele reclamou de o cinnamon está rodando sem usar a gpu! Mandei ele botar o mesa(sempre vem instalado, mas msm assim mandei, pq achei estranho), dps disse mas nunca tive notícias!

Se tiver problemas com mesa aconselho uma versão mais recente do mesa. Sempre usei o ppa padoka e me atendia bem.

sudo add-apt-repository ppa:paulo-miguel-dias/mesa -y
sudo apt-get update
sudo apt upgrade -y

Com esses comandos você tera uma versão mais recente.