Impressora HP no Ubuntu 20.04

Boa Tarde!
Todos bem? :wink:
Comprei uma impressora HP 2676 e o Ubuntu não reconhece de imediato.
Instalei o hplip pela loja de softwares a impressora foi reconhecida, mas não imprime e ainda depois que o note é desligado e religado a impressora “some”, tendo que refazer todo o processo de instalação.

Alguém já passou por isso?

Podem me ajudar?
Obrigado :+1: :vulcan_salute:

vc usa ela por usb ou wi-fi?

1 curtida

A questão da impressora “sumir” eu creio que possa ser contornado habilitando os drivers na “Preferência dos aplicativos iniciais de sessão”.

2 curtidas

Por USB
Hoje rolou algo muito estranho.
Depois do processo de configuração, mandei imprimir 3 doctos.
Um veio. Depois de meia hora, os outros 2.
Mistério…

Já fiz, tanto que o ícone da hp fica visível na barra de atividades.
Mas não funcionou.

1 curtida

Já tentou utilizar o script disponível no site da HP?

Para mim funcionou no Pop OS 20.04. Pelo hplip do repositório realmente não funcionou.

1 curtida

Um adendo: embora estivesse funcionando, o ícone azul da HP Lip não aparece por default na bandeja do sistema. Se quiser que o ícone apareça, instale a GUI:
sudo apt install hplip-gui

1 curtida

Refiz o script da HP, desinstalou a anterior, o ícone fica ativo, a impressora funciona mas só imprime uma cópia. Posso pedir 20 mas só imprime 1 por vez.

Bom dia.

Eu também tenho uma HP 2676, e estava apanhando para instalar, mas no ubuntu 18.04 e no Linux Mint 19,3 foi só plugar via USB e usar, o CUPS reconheceu de boa mas no 20.04 tive um trabalhinho para fazer funcionar, eu uso esta impressora para trabalhos escolares dos meu filhos.
No ubuntu 20.04 os drives da impressora hp vem instalados por padrão, mas não são os mais atualizados, se quizer os mais atualizados você tem que instalar, eu desinstalei o hplip-gui pois os icone da bandeja, embora também pudesse tirar pelas configurações, o ícone hp estava me incomodando, eu só preciso dos drivers necessários para fazer a impressora funcionar podendo configurar tudo pelo CUPS mesmo.

1º Solução: para o meu pc foi a que encontrei aqui., embora esteja falando do mint usar o comando sudo hp-plugin -g -i , fez funcionar a impressora.

2º Solução: Instalei recentemento o Ubuntu 20.04 em um computador gamer, que também tinha uma impressora hp deste vez uma hp 2136, também não instalava e não funcionava, então descobri que na Sanpstore do ubuntu (nova loja do Ubuntu que já vem por padrão) tem o “hplip” empacotando em formato snap para instalar, instalei pela loja mesmo, depois no terminal atualizei o hplip com o comando “snap refresh hplip”, e aí funcionou, pode ser visto mais como atualizar snap aqui.

3ªSolução: Instalação do hplip com o arquivo baixado pelo site da hp, este é que você fez e que todos estão falando, pode funcionar ou não, quem sabe, fiz isto no meu notebook e não fucionou então desisti. Parti para o manjaro xfce e reconheceu a mesma impressora hp 2676 pelo wi-fi e também pelo usb.

Caso queira remover o hplip e começar tudo de novo, pode ver este tutorial aqui.

Espero ter ajudado

2 curtidas

Hoje deixou de funcionar, novamente.

Quando da 1a instalação, optei pelo hplip da loja Ubuntu (snap) que não reconheceu a impressora.
Desinstalei e atualizei pelo synaptic o que também não resolveu.
Baixando o drive pelo site da HP fez a impressora funcionar, mas só imprimia 1 cópia, independente de quantas eram pedidas.
Mas hoje, novamente deixou de funcionar.
Um mistério muito louco
Eu rodava o deepin em sua ultima versão e a impressão era uma coisa simples e fácil.
Mas no ubuntu 20.04 é um pesadelo

1 curtida

Refiz todos os procedimentos que você descreveu, mas nada da impressora funcionar.
Reinstalei o driver hplip da página da HP que é o mais recente, a impressora é reconhecida, imprime apenas 1 folha, mas não sei se ao desligar e religar estará normal ou não.

Estou com problema semelhante. tenho uma HP 2676 que funcionava perfeitamente no Ubuntu 16.04. Depois que instalei o 20.04 não consigui que ela funcionasse. Já tentei todas as sugestões acima e sempre fica na mesma situação:
A impressora é reconhecida, mas não funciona, dá erro de comunicação

No Wifi, que já estava configurado, ela continua funcionando corretamente. Como meu computador está sem wifi, só consigo imprimir do celular.

Já estou considerando retornar ao 16.04.

1 curtida

Bem Vindo a nossa Comunidade! :+1: :vulcan_salute:

Realmente o Ubuntu 20.04 esta um pesadelo com o assunto impressora

1 curtida

veja se o arquivo
gedit /etc/sane.d/dll.conf

então descomente o hpaio

tente correr o gui e instale o ele

hp-setup -u

se quiser fazer pela terminal

hp-setup -i

1 curtida

Quando estava usando o Ubuntu 18.04 usar scanner e impressora era muito simples, era plugar e pronto! Só usar! Estou considerando voltar ao Ubuntu 18.04 e usar até o final do suporte ou até ter um a solução para impressora hp no Ubuntu 20.04, a impressora até chegou a funcionar mas agora depois de uns 3 dias pra mais não está funcionando.
Baixei o manjaro 20 xfce, e a impressora hp 2676 foi reconhecida, o scanner também funciona como era no Ubuntu 18.04.
No manjaro gnome também reconhece o scanner e impressora hp 2676 normalmente, testei uma hp 2136 também funcionou.
Mesmo assim estou mais para ficar no Ubuntu 18.04 até ter solução para o Ubuntu 20.04 do que me aventurar no manjaro, que pode ser fácil para muitos mas acho que não me acostumo com uma distro Rolling release.

2 curtidas

Boa tarde, só mais algumas observações:
No manjaro a versão do hplip é 3.20.5, e funciona tudo impressora e scanner, somente plugando sem fazer nenhuma configuração, enquanto isso a última versão do hplip disponível no site da hp é a 3.20.6.
Achei num site em inglês uma pessoa com problema parecido no Ubuntu 20.04 e diz que resolveu conectando a mesma impressora hp 2676 via rede, segue o link

Também achei este tutorial ensinando a fazer no Ubuntu.

https://dicas-de-linux.blogspot.com/2018/12/instalando-impressora-hp-deskjet-ink.html?m=1

Eu ainda não fiz devido estar enrolado com reformas na minha casa, mas assim que acabarem vou tentar este procedimento.
Se alguém descobrir alguma coisa, ou outro jeito de arrumar que o Ubuntu 20.04 reconheça impressora e scanner hp por favor poderia compartilhar.

Grato

2 curtidas

Também estou com o mesmo problema, na impressora, qualquer distro com ubuntu 20.4 instala a impressora mas não funciona, ou começa e para ou nem começa, o que era tranquilo na versão anterior do ubuntu em qualquer distro baseada nele. Solução minha foi particionar o HD e instalar o Zorin Os, ele reconhece de primeira já na instalação e imprime de boa, funcionando também o scanner. Se tivessemos como avisar a Cannonical sobre esse problema terrível da impressora?

1 curtida

Tentei pelos tutoriais acima e não funcionou :thinking:

Enviei um e-mail para a Cannonical, usando o endereço constante da página deles, na internet.
Vamos ver o que, e se respondem.

Um abraço a todos, :vulcan_salute: