Impressora Epson L495 no Ubuntu 19.10

Olá, pessoal! Tudo bem?

Bom, vinha usando o Linux Mint há algum tempo. O Ubuntu sempre trouxe algumas dores de cabeça (é… nem sempre tive sorte rsrsrs). Contudo, com lançamento da nova versão 19.10, resolvi instalá-la na minha máquina, substuindo o Mint por ela nas minhas atividades cotidianas. Sei que parece uma manobra arriscada, mas nada como colocar a mão na massa para tirar as próprias conclusões.

Confeço que estava com saudades do velho GNOME. Não tinha usado ainda as versões mais novas. Percebi uma fluidez muito boa. A experiência, de um modo geral, está ótima. Contudo, apenas um questão está pendente: a impressora de rede.

Quando instalo o Mint, a impressora geralmente é reconhecida automaticamente. E isso aconteceu no caso do Ubuntu também (ponto positivo). Uso uma Epson L495 para impressões corriqueiras. Utilizei a versão mais recente disponível no site da própria empresa (compatível com Ubuntu 19.04). Até o scanner dela funciona sem problemas. Quando mandei imprimir a página de testes, essa foi impressa com sucesso. Mas usando outros programas (gedit ou Firefox, por exemplo), é sinalizado que a impressão foi concluída, mas nada sai impressora. Ela até sinaliza que está recebendo um novo job de impressão, mas não imprime. Procurei informações no log do CUPS e não consegui identificar erros (posso até incluí-lo aqui, se desejarem).

Minha dúvida aqui para os amigos no Diolinux: alguém está enfrentando ou enfrentou algo do tipo?

Um forte abraço a todos. :smiley: