Impressão digital no Ubuntu

Olá, pessoal!

Alguém sabe como fazer funcionar a impressão digital no Ubuntu?

Meu notebook é um asus zenbook 14 e já testei no ubuntu 20.04/20.10/21.04 e não funciona. No 21.04 consigo cadastrar, mas na tela de login quando testo sempre da erro e não reconhece.

Abraços

o comando journalctl | grep fprintd retorna alguma coisa?

Apareceu isso:

abr 30 21:30:57 Linux dbus-daemon[698]: [system] Activating via systemd: service name=‘net.reactivated.Fprint’ unit=‘fprintd.service’ requested by ‘:1.38’ (uid=126 pid=977 comm="/usr/bin/gnome-shell " label=“unconfined”)
abr 30 21:31:36 Linux systemd[1]: fprintd.service: Succeeded.

Já tentou usar um gui para criar a assinatura?

Pode ser feito por linha de comando também, mas acho este mais prático

1 curtida

O link está quebrado ou fora do ar. Quando tento entrar aparece " Ops! Essa página não pode ser encontrada"

veja se funciona agora

Valeu!.vou testar agora :smiley:

Segui os passos e instalei o repositório, mas quando vou instalar o programa da erro. Não encontra os arquivos no repositório. De toda forma valeu pela dica. Vou pesquisar mais sobre o programa e ve se consigo instalar

veja se é diferente

ou pode criar via comando

https://wiki.archlinux.org/index.php/Fprint#Create_fingerprint_signature

Deu esse erro ao tentar instalar a ppa:

ERROR: ppa ’ impressão digital / impressão digital- gui’ not found (use --login if private)

agora que li

NOTE: Fingerprint GUI is no longer maintained and is not compatible with Ubuntu 20.04 and newer

1 curtida

Ok…segue um outro site que explica como se faz no Gnome de modo simples…

veja se funciona

Tinha feito isso já. Ele cadastra certinho, mas na hora de usar na tela de login ele nunca reconhece o dedo. Já tentei cadastrar vários dedos e sempre da erro não reconhecendo a digital.

Tenta via comando

fprintd-enroll

Tente limpar com pano…

Talvez esteja sujo…

Sou iniciante. Não sei mexer muito. Deixa pra lá. De toda forma, valeu pela paciência. Esperar alguma atualização futura que funcione nativamente

imagino que o fprintd tenha que iniciar junto com o sistema pra funcionar junto com o gerenciador de login, tipo:
sudo systemctl enable fprintd

dá uma olhada aqui na archwiki e olha se tá tudo configurado certinho:
https://wiki.archlinux.org/index.php/Fprint#Configuration
se não tiver configurado vc mesmo pode configurar

1 curtida