Impossível criar acesso exclusivo (erro de atualização Pop_OS)

glr quando estou executando o comando
``
sudo apt update

``
aparece essa mensagem:

Lendo listas de pacotes... Pronto
E: Could not get lock /var/lib/apt/lists/lock. It is held by process 1516 (apt-get)
N: Be aware that removing the lock file is not a solution and may break your system.
E: Impossível criar acesso exclusivo ao directório /var/lib/apt/lists/

Alguém sabe resolver?

2 curtidas

Ou limpar o cache do apt e atualizar depois: sudo apt autoclean && sudo apt update && sudo apt full-upgrade -y && sudo apt autoremove -y && sudo apt autoclean && flatpak update -y && flatpak uninstall --unused -y

Eu tentei isso primeiramente, mas o “sudo apt autoclean” também estava travado.

Provavelmente tem alguma coisa nos repositórios hj. As atualizações estão lentas.

Olha isso:

Péssimo dia pra atualizar o sistema hahaha!

Rodar isso sem investigar o processo que estava utilizando esse arquivo em primeiro lugar (que estava mencionado na mensagem de erro) nem sempre é uma boa ideia; vai haver dois processos manipulando a base de pacotes do sistema. Até a mensagem avisa:
N: Be aware that removing the lock file is not a solution and may break your system. (Esteja ciente de que remover o arquivo de trava não é uma solução, e pode quebrar seu sistema.).

Felizmente o outro processo não parecia estar fazendo nada importante…

como eu investigo o processo citado?

Usando os monitores de sistema. Posso citar:

• o Monitor de Sistema do GNOME
  • o htop

Procure o número que tinha na mensagem (no caso process 1516) na seção ID/PID:

image

Se tiver um modo árvore como htop, dá para ver inclusive que processo criou o apt. Assim, poderia saber se era, por exemplo, uma atualização automática.

1 curtida

Vlw pelas informações mano…
Realmente corri um risco em quebrar o sistema apagando o arquivo sem saber o que estava “rolando” em segundo plano. Dei sorte…

Agora sei o que aconteceu… Esse erro: “Could not get lock” geralmente aparece quando você tenta atualizar o sistema mas outro processo já está fazendo a mesma coisa.

1 curtida

Por isso citei esse tutorial, como a melhor abordagem.

1 curtida

Acho que seria melhor dar prioridade ao tutorial, ou soluções válidas que não envolvam deletar o arquivo (como kill 1516).

Do jeito que a resposta está escrita, quem lê o tópico e não sabe do perigo executa a opção nuclear antes de ler o passo-a-passo mais “pacífico”.

Pronto! Alterado… :v:

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.