A vantagem ABSURDA entre o SSD e HDD é a velocidade do Tempo Médio de Acesso aos arquivos. Alguns anos atrás os HDD’s tinha um tempo médio próximo a 10ms (esse número pode esta defasado) enquanto um SSD de entrada tem o tempo médio na casa dos 0,06 ms (a diferença é GIGANTE).
Imagina você precisar juntar um quebra cabeças de 1000 peças, e demorar 10 ms para achar cada peça e colocar…enquanto vem um outro é faz o mesmo em 0,06 ms para faz o mesmo em cada peça.
Sem contar que um SSD consome menos energia e funciona muito mais frio que um HDD.
A migração para SSD é um caminho sem volta. Eu já tinha um SSD no meu PC, mas na época, por ser um melhor que meu notebook achei que era uma combinação de fatores e que não adiantava colocar no notebook. Mas então pouco tempo atrás pensei: Vou investir R$ 340,00 e ver o que vai dar se eu colocar um SSD aqui nesse notebook!! PQP é outro computador, apertou a tecla Power e em 5 segundos já tem o Manjaro. No vídeo é possível ver como os aplicativos abrem…ou seja, por dia eu ganho muitos minutos, se brincar horas, apenas com essa troca!!