Importancia do SSD para o Linux!

O SSD é extremamente recomendado para um bom desempenho com o Windows 10(Recomendado até pela Microsoft). Eu diria que computador com HD convencional já nem deveria existir mais…

Mas e o SSD no linux faz uma diferença monstruosa como no Windows? O SSD é já essencial para linux?

2 Curtidas

Eu acho que deve fazer até mais diferença no linux, pois no caso do Manjaro, por exemplo, dá pra instalar com suporte ao filesystem f2fs, que é exclusivo pra SSDs, outras distros ainda não permitem a instalação com esse suporte mas é possível ativá-lo e usá-lo em pendrives em partições /home, etc melhorando o desempenho…

2 Curtidas

Sim com certeza com SSD o meu sistema ficou bem mais fluido do que com HD, tudo super responsivo mesmo com uma máquina mais limitada recomendo ver esse vídeo do @Dio é antigo mais acredito que te dará uma noção da diferença:

2 Curtidas

eu sai de hd faz anos, melhor coisa q fiz na vida, hj só tenho ssd no meu pc e ajuda bastante para deixar o sistema mais fluido ainda.

1 Curtida

Bom, da uma olhada nesse vídeo e veja a performance do Manjaro Linux em um SSD Kingston A400 de 480 GB:

1 Curtida

Com certeza o maior gargalo dos computadores sempre foram os HDs, enquantos as memórias RAM mais antigas (DDR3) chegam a entregar cerca de +10GB/s em taxa de transferência, enquanto os HDs mais rápidos somente ~200MB/s de leitura e ~120MB/s de escrita.

2 Curtidas

Respondendo a sua pergunta, tecnicamente não. No Windows, o motivo de fazer uma diferença tão grande é o NTFS empacotar os arquivos fisicamente próximos uns dos outros, o que favorece a fragmentação - um bug que era pra ter sido resolvido no Windows Vista, mas que desistiram e agora que os SSDs estão barateando nem faz mais sentido resolver quando basta pressionar as fabricantes e os usuários. O Ext4 do Linux já previne esse problema afastando os arquivos fisicamente. A diferença ser menor não impede que ela seja grande: os piores SSDs chegam a 400MB/s na leitura, o que é o dobro dos melhores HDs.

1 Curtida

A vantagem ABSURDA entre o SSD e HDD é a velocidade do Tempo Médio de Acesso aos arquivos. Alguns anos atrás os HDD’s tinha um tempo médio próximo a 10ms (esse número pode esta defasado) enquanto um SSD de entrada tem o tempo médio na casa dos 0,06 ms (a diferença é GIGANTE).

Imagina você precisar juntar um quebra cabeças de 1000 peças, e demorar 10 ms para achar cada peça e colocar…enquanto vem um outro é faz o mesmo em 0,06 ms para faz o mesmo em cada peça.

Sem contar que um SSD consome menos energia e funciona muito mais frio que um HDD.

A migração para SSD é um caminho sem volta. Eu já tinha um SSD no meu PC, mas na época, por ser um melhor que meu notebook achei que era uma combinação de fatores e que não adiantava colocar no notebook. Mas então pouco tempo atrás pensei: Vou investir R$ 340,00 e ver o que vai dar se eu colocar um SSD aqui nesse notebook!! PQP é outro computador, apertou a tecla Power e em 5 segundos já tem o Manjaro. No vídeo é possível ver como os aplicativos abrem…ou seja, por dia eu ganho muitos minutos, se brincar horas, apenas com essa troca!!

3 Curtidas

O meu fica em cerca de 20ms :joy:

1 Curtida

Verdade, achei alguns benchs onde falava em 10ms…mas os meus HDD’s ficam nessa faixa de 20 ms mesmo.

1 Curtida

Eu troquei meu HD por um SSD no meu notebook (Intel Core I7 de 4a geração) lá em 2014 . Comprei um SSD HYPERX Kingston Fury Gamer SHFS37A/240G 240GB SATA III com taxa de leitura e gravação de 500 MB/s. Lembro que era caro o investimento. Mas afirmo: valeu cada centavo investido.

2 Curtidas

Com certeza…eu imagino que foi, porque nessa mesma época comprei um Samsung Evo 840 250 GB e quase matei a patroa!!!

Hoje em dia o preço baixou muito, quem quiser um investimento certeiro no note / PC é a troca do HDD para SSD.

3 Curtidas

Verdade, há uns 4 anos atrás comprei um SSD Samsung 850 EVO de 1Tb e paguei R$1500,00… mês passado comprei um SSD Samsung 860 QVO de 1Tb e paguei R$750,00… caiu pela metade o preço.

Mas não me arrependo de ter gasto esse dinheiro na época, pois foi um investimento que melhorou muito minha produtividade, e recomendo a todos, não consigo viver mais sem SSD. rsrs

2 Curtidas