Implementar Acesso Externo Empresa

Gostaria de saber o que usar para criar a infraestrutura que preciso para possibilitar o trabalho remoto na minha empresa: VPN, ip fixo, ou qualquer outra coisa. É um escritório pequeno, com apenas duas funcionárias que usam um software de gestão contábil, que está em um servidor local, na empresa. O que eu preciso é permitir que esse servidor, ou o programa, possam ser acessados de fora da empresa. As especificações do servidor e dos clientes são simples, todos são pcs de mesa comuns e rodam Windows 10.

Uma contextualização que pode importar: eu estou no penúltimo semestre de Ciência da Computação e tenho conhecimento de redes, porém nunca implementei algo do tipo.

Agradeço desde já

1 curtida

Olá @igbcampos seja bem-vindo :wave:

Conhece o pfSense? Talvez ele possa resolver os detalhes.

:pray:

1 curtida

Olá @igbcampos tudo bem contigo?

Para facilitar sua vida, sugiro quebrar o problema em partes:

• Controle de acesso (firewall).
  • acesso externo (VPN?).
  • Acesso nos aplicativos.

Existem algumas centenas de formas de implantar cada item, com diversos níveis de complexidade.

• Firewall: pode ser um box (servidor) com PFsense ou alguma outra solução pronta, dessa forma você estaria implantando uma solução já testada de mercado e com praticamente tudo pronto. Você ativaria o que precisasse e pronto.

• Acesso remoto: VPN é uma das formas de resolver, mas não é a única, softwares como o TeamViewer te atenderiam e de quebra ajudariam a resolver alguns problemas com privacidade dos dados, já que a comunicação do software é criptografada. Além de resolverem o problema do acesso nos aplicativos.

Uma vantagem dessa abordagem é que nenhum dado irá "sair’ de dentro da empresa e a única coisa que precisaria ser feita é instalar um cliente do TeamViewer no micro dos funcionários.

:vulcan_salute:

3 curtidas

Obrigado pela resposta, vou pesquisar mais sobre PFsense, espero que atenda o meu caso, porque é super simples mesmo, só preciso expor a aplicação publicamente. Inclusive a solução usada hoje é o Team Viewer mesmo.

2 curtidas

Supondo que tenha um link comum de internet, nesse caso já haverá um firewall nativo para controle de portas no roteador, além do próprio firewall do Windows 10.

Pelo que cita na descrição, seu cenário é bem simplista, acredito que somente uma sessão com o OpenVPN já resolva. No YouTube você encontrará vídeos que te ajudarão nas configurações.

1 curtida

Conforme foi dito acima implementar um firewall (PF Sense ou Netdeep são boas alternativas) e configurar uma VPN é uma solução bem vantajosa, se o servidor que está rodando a aplicação for Windows você pode configurar a VPN e mostrar como acessar o Windows server via RPD (através da VPN, deixar a porta RDP aberta no firewall é péssimo).