Imagem fica estranha no Pop!_OS

Olá pessoal, estou tendo um incomodo com meu sistema Pop OS que nunca tive, ele fica do nada com a tela meio que tremula, piscando do nada, isso começou a acontecer sexta-feira, pensei que poderia ser algum problema no vídeo do meu notebook, mas ao usar o Windows 10, ele fica normal.

Deixei duas imagens abaixo do mozilla que eu estava aumentando e diminuindo o tamanho e ele fica dessa forma.

Isso nunca ocorreu antes, começou agora.

Meu GPU: Skylake GT2 [HD Graphics 520]

Por favor, leia o seguinte tópico antes de mais nada: Como fornecer boas informações

2 curtidas

Dê uma olha nesse tópico Bug quando redimensiono a janela - #2 by David

1 curtida

Opa, obrigado amigo. Não conhecia esse tópico.

A saída ficou o seguinte:

rafaelvilela94@pop-os:~$ inxi -F --filter
System:
  Kernel: 5.15.5-76051505-generic x86_64 bits: 64 Desktop: Gnome 3.36.7 
  Distro: Pop!_OS 20.04 LTS 
Machine:
  Type: Laptop System: LENOVO product: 80UG v: Lenovo ideapad 310-14ISK 
  serial: <filter> 
  Mobo: LENOVO model: Toronto 4A2 v: SDK0J40679 WIN serial: <filter> 
  UEFI: LENOVO v: 0XCN44WW date: 04/12/2018 
Battery:
  ID-1: BAT0 charge: 3.8 Wh condition: 17.6/30.0 Wh (59%) 
CPU:
  Topology: Dual Core model: Intel Core i3-6100U bits: 64 type: MT MCP 
  L2 cache: 3072 KiB 
  Speed: 500 MHz min/max: 400/2300 MHz Core speeds (MHz): 1: 714 2: 500 
  3: 513 4: 1678 
Graphics:
  Device-1: Intel Skylake GT2 [HD Graphics 520] driver: i915 v: kernel 
  Display: wayland server: X.Org 1.20.11 driver: i915 
  resolution: 1366x768~60Hz 
  OpenGL: renderer: Mesa Intel HD Graphics 520 (SKL GT2) v: 4.6 Mesa 21.2.2 
Audio:
  Device-1: Intel Sunrise Point-LP HD Audio driver: snd_hda_intel 
  Sound Server: ALSA v: k5.15.5-76051505-generic 
Network:
  Device-1: Realtek RTL8111/8168/8411 PCI Express Gigabit Ethernet 
  driver: r8169 
  IF: enp1s0 state: down mac: <filter> 
  Device-2: Qualcomm Atheros QCA9377 802.11ac Wireless Network Adapter 
  driver: ath10k_pci 
  IF: wlp2s0 state: up mac: <filter> 
  Device-3: Qualcomm Atheros type: USB driver: btusb 
Drives:
  Local Storage: total: 931.51 GiB used: 417.90 GiB (44.9%) 
  ID-1: /dev/sda vendor: Western Digital model: WD10JPCX-24UE4T0 
  size: 931.51 GiB 
Partition:
  ID-1: / size: 158.57 GiB used: 7.81 GiB (4.9%) fs: ext4 dev: /dev/sda3 
  ID-2: /home size: 753.83 GiB used: 409.86 GiB (54.4%) fs: ext4 
  dev: /dev/sda4 
  ID-3: swap-1 size: 1.95 GiB used: 0 KiB (0.0%) fs: swap dev: /dev/dm-0 
Sensors:
  System Temperatures: cpu: 42.5 C mobo: N/A 
  Fan Speeds (RPM): N/A 
Info:
  Processes: 227 Uptime: 34m Memory: 7.67 GiB used: 1.55 GiB (20.2%) 
  Shell: bash inxi: 3.0.38 

Cara, muito obrigado, eu consegui fazer essa solução, agora quando eu redimensiono fica normal a tela, não fica mais como na foto que mandei, mas o problema da tela ficar piscando ainda acontece. É como se tivesse com problema o monitor, mas isso só acontece no Pop OS no Windows 10 que testei está normal.

1 curtida

Como assim?

1 curtida

Como se fosse ficar apagando. Fica umas partes querendo desligar a tela e volta ao normal.

Não é a função de reduzir brilho da tela quando a tela está inativa por muito tempo? Dá uma olhada nas configurações de energia e desabilita a função ou não deixa o brilho tão baixo, ou também deixa a função ativada mas pra isso acontecer quando ficar inativo por x tempo.

1 curtida

Opa, tentei de tudo e o problema continua. Nunca passei por isso usando o Pop esse tempo. Vou esperar até as minhas férias no trabalho, se continuar assim, eu vou instalar o Mint. Muito estranho isso que tá acontecendo.

Vi alguns comentários do pessoal falando que pode ser problema no Mesa Driver.

Screen flickering

Panel Self Refresh (PSR), a power saving feature used by Intel iGPUs is known to cause flickering in some instances FS#49628 FS#49371 FS#50605. A temporary solution is to disable this feature using the kernel parameter i915.enable_psr=0.

Veja se funciona

3 curtidas

Obrigado meu amigo pelo link, estou no trabalho agora, assim que chegar em casa hoje a noite vou dá uma olhada e ver se funciona, realmente tem incomodado muito esse problema, engraçado que no Linu Mint fica de boa.

1 curtida

Pelo que pude observar você está utilizando wayland no Pop tente utilizar Xorg que é suportado oficialmente para ver se o problema desaparece, eu tenho esse mesmo modelo de Notebook e nunca me aconteceu algo do tipo acho que as únicas diferenças são a versão do BIOS (0XCN45WW) e o HD que é de 500GB, nunca tive problemas com wayland em nenhuma distro.

2 curtidas

Cara, eu sempre utilizei o POP OS de fabrica, até porque eu não sabia o que era Xorg e Wayland rsrs. Não sou da área de TI, sou um Contador curioso gostei do GNU/Linux e ferramentas Free Software e Open Source. Então, acontecia que como a primeira foto que postei aqui no “post” quando eu ia redimensionar a tela, ele ficava com essa imagem estranha e seguindo a diga do amigo lá em cima eu alterei o Xorg para Wayland e ficou muito bom, ficou leve, lembro que fiz isso no Debian e ficou perfeito, mas como eu disse, não sabia do que se travata Xorg e Wayland. Vou tentar seguir a dica do amigo acima e caso não resolva eu irei olhar no forum do Ubuntu.

Não queria usar outra distribuição que não use o Gnome, sei que tem o Fedora, mas ainda não tive tempo para instalá-lo, fim de ano é muito corrido na minha profissão. Tentei usar o Debian Testing, mas também não tive tempo de instalar os repositórios, gastei um dia inteiro para resolver o problema do meu wifi no Debian, que era apenas instalar um Firmware, enfim, se tivesse uma versão do Debian que fosse Plug and Play eu usaria, sei que existe a Non-free, mas não sei se eu precisaria fazer alguns ajustes no repositório etc.

2 curtidas

Ah sim nesse note para instalar o Debian tem que utilizar a imagem com o firmware non-free.
https://cdimage.debian.org/cdimage/unofficial/non-free/cd-including-firmware/
Mas creio que no caso do pop é só essa questão de Wayland, Xorg, lembro-me que obtive vários travamentos ao tentar rodar o Pop com wayland no meu PC.

2 curtidas