Identificação e configuração de áudio

Desde a troca do meu hardware, não havia parado para testar efetivamente o áudio do meu novo PC.
Então, ao tentar assistir o youtube e MP3, percebi que não tenho áudio nas caixas de som.

Como estou aguardando a nova versão do Mint (20.x), resolvi não instalar qualquer sistema no meu SSD, apenas mantive o meu velho e bom HD de 500GB, pelo qual inicializei meu Mint 19.3, efetuei alguns ajustes, atualização de drivers de video, kernel, etc, porém, não testei o áudio.

Agora, verifiquei o seguinte, ao tentar rodar MP3, simplesmente não tem áudio.
Via “lspci” tenho o seguinte resultado:

$ lspci | grep -i audio
2d:00.1 Audio device: NVIDIA Corporation Device 1aeb (rev a1)
2f:00.4 Audio device: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] Device 1487

Não estou conseguindo definir o áudio “onboard” como default, para saída de áudio.

Eu até consigo ajustar temporariamente a saída de áudio, porém, ao inicializar, tenho que acessar as ferramentas e redefinir a saída de novo.

Nesse controle de volume (print abaixo) que consigo ajustar, porém, temporariamente:

Espero não ter esse problema no mint 20.

Por hora, alguma orientação quanto a esses ajustes no áudio ?

Digite alsamixer no terminal, aperte F6 para selecionar a placa de som e ajuste as barrinhas com as setas do teclado e desmute com M

1 curtida

Esqueci de mencionar na mensagem original… mas sim, já executei o alsamixer… abre assim…

Depois de selecionar o áudio que me interessa:

…seleciono o item “1-HD-Audio Generic”, porém, não “fixa” nesse hardware.

Não seria algum arquivo em /etc/.conf que deve ser ajustado, manualmente, talvez?

Manoo eu nem tenho palavras pra te agradecer, esse simples comentário seu resolveu todos os meus problemas