Pessoal, queria algumas ideias de negócios open source. Aqui poderia ser um tópico para quem quer montar uma empresa de código aberto
gostaria de montar uma empresa de ti pessoal, mas não tenho ideia alguma. alguém poderia me ajudar?
Olá @anon33596803 tranks?
A árera de T.I. é muito ampla! Já fez um estudo de funil para convergir em algumas áreas mais específicas dentro do universo T.I.?
Quando você diz empresa pessoal, qual é sua ideia quanto a isso?
O processo de “montar” uma empresa exige um planejamento que envolvem várias áreas a começar pela fundamentação para enquadramento que vai representar sua proposta de atuação frente ao mercado. Daí estabelecer os processos jurídicos e contábeis que vão dar coerência legal ao negócio. Este por sua vez envelopado nas questões de gestão e operação.
Envie uma mensagem direta para que eu possa entender melhor sua perspectiva. Atuo profissionalmente nesse campo.
- Quero criar alguma solução que resolva o problema das pessoas e com isso “ganhe dinheiro”.
- Pensei inicialmente em criar uma empresa de tradução de software. É “fácil” pois você precisa somente de traduzir strings em outro idioma. Mas achei essa ideia “ruim” pois existem ferramentas que podem fazer isso de forma automática.
- Minha ideia “de criar uma empresa de tradução de software” seria que no Brasil temos ótimos softwares e muitas dessas empresas poderiam torna-se empresas de renome em cenário internacional - se esses softwares fossem traduzidos por outros idiomas.
- Mas isso implica, que teria que ter suporte/manutenção para outros idiomas ou ainda a empresa teria que ter esse objetivo - e eu ao pesquisar vi que algumas não gostariam disso, quando uma empresa cresce fica mais difícil de controlar a empresa, pelo tamanho da equipe etc.
- Acho que hoje o melhor seria uma empresa de websites. Ou seja, criar sites para empresas.
- Boa parte das ferramentas: Vscode/Sublimetext são gratuitas e abertas(“acessíveis”) o que permite criar soluções simples e com bastante “rentabilidade”.
- O problema é montar uma carteira de clientes para isso, e oferecer um preço viável. Esse negócio de barato / caro - eu tendo a não ter como objetivo, gosto da ideia do “Apple” de oferecer uma experiência tão incrível para os usuários que a decisão do preço seria a final, ou seja, seria acordado dentro do contrato, após por exemplo, entender o problema e dar a possível solução visual para agregar maior leads etc.
- Falo de sites para empresas, no sentido “sites institucionais”. “Criar sites é fácil, geralmente o conhecimento é html, css, js”. Geralmente, “as empresas possuem sites estáticos” e não “dinâmicos”. Inclusive isso poderia ser feito “sites dinâmicos” - mas não é algo que pensei agora.
- Hoje com a tendência do nodejs, dá para “criar sites estáticos”, “sites dinâmicos”. Gosto bastante de empresas como Linode, Vercel, Hostinger etc. Cada uma dessas empresas que pesquisei serve para uma finalidade.
- A Vercel é “boa para sites estáticos/dinâmicos em React-js”.
- Sites mais complexos e que devem crescer “recomendam o Linode para isso”, se bem que tanto a Linode ou Vercel é boa. “Pesquisei o que chamam de crescimento vertical/horizontal”
- Hostinger “é boa para blogs em Wordpress” - “Quando o blog oferece mais coisas”, daí “pensa-se na migração para uma Linode/Vercel/Google Cloud etc”.
Realmente ja há soluções bastante conhecidas no mercado em geral e em soluções de softwares no caso de traduções existem muitos toolkits amplamente utilizados com esse propósito.
Criei essa postagem: https://plus.diolinux.com.br/t/voces-ja-pensaram-em-criar-uma-empresa-opensource/46215
com o objetivo de verificar quais usuários do DioLinux já pensaram em montar uma empresa opensource - ninguém respondeu rs. Queria ter uma noção das ideias de alguma empresa/solução.
Criar empresa de sites institucionais é um nicho muito competitivo. Esse é o problema inicialmente em criar uma empresa de sites etc.
No meu caso quando falo de empresa, refiro-me a por exemplo empreender, startup.
Bom, esse cenário é bem interessante e da mesma forma há uma gama gigante de possibilidades.
As tecnologias de desenvolvimento envolvidas vão depender muito de segmentação de atuação, nicho, proposta de entrega e desdobramento de uso do “website”.
É preciso fazer uma pesquisa e assim como está descrevendo iniciar uma jornada de funil para tal.
A questão de Vercel, Hostinger, Linode é um topologia um pouco diferente de apenas dizer que é bom para site estilo tal ou outro tal. São empresas que oferecem soluções para negócios diversos a partir de serviços de hospedagens das mais simples aos projetos mais específicos. Entende?
Quando você fala de Google Cloud, AWS, Azure podem tanto fazer tudo que se faz nas demais, porém é um perfil diferente de quem vai manusear tais “serviços/servidores” lembrando que nas tradicionais hostinger, por exemplo, você também tem como ter níveis de servidores onde você lida desde a parte baixa da infra até os deploys de aplicações, sites etc.
Acredito que é preciso pesquisar mais profundamente e se ver na situação, na operação, relacionar com possíveis clientes (quem são? persona, jornada, necessidades…).
A Apple com certeza é inspiração para muitos, mas ao mesmo tempo é fruto de um branding absurdamente forte ao longo dos anos e analogamente iniciar um nova empresa inspirada numa perspectiva Apple é bacana, mas ter muito em mente que ou você terá milhões $ para já abrir grande ou terá que remar bastante conquistando o espaço, confiabilidade e tudo mais até poder estabelecer contratos e negócios onde você pode de fato ser visto por demais atributos e o preço algo tão menos importante para quem o procura.
Gostei do que você disse aqui
- pensei em inicialmente criar um canal do youtube para essa finalidade. depois com número x de inscritos, transformar em possíveis leads, stackholders, clientes ou quem sabe usuários interessados “na empresa”. - essa parte seria o funil acho.
- fazer posts com certos serviços no instagram como “hospedagem de sites”, “manutenção de sites”, “redesign de sites”, “criação de sites”, “desenvolvimento de sites”, “gestão de marca” etc.
inicialmente youtube/instagram não tem custos para começar. e quem sabe com isso, ter contratos para essa finalidade.