Ideia - Topico de Soluções

Galera, tava pensando aqui, seria interessante se tivesse um tópico fixo aonde ficasse reunida todas as soluções de diversos problemas, afim de talvez reduzir muito tópicos criados de forma repetitiva.

Digo isso porque teve uma vez que tava no serviço e vi um tópico com um problema que eu tive, porem arrumei a solução do mesmo em um tópico de outra pessoa que não marcou como resolvido, e por estar em horário de serviço não consegui responder no momento.

caso tivesse um tópico que reunisse todas as possíveis soluções talvez ajudaria a agilizar um pouco o lado da pessoa que estivesse precisando de um suporte.

Fica ai a ideia, eu acho que ajudaria a reunir muita informação, sem se perder no meio de tanto topicos, visto que muitos topicos são criados sem TAGS e titulo mais descritivos dos problema.

2 Curtidas

Pediu-se para evitar tópicos duplicados; e a galera ignorou a orientação do Dio. Contornando o problema, estávamos avisando os admin sobre os posts duplicados… Mas começaram a c*gar para os alertas dos usuários.

Estão mais preocupados com páginas e mais páginas cheias de anúncios (p/ galera visualizar), do que organizar o negócio todo!

2 Curtidas

Eu de fato acho uma boa ideia fazer um tópico com os problemas mais comuns e suas soluções. Mas a ferramenta de pesquisa também é uma boa amiga pra diversas situações :stuck_out_tongue:

Sobre pessoas fazendo flame no fórum: melhorem.

2 Curtidas

A idéia a princípio é boa, mas imagine o tamanho que esse tópico teria com tantas soluções. A quantidade de posts. Em pouco tempo ficaria enorme. Além disso, se a algumas pessoas já tem preguiça de utilizar a busca para não criar tópicos repetidos, imagine ler um tópico de soluções enorme para procurar pela sua solução…

Porém essa tua ideia me fez pensar que criar uma categoria para postar soluções pode ser MUITO interessante. O quê acha disso @DIo?

Pois é, já vi isso acontecer várias vezes também, e os motivos na minha opinião são que:

• Algumas pessoas criam tópicos com títulos ruins, dificultando muito a busca.
  • Outras pessoas tem preguiça e criam tópicos sem pesquisar antes.

Todas as instruções sobre criar títulos e pesquisar estão em um tópico fixado para todos os usuários.

Exatamente, muitos seguiram a orientação e outros não.

Bom, não vou falar por outros moderadores, mas falando por mim eu já perdi a conta de quantos tópicos repetidos eu excluí, sempre avisando o usuário sobre o motivo. Também perdi as contas de quantos títulos ruins alterei, sempre postando o motivo e orientando (de novo) sobre como fazer um título.

Moderadores não tem acesso ou controle sobre nada relacionados a anúncios.

Para finalizar, os moderadores são pessoas com trabalho e uma vida além do fórum que dedicam o tempo que podem para ajudar a manter as coisas organizadas por aqui, mas o fórum é uma comunidade e para que funcione é necessário que todos colaborem. Assim como os moderadores devem corrigir títulos, tópicos repetidos e à fins (o quê nós fazemos todos os dias) os users também devem ler o tópico Bem-vindo(a) ao Diolinux Plus! Leia antes de começar! e seguir o que está escrito.

E é claro, @alexwender, se tiver dúvidas sobre o funcionamento do fórum e sobre como levamos as coisas, antes de falar coisas como essas e agir com agressividade, não seria melhor perguntar, sugerir, ajudar a “educar” os outros usuários e tentar entender?

3 Curtidas

Entendo, realmente teria um certo trabalho, mas talvez um FAQ com as dúvidas mais recorrente dos novatos, nao digo n coisa tão avançada, mas sim, sobre coisas básicas mesmo.

Mas só foi uma ideia, só quero ajudar a melhorar o fórum para todos.

4 Curtidas

Sim @Grimpop, o teu tópico/comentário foi excelente. Foi construtivo e é de fato uma boa ideia. Na verdade a ideia do FAQ que tu falou agora me parece muito boa. Até agora não vejo porquê não.

Vamos estudar isso com certeza!

E muito obrigado pelas sugestões! Crítica construtiva, passada com educação e respeito como as tuas são sempre bem vindas!

5 Curtidas

Um tópico só acho que não daria certo porque seria difícil encontrar os problemas e soluções.
Talvez desse certo se fizesse um tópico para cada assunto, tipo “problemas com a steam”, “problemas no Writer”, etc. Depois fixar um único tópico bem no início do fórum e dentro desse tópico um link para esses tópicos específicos.
[mas daria um puta trabalhão kkk]

1 Curtida

Os moderadores aqui possuem vida própria, família, contas à pagar, trabalham, possuem outros compromissos e responsabilidades além da comunidade. Não possuem nenhum controle sobre anúncios e sempre estão alertando para tópicos repetidos e, falando por mim, apenas nesta semana fiz 3 alertas sobre tópicos repetidos.

Seu comentário foi injusto, deselegante, desrespeitoso e desnecessário. Sugiro que releia nosso FAQ.

https://plus.diolinux.com.br/faq

1 Curtida

Um FAQ é uma excelente ideia. Outra cosia que pensei aqui, mas não sei s é possível, seria linkar os tópicos “ticados” como solucionados com o mecanismo de busca, ou categorias, mas não sei se a plataforma permite.

1 Curtida

Atuo regularmente no fórum, respondendo há vários usuários (c/ muitas marcações de solução no “currículo”). Acredito ter algum background, para expressar sugestões… É uma pena, que julguem meu comentário como desrespeitoso e tantos outros adjetivos; não vejo com bons olhos, essas pitadas de censura por parte de vocês…

Em relação ao tópico… Seria interessante extrair o TOP10 (ou 5 :sweat_smile:) da semana; e gerar uma matéria para o blog (o conteúdo ajeitado ficaria no blog, invés de um faq escondido - pois estou olhando para o ranqueamento no Google).

1 Curtida

A ideia de criar um FAQ é muito boa.
Esse FAQ poderia aparecer quando a pessoa tá criando um tópico com alguma pergunta contida nele, tipo quando aparece tópicos (na pré-visualização) parecidos com o que a pessoa está escrevendo :thinking: :slightly_smiling_face:

Por partes.

• Ninguém te censurou. Nem sequer oficialmente advertido vc foi. Parece que vc confunde indignação com censura.
  • vc foi injusto ao insinuar que a moderação só se preocupa em divulgar anúncios, sendo que os moderadores não possuem nenhuma gerência sobre esse assunto. Também foi injusto ao afirmar que a moderação não liga para tópicos repetidos. Que não é verdade.
  • vc foi desrespeitoso e deselegante ao afirmar que os moderadores estão cagando para os usuários.
  • independente da sua colaboração, que é muito bem-vinda, tão bem-vinda quanto o é a colaboração de qualquer outro participante, isso não te dá o direito de se comportar como se comportou. E foi nesse sentido que seu comentário foi desnecessário.

Esse é um fórum tão legal, tão útil, com tanto conhecimento compartilhado, com uma postura tão democrática e conciliadora que não há absolutamente nenhuma necessidade de continuar alimentando essa postura.

Estamos todos aqui para aprender e colaborar, mas é vital que nos tratemos com respeito e tolerância.

1 Curtida

Eu estavaliação com esse problema que sistema vc usa ?

E aí pessoal, blz?

Sobre o FAQ, acho que ter ele não faz muita diferença, porque de nada adianta se a pessoa não consultá-lo. Se muita gente já não lê as regras atualmente, que é um tópico fixo no topo, o que dirá consultar o FAQ, se a pessoa já não pesquisa hoje, ela também não procurará por esse FAQ.

Outra questão é: O que é considerado um FAQ? Geralmente as “Frequent Asked Questions” são colocadas em sites que oferecem serviços, colocando ali dúvidas comuns que os consumidores geralmente procuram: Onde, quanto, quando, possibilidades, etc.

Em um fórum como o nosso, isso não é possível, porque a forma de fazer as perguntas é diferente, como identificar que esses dois tópicos com títulos diferentes são iguais de forma automática? Por exemplo:

“Como desinstalar o Google Chrome no Ubuntu”
" Como remover pacote google-chrome-stable de debian based"

A reposta é a mesma provavelmente, mas a forma de perguntar é diferente, e digo mais, é importante que existam dois tópicos assim, porque isso atende a pessoas que pesquisam pelo menos assunto de forma diferente, levando-as até a solução.

O que pode/deve/deveria ser feito?

Apesar da criação de dois tópicos com nomes diferentes não ser problema, o que se pode fazer é linkar as resposta de outro tópico, e os moderadores tentarem mover o tópico para outro que tenha a mesma resposta, ou mesmo simplesmente deixar que os dois existam, será que isso realmente é tão prejudicial?

Acredite, ninguém aqui ignora notificações, mas muitas vezes depois da análise se julga que não se faz necessário apagar o tópico de alguém. Muitas vezes a pessoa vem aqui pela primeira vez fazer a sua pergunta, e por mais que orientemos, ela não está fazendo nada de muito grave, e inibi-la de alguma forma em certos casos, pode passar a impressão errada. Assim como não reprende-la de forma amigável também está, para o bom andamento do fórum.

Ao identificar tópicos que você pense que são duplicados, você pode responder com o link para o tópico onde já foi resolvido o problema, e ajudar a solicitar para as pessoas marcarem a opção “Solucionado”, isso vale para todos, na verdade, só vamos conseguir manter as coisas organizadas com a colaboração de geral.

E pra completar o que o nosso @Jedi_Fonseca comentou, não acho que você tenha faltando com respeito de forma alguma, mas talvez a palavra “c*gado”, fosse desnecessária, sei lá.

São duas preocupações latentes, até porque sem levantar fundos, nem teria fórum para organizar. Manter um fórum como este e gerenciar milhares de pessoas é uma tarefa árdua, especialmente quando tentamos não ser os “mandões” e “sabe tudo” que existiam aos montes nos antigos fóruns de Linux, por isso inclusive, expandimos para outros assuntos também, com a própria categoria “Windows”.

A quantidade de páginas não está diretamente relacionada aos nossos ganhos com o fórum, mas a quantidade de títulos diferentes nos ajuda a rankear no Google, o que sim, pode, eventualmente aumentar um pouco os ganhos, que atualmente são ínfimos.

Manter o projeto sustentável é essencial, se ele puder dar lucro um dia, melhor, assim podemos dedicar mais trabalho nele, e estamos sim MUITO PREOCUPADOS com páginas que tenham anúncios, porque esse é um dos poucos meios de manter o projeto por mais tempo.

Atualmente o valor que esses banners, que não são invasivos (de forma geral, pois depende do que cada um considera invasivo), não pagam o valor mensal de funcionamento do fórum nem de perto, ele está no ar graças aos nossos apoiadores, no apoia.se.

Mas não é como se “organizar o negócio todo” não fosse importante, aliás, isso é essencial em um fórum, como é se de imaginar, contudo, também não é como se estar preocupado com ter anúncios e páginas que ranqueiem no Google impedissem a organização, não é como só se pudesse ter um, ou outro.

Se todos usassem a busca sempre, e entendessem o comportamento que é esperado de alguém no fórum, esses problemas nem sequer existiram.

Você pode filtrar na pesquisa por apenas tópicos com respostas, seria exatamente isso. A questão é que isso depende que as pessoas marquem como “resolvido”. Então, ajudem a cobrar que quando o tópico for resolvido, a pessoa marque a resposta que deu essa solução. :slight_smile:

Os moderadores sempre tentam corrigir títulos e tags quando possível, assim com postagens em categorias erradas, porém, é o tipo de trabalho que não importa o número de moderadores, se as pessoas não se conscientizarem a fazer as coisas "direito’, nunca ficará “perfeito”, afinal, os moderadores sempre estarão correndo atrás.

Por fim

FAQs geralmente existem em sites que oferecem algum produto, no caso de um fórum, bom… “o fórum inteiro é um FAQ gigantesco”, basta filtrar pelas questões mais acessadas na home, e supostamente você teria a lista das “questões mais frequentemente perguntadas”.

Tudo se resume a ferramenta de busca, que é excelente e subutilizada geralmente.

Aos membros mais antigos que já entendem como tudo funciona, peço para que ajudem e reportem, mas que tenham paciência, pois o trabalho da moderação é voluntário também, e nem sempre pode ser respondido na hora, ou nem sempre a sua “reclamação” estará de acordo com a opinião do mod.

Ajudem-nos a orientar os novatos no fórum, quando identificarem uma norma sendo quebrada, não exitem em indicar a leitura das regras mais uma vez, se identificarem uma postagem que vocês já viram uma resposta, não se contenham ao compartilhar o link para a solução.

Ao perceber que a solução foi encontrada, vocês podem gentilmente solicitar a pessoa que marque a caixa de “Solução” para indicar que a questão foi solucionada, se isso for feito, não importa quantos tópicos sobre o mesmo assunto existam, porque a dúvida pode ser a mesma, mas muitas vezes a solução não necessariamente é, e a ideia não é criar um “manual de soluções” ou um handbook, a ideia é justamente trabalhar como um fórum trabalha.

Entendam que muitos dos novos usuários aqui, estão tendo contato pela primeira vez com um fórum e vem de grupos no Facebook e Telegram, onde esse tipo de organização praticamente não existe.

Na dúvida, parem e observem outros fóruns, e vocês verão que a gente até que anda bem :slight_smile:

Quando tiverem sugestões, fiquem a vontade para enviá-las, essa categoria de site feedback serve exatamente para isso, agradeço a todos que comentram, baseado nas suas opiniões, nós tentamos sempre fazer o melhor dentro de nossas limitações.

Grande abraço galera! :slight_smile: (e perdoem erros de português eventuais)

5 Curtidas

Realmente @Dio , por mais organizado que tentemos fazer o fórum ficar, nunca conseguiríamos, visto que ninguém se atenta a detalhes, eu mesmo abri esse tópico em uma categoria errada.

Mas eu acho que o que mais pesa aqui são alguns títulos mal feitos ( EX: como eu resolvo isso ) e falta de explicação, que mais complica do que explica, ai acaba que a pessoa que esta pedindo ajuda acaba se frustando, porque explicou de uma forma complicada que nao deu para ninguém entender, e as vezes é um problema bobo.

Parece que algumas pessoas entram em desespero quando vêem um problema e caem de paraquedas aqui, na esperança de achar solução, assim como alguém que fica perdido(a) e grita por socorro

Pois é, no fim, é a gente parar de buscar essa perfeitação, para evitar se frustrar, ao mesmo tempo que tenta fazer o melhor trabalho possível, mas com a ciência de que 100% de excelência dificilmente virá. Ao invés disso, vejamos quantas coisas legais temos aqui no fórum, tanto em recursos técnicos que plataforma tem, quanto na comunidade.

Eu vejo que, mesmo que a pessoa venha até aqui escrevendo de forma errada, postando na categoria errada, eu fico feliz que o primeiro contato dessa pessoa com a comunidade Linux seja aqui, onde as pessoas são mais pacientes e compreensivas.

1 Curtida

Quando a pessoa marca uma mensagem como resolvido ela aparece no Texto, se a pessoa procurar pelo problema a mensagem que traz a solução aparece destacada