Ícones sumiram e apps não abrem

As vezes, depois de uns minutos, não consigo mais abrir nenhum aplicativo, dando o erro da foto e os ícones todos somem e aparece esse estranho em todos os apps e símbolos, como o do Wi-fi. Quando reinicio volta ao normal, mas em alguns momentos fica assim de novo

1 curtida

:wave:t2:

Bom vamos tentar corrigir estes problemas, no terminal, digita os comandos:
sudo apt update && sudo apt upgrade

Depois os seguintes comandos:
sudo apt update --fix-missing
e
sudo apt install -f

Reinicia o computador para vermos.

:vulcan_salute:t2:

2 curtidas

Executei todos os comandos. Vou reiniciar agora mesmo

1 curtida

Fiz o que falou. Até agora nada do erro. Se der novamente, falo

Mas, o que seria esse erro? Por que ele acontece?

1 curtida

Opa, tudo bem? Então… eu nunca vi um sistema fazer isso “espontaneamente”, seria útil a gente entender se você fez alguma modificação, ou algo assim, entendendo a causa, podemos tentar evitar esses problemas, porque parece até um ransomware.

Você fez download de algo recentemente ou executou algum script? Você consegue acessar os arquivos normalmente? Rodou algum rm -rf ou algo do tipo?

3 curtidas

Eu consigo acessar meus arquivos normalmente. Provavelmente tem a ver com o fato de usar um pendrive para rodar o sistema. O notebook não tem muito armazenamento (64 GB) e queria deixar o Windows 10 que vem de fábrica. Como tinha um pendrive de 128 GB estou utilizando-o para rodar o sistema.

Pode ter algo a ver, apesar de que não vejo que problema possa ser culpa total do pendrive. Uso a algum tempo assim e esse problema apareceu nas últimas semanas

Ah, e que honra ser respondido pelo Dio. Amo seus vídeos, não perco um

1 curtida

Pode ser problema não do pen drive em si, mas a forma com oque o sistema se comunica com ele, porque o sistema “pensa” que ele está num hdd/ssd e a forma com que eles se comunicam com a ram e o processador é diferente da porta usb do pen drive.

Por exemplo, ao desligar o laptop se por ventura o pen drive estiver “ocupado”, teoricamente o sistema vai ficar “infinitamente” aguardando o pen drive se “desocupar” para depois desligar. Mas se desligar antes do pen driver terminar seus procedimentos, pode acontecer estes erros malucos. Tem o fato de desligar por falta de energia do nada, como é um laptop então a bateria segura mas… Tirar o pendrive com o laptop ligado. Outro usb interferir este usb, por exemplo em um hub, dai a porta usb não consegue alimentar o hub se ele tiver muitos dispositivos conectados, causando problemas no pen drive que tem a distro instalada. Tem uma série de detalhes que podem acontecer. Mas se acontecer denovo, tenta rodar estes comandos que eles corrigem pacotes quebrados.

Mas para evitar o pior e ter de formatar, tente fazer backups dos seus dados em pen drives separados, como fotos, músicas, vídeos, documentos, etc.

:vulcan_salute:t2:

2 curtidas

Não retiro antes de desligar e sei que se eu fizer isso ocorrerá problemas. Não o uso em um Hub USB

Qualquer problema aviso. Nem preciso fazer backups nem nada. Só perguntei porque, as vezes, do nada dava esse problema e interrompia o que estava fazendo e tinha que reiniciar… mas não tenho arquivos importantes aqui, o laptop é meu segundo PC. O PC mesmo tem o que preciso e mesmo assim não me preocupo porque guado tudo na nuvem.

Obrigado! :smiley:

2 curtidas

Opa, essa informação era muito importante hahaha, comece por essa na próxima :rofl:

Bom, pode ser simplesmente lentidão na leitura, apesar do possível, não é o ideal rodar um sistema instalado no Pen Drive, rodar ele live não é a mesma coisa.

Quando você roda um sistema live do pen drive, os arquivos são carregados para a memória geralmente, enquanto, quando você roda instalado do pen drive, as requisições são feitas por ele, através de um interface USB num dispositivo onde performance não é a prioridade.

Seu sistema deve estar rodando bem lentinho dessa forma inclusive, talvez seja melhor trabalhar de outra forma, use o pen drive como um “HD externo” para os seus arquivos, e instale os sistemas no disco interno do computador, provavelmente você terá um resultado melhor.

Além disso, cuidado com comandos e scripts que você pegar da internet, nunca é demais estar atento para essas coisas. :slight_smile:

Boa sorte! :slight_smile:

3 curtidas

Faz um tempo que eu também uso um sistema no pendrive, e até hoje nunca tive esses problemas, pode ter sido algum problema do proprio pop ao inves do pendrive.

Você poderia tentar checar sua /tmp e /var/tmp e checar a proxima vez (se tiver proxima vez) para ver se acontece algo de incomum. As vezes se essas pastas “secarem” pode ser erro de “comunicação” do popOS.

2 curtidas

Então… eu tinha um pendrive de 128 GB e não perdi oportunidade para colocá-lo como HD pro sistema, uma vez que tem o dobro de armazenamento do notebook.

Não estou rodando em modo live. Fiz um pendrive bootável e instalei o sistema neste de 128 GB que citei.

O sistema não está lento não. Bem rápido aliás. O desempenho me impressionou. Estou no laptop para poder jogar jogos simples. Um dia resolvi instalar Minecraft Java, que por si só, já é bem pesado, ainda mais pro hardware no laptop. Jogo o Minecraft, online a mais ou menos 200 FPS, com gráficos médios. Impressionante quando estamos falando de um notebook com Celeron N4020 e o sistema rodando via pendrive

2 curtidas

Quando acontece o problemas que mostrei na prints, lá em cima, depois de alguns segundos, todos os apps fecham e não consigo abrir nenhum, nenhum mesmo. Tive a ideia de abrir o Nautilus e acessar as pastas para ver, mas ele não abre e dá erro

Realmente, espero que não ocorra novamente. Não tenho medo de perder arquivos, só é chato ser interrompido pra ter que reiniciar o laptop

2 curtidas

Aconteceu novamente. Vou executar os comandos citados e ver os arquivos

Aconteceu e eu reiniciei, porque não abre nenhum app. Na /tmp está assim:

E na /var/tmp está assim:

Você estava com a popSHOP aberta quando aconteceu?

Não. Eu tava com o Chrome aberto pesquisando umas coisas

Você estava com quantas abas abertas? (desculpa a pergunta, é só para ter um “log”)

Acho que umas 4 abas

A opção “aceleração por hardware” está habilitada? Se sim tente desabilitar.

Estava. Desabilitei e reiniciei o laptop. Algo mais?