As vezes, depois de uns minutos, não consigo mais abrir nenhum aplicativo, dando o erro da foto e os ícones todos somem e aparece esse estranho em todos os apps e símbolos, como o do Wi-fi. Quando reinicio volta ao normal, mas em alguns momentos fica assim de novo
Bom vamos tentar corrigir estes problemas, no terminal, digita os comandos:
sudo apt update && sudo apt upgrade
Depois os seguintes comandos:
sudo apt update --fix-missing
e
sudo apt install -f
Reinicia o computador para vermos.
Executei todos os comandos. Vou reiniciar agora mesmo
Fiz o que falou. Até agora nada do erro. Se der novamente, falo
Mas, o que seria esse erro? Por que ele acontece?
Opa, tudo bem? Então… eu nunca vi um sistema fazer isso “espontaneamente”, seria útil a gente entender se você fez alguma modificação, ou algo assim, entendendo a causa, podemos tentar evitar esses problemas, porque parece até um ransomware.
Você fez download de algo recentemente ou executou algum script? Você consegue acessar os arquivos normalmente? Rodou algum rm -rf ou algo do tipo?
Eu consigo acessar meus arquivos normalmente. Provavelmente tem a ver com o fato de usar um pendrive para rodar o sistema. O notebook não tem muito armazenamento (64 GB) e queria deixar o Windows 10 que vem de fábrica. Como tinha um pendrive de 128 GB estou utilizando-o para rodar o sistema.
Pode ter algo a ver, apesar de que não vejo que problema possa ser culpa total do pendrive. Uso a algum tempo assim e esse problema apareceu nas últimas semanas
Ah, e que honra ser respondido pelo Dio. Amo seus vídeos, não perco um
Pode ser problema não do pen drive em si, mas a forma com oque o sistema se comunica com ele, porque o sistema “pensa” que ele está num hdd/ssd e a forma com que eles se comunicam com a ram e o processador é diferente da porta usb do pen drive.
Por exemplo, ao desligar o laptop se por ventura o pen drive estiver “ocupado”, teoricamente o sistema vai ficar “infinitamente” aguardando o pen drive se “desocupar” para depois desligar. Mas se desligar antes do pen driver terminar seus procedimentos, pode acontecer estes erros malucos. Tem o fato de desligar por falta de energia do nada, como é um laptop então a bateria segura mas… Tirar o pendrive com o laptop ligado. Outro usb interferir este usb, por exemplo em um hub, dai a porta usb não consegue alimentar o hub se ele tiver muitos dispositivos conectados, causando problemas no pen drive que tem a distro instalada. Tem uma série de detalhes que podem acontecer. Mas se acontecer denovo, tenta rodar estes comandos que eles corrigem pacotes quebrados.
Mas para evitar o pior e ter de formatar, tente fazer backups dos seus dados em pen drives separados, como fotos, músicas, vídeos, documentos, etc.
Não retiro antes de desligar e sei que se eu fizer isso ocorrerá problemas. Não o uso em um Hub USB
Qualquer problema aviso. Nem preciso fazer backups nem nada. Só perguntei porque, as vezes, do nada dava esse problema e interrompia o que estava fazendo e tinha que reiniciar… mas não tenho arquivos importantes aqui, o laptop é meu segundo PC. O PC mesmo tem o que preciso e mesmo assim não me preocupo porque guado tudo na nuvem.
Obrigado!
Opa, essa informação era muito importante hahaha, comece por essa na próxima
Bom, pode ser simplesmente lentidão na leitura, apesar do possível, não é o ideal rodar um sistema instalado no Pen Drive, rodar ele live não é a mesma coisa.
Quando você roda um sistema live do pen drive, os arquivos são carregados para a memória geralmente, enquanto, quando você roda instalado do pen drive, as requisições são feitas por ele, através de um interface USB num dispositivo onde performance não é a prioridade.
Seu sistema deve estar rodando bem lentinho dessa forma inclusive, talvez seja melhor trabalhar de outra forma, use o pen drive como um “HD externo” para os seus arquivos, e instale os sistemas no disco interno do computador, provavelmente você terá um resultado melhor.
Além disso, cuidado com comandos e scripts que você pegar da internet, nunca é demais estar atento para essas coisas.
Boa sorte!
Faz um tempo que eu também uso um sistema no pendrive, e até hoje nunca tive esses problemas, pode ter sido algum problema do proprio pop ao inves do pendrive.
Você poderia tentar checar sua /tmp
e /var/tmp
e checar a proxima vez (se tiver proxima vez) para ver se acontece algo de incomum. As vezes se essas pastas “secarem” pode ser erro de “comunicação” do popOS.
Então… eu tinha um pendrive de 128 GB e não perdi oportunidade para colocá-lo como HD pro sistema, uma vez que tem o dobro de armazenamento do notebook.
Não estou rodando em modo live. Fiz um pendrive bootável e instalei o sistema neste de 128 GB que citei.
O sistema não está lento não. Bem rápido aliás. O desempenho me impressionou. Estou no laptop para poder jogar jogos simples. Um dia resolvi instalar Minecraft Java, que por si só, já é bem pesado, ainda mais pro hardware no laptop. Jogo o Minecraft, online a mais ou menos 200 FPS, com gráficos médios. Impressionante quando estamos falando de um notebook com Celeron N4020 e o sistema rodando via pendrive
Quando acontece o problemas que mostrei na prints, lá em cima, depois de alguns segundos, todos os apps fecham e não consigo abrir nenhum, nenhum mesmo. Tive a ideia de abrir o Nautilus e acessar as pastas para ver, mas ele não abre e dá erro
Realmente, espero que não ocorra novamente. Não tenho medo de perder arquivos, só é chato ser interrompido pra ter que reiniciar o laptop
Aconteceu novamente. Vou executar os comandos citados e ver os arquivos
Você estava com a popSHOP aberta quando aconteceu?
Não. Eu tava com o Chrome aberto pesquisando umas coisas
Você estava com quantas abas abertas? (desculpa a pergunta, é só para ter um “log”)
Acho que umas 4 abas
A opção “aceleração por hardware” está habilitada? Se sim tente desabilitar.
Estava. Desabilitei e reiniciei o laptop. Algo mais?