Ícones duplicados no Plank

Seleção_006
Seleção_005

No Plank do elementaryOS, acontece essa duplicação de ícones em programas instalados via flatpak. Ao adicionar o ícone como lançador, quando o programa é aberto aparece mais um ícone, no caso do gimp outro ícone da logo, e no caso do brackets um ícone sem a logo do programa

1 curtida

Tenta configurar pra ele não exibir icones destravados

Normal, libere o gimp do sistema e pine o do Flatpak

Olha, outros podem me corrigir caso eu esteja errado mas essa não é uma falha do Plank. Os programas que são instalados por containers como Flatpak e Snap ou rodados de um Appimage, não são integrados no sistema. Esses lançadores servem para abrir o programa mas a partir daí são independentes do resto do sistema. Isso também acontece comigo e o Latte-dock, então pode não ser um problema do Plank.

2 curtidas

Quanto aos AppImages depende de dois fatores:

1. O desenvolvedor querer

O AppImage dá uma liberdade absurda ao desenvolvedor tendo somente dois limitadores:

  1. Usar o runtime oficial
  2. Poder ser executado em sandbox

Sendo assim o desenvolvedor pode optar por não querer que o usuário integre o aplicativo

2. O usuário não querer a integração

Bom, essa parte é meio óbvio kkkk


No entanto, sim, não é uma falha do Plank, mas está relacionado ao Plank, duas coisas são levadas em consideração, ao se criar um ícone no Plank:

  1. O nome do arquivo .desktop

Aqui já quebra porque os 3 “formatos” geram arquivos .desktop diferentes entre si e o empacotamento nativo por sua vez também gera outro

  1. A classe da janela

É isso que permite a sobreposição de ícones de várias janelas do mesmo aplicativo nos taskbars da vida

Como a classe da janela é definida pelo binário do programa, e geralmente não existe diferença entre os binários (pelo menos no nome da classe, pelo mesmo aqui Snaps, Flatpaks e AppImages sem estarem pinados (isto é fixos) se sobrepõe, o que é um indício que se pinar o desktop do Flatpak ele vai sobrepor

Deve ter sido isso então. Eu rodei um Appimage hoje do Inkscape Beta e ele não integrou com nada no Latte-dock