Estou usando ZorinOs Lite e meu icone bluetooth do painel não aparece, e eu gostaria de tentar usar um headphone que tenho. Alguém saberia como me ajudar?
Então vamos do inicio:
- Você esta usando um notebook, ou computador?
- Você pode tentar procurar por bluetooth no menu de aplicativos talvez tenha um app para isso.
- Eu não sei qual o gerenciador de bluetooth do ZorinOS, mais você pode tentar abrir um terminal e digitar:
blueman
oublueberry
(os dois são os mais usados).
Notebook. Já tentei fazer isso porém eu abro e nada acontece.
Tente esse comando:
sudo systemctl restart bluetooth.service
Você tanbém pode tentar algo assim:
sudo apt install --reinstall blueman
blueman
Outra pergunta o bluetooth já funcionou em outra distro?
Tentei mas não funcionou. Nunca testei o bluetooth em outras distros porém quando usava windows funcionava normalmente.
Experimente instalar o Blueman.
sudo apt install bluez bluez-tools blueman
Depois de instalado execute-o com o comando abaixo.
blueman-manager
Caso ocorra de não aparecer o seu dispositivo Bluetooth e for um “USB dongle Bluetooth”, tente carregar o modulo btusb
.
sudo modprobe btusb
E então reinicie o serviço.
fui iniciar o blueman e apareceu
blueman-manager version 2.1.2 starting
blueman-manager 15.56.04 ERROR Manager:118 on_dbus_name_appeared: Default adapter not found, trying first available.
blueman-manager 15.56.04 ERROR Manager:122 on_dbus_name_appeared: No adapter(s) found, exiting
Como indicado o Blueman não encontrou nenhum adaptador Bluetooth, isto pode indicar incompatibilidade com seu sistema, o qual pode-se muitas das vezes resolver atualizando para um nova versão do kernel.
Para podermos te auxiliar melhor precisa fornecer mais informações portanto segue → Como fornecer boas informações.
Acho que o Zorin não atualiza para uma versão do Kernel mais nova, pois ele se baseia em uma versão do ubuntu mais antiga 18.04 ou é 20.04, o mais fácil é instalar um distro com um kernel mais novo como o Manjaro, pois ele usa o kernel 5.18.
Ok, obrigado. Acha que Linux Lite funciona também? É outra distro feita para ser leve, talvez seja um kernel antigo também.
No site só diz que o Linux Lite é baseado no Ubuntu LTS, mas não fala a versão. Já que você está buscando distros mais leves, instale o Manjaro com XFCE, pode instalar também sistemas mais leves baseados no Ubuntu 22.04: Xubuntu 22.04, o Linux Mint 21 com XFCE ou Mate, o kernel deles é mais novo, só que o do Manjaro é ainda mais novo, mas pode ser que os sistemas baseados no ubuntu sejam suficientes para sanar seu problema.
O Manjaro XFCE minimal parece ser bom, eu baixo ele? Poderia bootar pelo pendrive pra testar e se eu gostar faço dual boot, e talvez migre. Só que não achei ao certo quanto ele consome de recursos, só tem do manjaro no geral.
Baixe a versão com XFCE, Manjaro mininal é para usuários avançados, ele vem sem ambiente desktop, vai ser trabalhoso. Para máquinas mais modestas basta usar Manjaro XFCE ou as baseadas no Ubuntu que citei.
Mas acha que ele vai ser melhor até que ZorinOs lite? (se for desconsiderar que o bluetooth não está funcionando corretamente).
Difícil responder, até porque o Zorin Lite é feito realmente com esse intuito, para hardwares modestos. No site fala que ele pode ser usado em computadores de 15 anos, o desenvolvedor deve ter otimizado ele para isso, mas no geral quando se quer usar uma distribuição em hardwares mais modestos usa-se ela com um ambiente desktop mais leve, como Xfce, Mate e Lxqt/Lxde (Esse último é o mais leve, mas tem muito menos opções do que os outros, ele é bem básico). Por ordem de leveza seria assim: Lxqt/Lxde < Xfce < Mate.
Distribuição com Lxqt tem o Lubuntu. Você só vai saber o que é melhor para seu hardware testando, mas se o Zorin Lite funcionar como ele promete para computadores com 15 anos, fica difícil competir com ele.
@Victor325 eu não sei se você já conseguiu resolver, mais o que me parece e o pelo que já falaram aqui meio que não existe driver no ZorinOS lite para seu dispositivo bluethoo, uma coisa que você poderia fazer e mostrar a saida do comando lsusb, e falar qual seria o modelo do seu notebook, caso você esteja afim de uma distro leve com Xfce recomendo fortemente o LinuxMint Xfce, ele é bem leve,eu utilizo a versão mate do mint (também bem leve) e normalmente não da problema.
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.