Icone bluetooth não aparece no painel (não consigo usar bluetooth)

Estou usando ZorinOs Lite e meu icone bluetooth do painel não aparece, e eu gostaria de tentar usar um headphone que tenho. Alguém saberia como me ajudar?

1 curtida

Então vamos do inicio:

• Você esta usando um notebook, ou computador?
  • Você pode tentar procurar por bluetooth no menu de aplicativos talvez tenha um app para isso.
  • Eu não sei qual o gerenciador de bluetooth do ZorinOS, mais você pode tentar abrir um terminal e digitar: blueman ou blueberry (os dois são os mais usados).

Notebook. Já tentei fazer isso porém eu abro e nada acontece.

Tente esse comando:

sudo systemctl restart bluetooth.service

Você tanbém pode tentar algo assim:

sudo apt install --reinstall blueman
blueman

Outra pergunta o bluetooth já funcionou em outra distro?

1 curtida

Tentei mas não funcionou. Nunca testei o bluetooth em outras distros porém quando usava windows funcionava normalmente.

Experimente instalar o Blueman.

sudo apt install bluez bluez-tools blueman

Depois de instalado execute-o com o comando abaixo.

blueman-manager

Caso ocorra de não aparecer o seu dispositivo Bluetooth e for um “USB dongle Bluetooth”, tente carregar o modulo btusb.

sudo modprobe btusb

E então reinicie o serviço.

fui iniciar o blueman e apareceu
blueman-manager version 2.1.2 starting
blueman-manager 15.56.04 ERROR Manager:118 on_dbus_name_appeared: Default adapter not found, trying first available.
blueman-manager 15.56.04 ERROR Manager:122 on_dbus_name_appeared: No adapter(s) found, exiting

Como indicado o Blueman não encontrou nenhum adaptador Bluetooth, isto pode indicar incompatibilidade com seu sistema, o qual pode-se muitas das vezes resolver atualizando para um nova versão do kernel.

Para podermos te auxiliar melhor precisa fornecer mais informações portanto segue → Como fornecer boas informações.

1 curtida

Acho que o Zorin não atualiza para uma versão do Kernel mais nova, pois ele se baseia em uma versão do ubuntu mais antiga 18.04 ou é 20.04, o mais fácil é instalar um distro com um kernel mais novo como o Manjaro, pois ele usa o kernel 5.18.

1 curtida

Ok, obrigado. Acha que Linux Lite funciona também? É outra distro feita para ser leve, talvez seja um kernel antigo também.

No site só diz que o Linux Lite é baseado no Ubuntu LTS, mas não fala a versão. Já que você está buscando distros mais leves, instale o Manjaro com XFCE, pode instalar também sistemas mais leves baseados no Ubuntu 22.04: Xubuntu 22.04, o Linux Mint 21 com XFCE ou Mate, o kernel deles é mais novo, só que o do Manjaro é ainda mais novo, mas pode ser que os sistemas baseados no ubuntu sejam suficientes para sanar seu problema.

1 curtida

O Manjaro XFCE minimal parece ser bom, eu baixo ele? Poderia bootar pelo pendrive pra testar e se eu gostar faço dual boot, e talvez migre. Só que não achei ao certo quanto ele consome de recursos, só tem do manjaro no geral.

Baixe a versão com XFCE, Manjaro mininal é para usuários avançados, ele vem sem ambiente desktop, vai ser trabalhoso. Para máquinas mais modestas basta usar Manjaro XFCE ou as baseadas no Ubuntu que citei.

1 curtida

Mas acha que ele vai ser melhor até que ZorinOs lite? (se for desconsiderar que o bluetooth não está funcionando corretamente).

Difícil responder, até porque o Zorin Lite é feito realmente com esse intuito, para hardwares modestos. No site fala que ele pode ser usado em computadores de 15 anos, o desenvolvedor deve ter otimizado ele para isso, mas no geral quando se quer usar uma distribuição em hardwares mais modestos usa-se ela com um ambiente desktop mais leve, como Xfce, Mate e Lxqt/Lxde (Esse último é o mais leve, mas tem muito menos opções do que os outros, ele é bem básico). Por ordem de leveza seria assim: Lxqt/Lxde < Xfce < Mate.
Distribuição com Lxqt tem o Lubuntu. Você só vai saber o que é melhor para seu hardware testando, mas se o Zorin Lite funcionar como ele promete para computadores com 15 anos, fica difícil competir com ele.

1 curtida

@Victor325 eu não sei se você já conseguiu resolver, mais o que me parece e o pelo que já falaram aqui meio que não existe driver no ZorinOS lite para seu dispositivo bluethoo, uma coisa que você poderia fazer e mostrar a saida do comando lsusb, e falar qual seria o modelo do seu notebook, caso você esteja afim de uma distro leve com Xfce recomendo fortemente o LinuxMint Xfce, ele é bem leve,eu utilizo a versão mate do mint (também bem leve) e normalmente não da problema.

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.